Quais são as válvulas cardíacas?

Perguntado por: agodinho2 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Seu coração tem quatro válvulas: a valva mitral e a válvula aórtica no lado esquerdo do coração e a válvula tricúspide e a válvula pulmonar no lado direito do coração. Para que o sangue se mova adequadamente através do seu coração, cada uma dessas válvulas deve abrir e fechar corretamente quando o coração bate.

A válvula aórtica é aquela que separa o coração da aorta, que é a principal artéria do organismo.

Válvulas Semilunares
A válvula do tronco pulmonar se localiza na saída do tronco pulmonar e a válvula aórtica na saída da aorta. As duas são formadas por três válvulas semilunares.

A valva mitral está localizada entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo. Sua função é permitir a passagem do sangue do átrio para o ventrículo e evitar que este sangue reflua para o átrio quando o ventrículo se contrai.

A valva mitral divide o átrio esquerdo (AE) do ventrículo esquerdo (VE) no coração, permitindo que o fluxo sanguíneo seja unidirecional durante as fases do ciclo cardíaco.

A válvula tricúspide, ou valva tricúspide, ou valva atrioventricular direita, encontra-se no lado dorsal direito do coração dos mamíferos, entre o átrio direito ou aurícula direita e o ventrículo direito. A função da válvula é impedir o refluxo do sangue do ventrículo direito para o átrio direito.

A válvula tricúspide é uma das quatro válvulas do nosso coração. Na verdade, é a maior deste órgão. A sua função passa por “controlar o fluxo entre a aurícula direita e o ventrículo direito, que são as câmaras cardíacas do lado direito do coração.

Ficou estabelecido que o termo latino valva deve ser restrito às quatro estruturas cardíacas, enquanto que valvula denomina as demais estruturas vasculares e viscerais e também os componentes da valva. Assim, de acordo com a convenção dos anatomistas, em latim, a valva possui valvulas.

Quanto tempo dura uma válvula cardíaca? Válvulas mecânicas tem durado até 25 anos em alguns pacientes, sem problemas. Então é possível que sua nova válvula artificial possa durar para o resto da sua vida.

Mitral ou bicúspide – Possui dois folhetos lembrando o formato de uma mitra. Permite o fluxo sanguíneo entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo. Tricúspide – Possui três folhetos. Permite o fluxo sanguíneo entre o átrio direito e o ventrículo direito.

Dependendo da idade e do tipo de válvula utilizada na cirurgia, pode ser necessária uma nova cirurgia de substituição da válvula aórtica após 10 a 15 anos.

Também designada sigmoide, é uma válvula que se encontra na base das artéria aorta e artéria pulmonar e impede que o sangue volte ao coração.

“Podemos dizer que, se existem dois tipos de próteses valvares para se escolher, é porque cada tipo atende a uma necessidade em especial. Assim, não há um tipo de válvula cardíaca melhor ou pior. No entanto, há aquele que se adequa melhor ao estilo de vida e às condições clínicas de cada pessoa.

A válvula aórtica bicúspide é um tipo de anormalidade que ocorre na válvula aórtica do coração, apresentando apenas duas pequenas partes, chamadas de folhetos, em vez das três normais.

A valva mitral, também conhecida como valva bicúspide ou valva atrioventricular esquerda, situa-se entre o átrio e o ventrículo esquerdos. Ela também possui um anel fibroso, no qual normalmente se inserem duas cúspides (daí ser chamada de “valva bicúspide).

Átrios: apresentam paredes relativamente delgadas e funcionam como câmaras receptoras de sangue. O átrio esquerdo recebe o sangue proveniente do pulmão, enquanto o direito recebe o que vem de outras partes do corpo, com exceção do pulmão. Dessas cavidades o sangue segue para os ventrículos.

Válvula mitral, valva mitral, válvula bicúspide ou valva atrioventricular esquerda é a valva cardíaca que separa o átrio esquerdo (aurícula esquerda) do ventrículo esquerdo, impedindo que o sangue recue para a aurícula após ser bombeado desta para o ventrículo.