Quais são as vanguardas artísticas?

Perguntado por: dmoura . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

As vanguardas europeias são: cubismo, futurismo, expressionismo, dadaísmo e surrealismo. Esses movimentos artísticos apresentam caráter antiacadêmico, mas cada um deles possui características específicas.

Vanguardas europeias

  • Futurismo.
  • Surrealismo.
  • Cubismo.
  • Expressionismo.
  • Dadaísmo.

As cinco correntes vanguardistas que mais influenciaram o fazer literário no Brasil foram: Expressionismo, Cubismo, Futurismo, Dadaísmo e Surrealismo.

As cinco principais correntes vanguardistas foram: futurismo, cubismo, dadaísmo, expressionismo e surrealismo.

Vanguarda brasileira
A vanguarda artística europeia teve seu correspondente no Brasil com a Semana de Arte Moderna (1922). Nesse marco simbólico do movimento modernista registrou-se a participação de praticamente todos os setores de atividade artística.

As vanguardas europeias surgiram como movimentos artísticos que estabeleceram novas referências para o mundo da arte dentro de áreas como a pintura, a literatura, a música e a escultura. Eles fizeram uma arte que nunca havia sido feita antes, de uma forma completamente nova, antecipando o futuro.

Suas principais características são: Ruptura com a arte histórica. Valorização do urbano. Valorização da industrialização e da mecanização.

O objetivo era introduzir na Arte o sentimento de libertação, inovação, a subjetividade e até mesmo um pouco de Irracionalismo. Dessa forma, o movimento provocou uma grande ruptura na tradição cultural dos anos anteriores.

Cronologia das vanguardas europeias
1907 — As senhoritas de Avignon, de Pablo Picasso, inaugura o cubismo. 1909 — Filippo Tommaso Marinetti publica o Manifesto Futurista, no jornal francês Le Figaro, e funda, assim, o futurismo.

Resposta verificada por especialistas
O desenvolvimento do modernismo no Brasil, o afastamento da arte técnica para a arte conceitual e a adesão, por exemplo, ao poema concreto são exemplos de influências de vanguardas europeias na arte brasileira.

O futurismo foi um movimento iniciado em 1909 e fez parte das vanguardas europeias, que lutavam pela reforma na arte e mais liberdade de criação. Concentrou-se na Itália, de onde é a maioria dos artistas e obras mais famosos.

De modo geral, o cubismo é marcado pela representação de figuras da natureza a partir do uso de formas geométricas, promovendo a fragmentação e decomposição dos planos e perspectivas. O artista cubista deixa de ter o compromisso em utilizar a aparência real das coisas, como acontecia durante o Renascimento.

O movimento cubista teve seu início como citado anteriormente no Século XX, mais precisamente na sua primeira década, em 1907, com a obra “Les Demoiselles d'Avigon” de Pablo Picasso, tida como marco do início do cubismo. Sua origem é na França, mais especificamente em Paris.

A expressão “estar na vanguarda” diz-se de algo (marca, empresa ou produto) ou de alguém que está na linha da frente relativamente a outra coisa ou a outra pessoa num determinado ramo ou sector. É, por assim dizer, sinónimo de “pioneiro”.