Quais são as vantagens de ler em voz alta?

Perguntado por: rteixeira . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Favorece a concentração e a atenção, assim como a percepção auditiva. Os nossos filhos aprendem também a escutar os demais. Melhora a capacidade de expressão dos nossos filhos incorporando o novo vocabulário.

Melhorar a interpretação de texto, aumentar a criatividade e aprender conteúdos novos: esses são apenas alguns dos benefícios da leitura que você pode aproveitar para o seu desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional. Se você ainda não tem o hábito de leitura, saiba que nunca é tarde demais para começar.

Quanto mais uma pessoa lê, mais a leitura se torna automática, liberando espaço cognitivo para análises intelectuais mais profundas. Isso quer dizer que nossa mente decodifica as letras e palavras com mais facilidade e rapidez quanto mais prática temos. Ler se torna mais fácil com o passar do tempo!

Um leitor fluente é aquele que consegue “deslizar” pelo texto, ou seja, aquele que não precisa dar grandes pausas na leitura para poder decifrar o que está escrito e nem retroceder a palavras já lidas para corrigir algum erro cometido.

Pesquisas científicas provam que pessoas que leem mais possuem um vocabulário maior e mais rico, além de terem melhores habilidades verbais, como fala e escrita. O fato de você ler mais faz com que você tenha um maior vocabulário e saiba como utilizar melhor as palavras.

Ler antes de dormir ajuda, como dissemos acima, a preparar o seu corpo para dormir. Isso acontece porque, ao relaxarmos por meio da leitura, há uma diminuição dos batimentos do coração e dos níveis de atividade cerebral. Além disso, nossa respiração fica mais regulada e os músculos mais relaxados.

Ler aumenta as conexões neurais e funciona como uma ginástica para o cérebro. Estudos mostram que hábitos de leitura pode reduzir em até 30% a incidência de doenças como mal de Alzheimer. Também influencia na hora de fazer associações, o que facilita na hora de aprender um idioma novo, por exemplo.

Ler também faz com que a receptividade à linguagem aumente no cérebro – o que facilita na hora de aprender um idioma novo, por exemplo. Você fica mais inteligente quando lê muito, e também melhora a escrita e seu vocabulário. Disso você já sabe.

A seguir, confira 8 sinais que não são tão óbvios de que você é uma pessoa inteligente:

  1. Ser curioso e questionador. ...
  2. Ter empatia é fundamental. ...
  3. Você é observador? ...
  4. Capacidade de autocontrole. ...
  5. Reconhecer os limites. ...
  6. Você sabe encarar o mundo? ...
  7. Capacidade de diálogo é essencial. ...
  8. Posso confiar em você?

5 dicas dos melhores livros para abrir a mente

  • Homo Deus. Esta é uma obra de Yuval Harari, o consagrado autor do também ótimo “Sapiens: uma breve história da humanidade”. ...
  • Notas sobre a pandemia e breves lições para o mundo pós-coronavírus. ...
  • Storytelling com dados. ...
  • O andar do bêbado. ...
  • O sol é para todos.

Pessoas inteligentes são cuidadosas com o que falam, dão bons conselhos, não se contradizem e querem o melhor para os outros. Quando fazem isso, recebem muito mais em troca. A autoconsciência pode te dizer em quais relações investir e quais pessoas procurar para pedir conselhos.

Assim ao ler temos pelo menos 3 grupos de pequenos músculos atuando em conjunto. E como qualquer músculo, entram em fadiga caso usados por muito tempo. Por isso é comum a queixa de pessoas que conseguem ler pela manhã, mas a tarde e a noite não mais conseguem.

Como vimos, com a leitura profunda, o cérebro é estimulado para desenvolver e fortalecer o raciocínio analítico e lógico, bem como a empatia, a inteligência e a imaginação. Dessa forma, essa prática ajuda o cérebro na habilidade de raciocinar em níveis mais complexos.

“O hábito de leitura tem relação comprovada com uma melhor qualidade de saúde mental. A leitura, por envolver imaginação, mentalização, antecipação e aprendizagem (sempre aprendemos, ao menos, palavras novas), funciona como um 'exercício' para o cérebro humano.

5 livros para relaxar a mente e deixar os dias mais tranquilos

  1. Textos cruéis demais para serem lidos rapidamente. ...
  2. Na natureza selvagem. ...
  3. Pedrinhas miudinhas: ensaios sobre ruas, aldeias e terreiros. ...
  4. Um lugar na janela. ...
  5. Silêncio: o poder da quietude em um mundo barulhento.

Pesquisadores da empresa russa Neurobiotics e do Instituto de Física e Tecnologia de Moscou (MIPT, na sigla em inglês) descobriram uma maneira de visualizar a atividade cerebral de uma pessoa. Com o uso de eletrodos, os cientistas conseguiram captar imagens do pensamento humano e reproduzi-las em tempo real.