Quais são as valvas que comunicam os átrios com os ventrículos?

Perguntado por: lneves . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

A válvula AV no lado esquerdo do coração é chamada de valva mitral; a valva mitral controla o fluxo sanguíneo entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo. Ela possui duas membranas. As outras duas válvulas cardíacas, isto é, as válvulas aórtica e pulmonar, cada uma tem três membranas.

Introdução. As valvas ou válvulas atrioventriculares são estruturas localizadas entre os átrios e os ventrículos, separando as câmaras cardíacas, e têm como função de impedir o refluxo (retorno) sanguíneo.

Seu coração tem quatro válvulas: a valva mitral e a válvula aórtica no lado esquerdo do coração e a válvula tricúspide e a válvula pulmonar no lado direito do coração. Para que o sangue se mova adequadamente através do seu coração, cada uma dessas válvulas deve abrir e fechar corretamente quando o coração bate.

VÁLVULAS CARDÍACAS
Entre os átrios e os ventrículos de cada lado, existem válvulas, VÁLVULA MITRAL entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo, e VÁLVULA TRICÚSPIDE à direita.

válvula tricúspide

No ventrículo direito, a válvula de entrada é a válvula tricúspide, que se abre desde o átrio direito, e a válvula de saída é a válvula pulmonar (pulmônica), que se abre para a artéria pulmonar.

A válvula tricúspide é uma das quatro válvulas do nosso coração. Na verdade, é a maior deste órgão. A sua função passa por “controlar o fluxo entre a aurícula direita e o ventrículo direito, que são as câmaras cardíacas do lado direito do coração.

Válvula Tricúspide:
É uma válvula posicionada entre o átrio e o ventrículo direito. Possui três folhetos que se fecham no início da contração ventricular, evitando que o sangue retorne do ventrículo ao átrio direito.

Internamente os átrios estão separados pelo septo interatrial. O septo interventricular é a parte que separa os dois ventrículos. O sulco coronário (atrioventricular) indica a divisão entre o átrio e os ventrículos. Ele circunda quase completamente o coração.

O sulco coronário é profundo, está localizado entre os átrios e ventrículos e as artérias coronárias direita e esquerda correm neste sulco. Localizados entre os ventrículos esquerdo e direito estão dois sulcos adicionais, que não são tão profundos quanto o sulco coronário.

Estão localizadas, mais especificamente, entre os átrios e ventrículos, bem como nas saídas da artéria aorta e artéria pulmonar.

A válvula mitral situa-se na abertura entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo. A válvula mitral se abre para permitir que o sangue do átrio esquerdo encha o ventrículo esquerdo e se fecha enquanto o ventrículo esquerdo se contrai para bombear sangue somente para dentro da aorta sem voltar para o átrio esquerdo.

A válvula aórtica é aquela que separa o coração da aorta, que é a principal artéria do organismo.

A válvula aórtica bicúspide é um tipo de anormalidade que ocorre na válvula aórtica do coração, apresentando apenas duas pequenas partes, chamadas de folhetos, em vez das três normais.

Ficou estabelecido que o termo latino valva deve ser restrito às quatro estruturas cardíacas, enquanto que valvula denomina as demais estruturas vasculares e viscerais e também os componentes da valva. Assim, de acordo com a convenção dos anatomistas, em latim, a valva possui valvulas.

Ventrículos: apresentam paredes mais grossas — uma característica importante, uma vez que sua contração garante que o sangue siga para os pulmões e outras partes do corpo. A contração do ventrículo direito impulsiona-o em direção aos pulmões, enquanto a do esquerdo garante o seu impulso ao restante do corpo.

A Válvula tricúspide é aquela que fica dentro do coração separando o átrio do ventrículo, à direita. A válvula aórtica é aquela que separa o coração da aorta, que é a principal artéria do organismo. E a válvula mitral é aquela que fica dentro do coração separando átrio de ventrículo, à esquerda.

valva mitral

A válvula AV no lado esquerdo do coração é chamada de valva mitral; a valva mitral controla o fluxo sanguíneo entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo. Ela possui duas membranas. As outras duas válvulas cardíacas, isto é, as válvulas aórtica e pulmonar, cada uma tem três membranas.

A valva tricúspide faz o mesmo trabalho da valva mitral, porém nas câmaras do lado direito. Ela permite a passagem do sangue do átrio para o ventrículo quando está aberta; quando está fechada, impede que ele reflua de volta.