Quais são as vantagens da modulação?

Perguntado por: onunes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 2 votos

A modulação digital tem preferência sobre a analógica devido a um fator fundamental: a informação transmitida na forma digital pode ser regenerada, replicada e retransmitida, mantendo-se livre de distorções.

Dentre os vários tipos de modulações analógicas empregadas na prática, o esquema AM (amplitude modulation) ainda é uma das mais utilizadas e difundidas. A modulação em amplitude consiste em se transmitir a informação através da variação da amplitude de uma onda portadora.

A modulação é a variação das características de uma onda (denominada portadora) de acordo com outra onda ou sinal (denominado sinal modulador). O objetivo do processo de modulação é imprimir uma informação em uma onda portadora, para permitir que esta informação seja transmitida no meio de comunicação.

Modulação: alteração sistemática de uma forma de onda (a portadora ou carrier) de acordo com as características de outra forma de onda (o sinal modulador, de modulação ou mensagem). Tipos de modulação: Modulação analógica: é aplicada continuamente em resposta a um sinal de informação analógico.

As ondas do tipo AM (amplitude modulada) possuem amplitude (altura da onda) variável enquanto se propagam. Já as ondas FM (frequência modulada) propagam-se pelo espaço alterando seu valor de frequência.

O processo de modulação pode ser definido como a transformação de um sinal que contém uma informação útil em seu formato original (banda-base) num sinal modulado adequado ao meio de transmissão que se pretende utilizar.

A modulação em frequência (FM) transmite a informação através da variação da frequência instantânea da portadora. Como vimos, na modulação AM a frequência era mantida fixa e a amplitude variava conforme o sinal a ser enviado, já na modulação FM a amplitude é mantida fixa e a frequência é alterada.

Outra vantagem da modulação digital consiste na possibilidade de multiplexação de sinais de informação originalmente analógica juntamente com dados provenientes de computadores os quais já são digitais por natureza. A técnica de codificação de dados utilizada nesta solução é em geral a NRZ (Nonreturn-to-zero).

Aparelho ou dispositivo que modula ou faz variar as características de uma onda ou da corrente eléctrica .

A modulação pode ser feita variando amplitude, freqüência ou fase da onda portadora, isoladamente ou conjuntamente. A informação impõe o modo como vai ser modificada a portadora. Depois recupera-se a informação digital. Os principais tipos de modulação são: FSK, PSK, DPSK, QAM.

Amplitude Modulada (AM)
Quando o locutor fala ao microfone, o aparelho transforma sua voz em tensão, que é amplificada e enviada para o transmissor, onde a potência do sinal “molda” as ondas. No processo, elas ficam com alturas diferentes, porém a frequência é a mesma.

Tipos de modulação em amplitude com banda lateral dupla (DSB ou Double SideBand): a) AM (Amplitude Modulation) = modulação em amplitude, padrão. b) DSB-SC (Double SideBand Supressed Carrier) = modulação DSB com supressão de portadora.

Resposta: É um processo de converter a informação de forma que ela possa ser transmitida com sucesso através do meio modificando um ou mais parâmetros do sinal de portadora.

A modulação por deslocamento de fase (PSK na sigla em inglês) acontece quando os dados são transmitidos alterando-se a frequência de onda. Um número finito de mudanças é usado na PSK, tornando as alterações de frequência rastreáveis e compreensíveis por aqueles que recebem os dados.

Modulação por mídia social
Esse tipo de modulação consiste em aplicações que ressaltam a vida pessoal, sentimentos, popularidade, entre outros.

Um sinal modulante pode se propagar através de diferentes meios, dependendo da aplicação e do contexto de comunicação. Os principais meios de propagação de sinais modulantes são: par de fios, cabo coaxial e ondas eletromagnéticas.

No caso do AM, embora a onda de rádio percorra uma distância maior, ela é mais sujeita a interferências, enquanto, no caso da FM, embora a distância percorrida seja menor, a qualidade do sinal é maior, devido a menor chance de sofrer interferência.

A qualidade do sinal transmitido em FM's é superior ao transmitido em AM. Mas em compensação, a amplitude modulada tem maior potencial de alcance. A faixa AM é correspondida entre 500 e 1600 Quilohertz. Já a FM esta entre 88 e 108 Megahertz – sua resposta de frequência é maior e seu alcance menor, sendo o oposto da AM.

Marcas europeias são as primeira a largar o rádio AM
A principal interferência que é causada é pelos motores dos carros elétricos. A frequência eletromagnética gerada por eles é similar a frequência das rádios AM, gerando estática e perda da qualidade de recepção.

De uma forma geral, podemos definir a modulação CAP, como sendo uma generalização do QAM (Quadrature Amplitude Modulation). As funções bases são iguais em ambas às modulações, porém na CAP é feita uma definição ligeiramente diferente, o que torna esta mais eficiente.