Quais são as vantagens de uma cooperativa?

Perguntado por: bgarcia . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.2 / 5 4 votos

Conheça 5 vantagens do cooperativismo

  • 1 – Relações pessoais. No cooperativismo, o relacionamento da sociedade vai além das operações e serviços abordados no balcão de atendimento (agência). ...
  • 2 – Todos juntos por um objetivo em comum. ...
  • 3 – Taxas melhores. ...
  • 4 – Todo mundo é dono do negócio. ...
  • 5 – Gestão participativa.

A cooperação aumenta a eficácia operacional, mas é mais complexa de ser praticada. Geralmente, a gestão de um empreendimento coletivo e o processo de tomada de decisão são mais complexos. Cultura da individualidade e da rivalidade. Desconfiança – A cooperação exige melhor comunicação e maior transparência.

Ou seja, sua finalidade é proteger os mais diversos interesses econômicos e sociais dos trabalhadores. Diferente de empresas capitalistas, constituídas para gerar lucro e concentrar capital, uma cooperativa não tem fins lucrativos. Assim, o que visam é a satisfação das necessidades econômicas dos cooperados.

Uma sociedade cooperativa é uma livre associação entre trabalhadores da mesma atividade econômica. O grupo se forma para prestar serviços de qualidade aos membros e para obter vantagens competitivas no mercado.

Dentro das cooperativas, essa função é exercida pelo Conselho de Administração ou Diretoria — órgão de caráter decisório, composto por, no mínimo, cinco e, no máximo, onze diretores eleitos pela Assembleia Geral para esse fim.

Na cooperativa você não é só mais um cliente, mas faz parte dela, ou seja, além da cooperação financeira, você pode e deve participar das decisões em assembleias. A maioria das instituições bancárias são de propriedade de um grupo de poucas pessoas, que por lógica, ficam com o lucro e rendimentos obtidos.

Uma das vantagens de contratação por cooperativa de trabalho é que o custo se baseia no salário base do sócio, com uma taxa de impostos e adicional de taxas administrativas e dos benefícios, que variam de acordo com o próprio tomador de serviços.

Entre os principais desafios no cooperativismo estão: a falta da educação cooperativa, falta de cooperação entre as cooperativas, modelo de gestão não compatível com sua finalidade e recursos, modelos de gestão excessivamente centralizados, informações insuficientes sobre seu ambiente, o que dificulta o planejamento ...

Princípios do Cooperativismo

  • ADESÃO VOLUNTÁRIA E LIVRE. ...
  • GESTÃO DEMOCRÁTICA PELOS ASSOCIADOS. ...
  • PARTICIPAÇÃO ECONÔMICA DOS ASSOCIADOS. ...
  • AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA. ...
  • EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E INFORMAÇÃO. ...
  • INTERCOOPERAÇÃO. ...
  • COMPROMISSO COM A COMUNIDADE.

Agora que você já entendeu o que é cooperação e por que é tão importante cooperar, confira 6 dicas para ser um bom cooperador:

  1. Seja empático e aprenda a escutar. ...
  2. Não monopolize seus conhecimentos. ...
  3. Pare de querer fazer tudo sozinho. ...
  4. Peça ajuda. ...
  5. Dê o exemplo: ofereça ajuda. ...
  6. Valorize os pequenos atos.

– Vantagens e desvantagens
As associações destacam-se pelo gerenciamento mais simples e pelo custo de registro mais baixo. No entanto, as cooperativas têm a vantagem de não engessarem o capital e o patrimônio, beneficiando, prioritariamente, a todos os seus cooperados.

Outra característica é que o objetivo das cooperativas não é o lucro, mas sim atender as necessidades dos sócios e dos cooperados. Ou seja, enquanto as empresas priva das visam o crescimento e o lucro financeiro, as empresas cooperativas buscam a união dos profissionais para obter melhores condições de trabalho.

A administração da cooperativa tem por obrigação identificar oportunidades e ameaças do mercado e, a partir disso, realizar a definição dos próximos passos a serem tomados pela organização. Vale lembrar que o Conselho será sempre subordinado à Assembleia Geral e precisa sempre prestar contas a ela.

O sócio de cooperativa que também trabalha com carteira assinada tem direito ao seguro-desemprego, conforme entendimento liminar do juiz federal substituto da 2ª Vara de Petrópolis, João Paulo de Mello Castelo Branco.

Para constituição de uma cooperativa singular é necessário o mínimo de 20 (vinte) pessoas físicas, sendo, excepcionalmente, permitida a admissão de pessoas jurídicas (art. 6º da Lei nº 5.764/1971).