Quais são as vacinas que a gestante deve tomar?

Perguntado por: amedeiros . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

Quais são as principais vacinas para gestantes?

  • Tríplice bacteriana, ou dTpa-difteria, tétano e coqueluche. Esta vacina protege contra coqueluche, tétano e difteria. ...
  • Hepatite B. ...
  • Influenza (gripe) ...
  • Meningocócica conjugada ACWY. ...
  • Meningocócica B. ...
  • Febre amarela. ...
  • Vacinas pneumocócicas. ...
  • Hepatite A.

Uma dose de dT e uma dose de dTpa, sendo que a dTpa deve ser aplicada a partir da 20ª semana de gestação.

A indicação é que se inicie a administração da imunização a partir do segundo trimestre do período gestacional. Nesse caso, se a futura mamãe já foi vacinada antes, não é necessária nova aplicação como reforço.

Para gestantes que não tinham se vacinado com nenhuma dose: uma dose da dTpa a partir da 20ª semana de gestação e duas doses da dT, com intervalo mínimo de 1 mês entre elas.

As mulheres gestantes não podem tomar vacinas de vírus e bactérias vivos, como é o caso da Tríplice Viral – que combate o Sarampo, a Caxumba e a Rubéola –, Varicela (Catapora), Febre Amarela e BCG (contra a Tuberculose).

Gestantes previamente vacinadas com três doses ou mais de dT Administrar uma dose de dTpa entre 20ª e, preferencialmente, até a 36ª semana de gestação, com intervalo de 60 dias da última dose (mínimo de 4 semanas).

Existem reações adversas da vacina dTpa para a grávida ou o bebê? A vacina dTpa, na forma adotada pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), é muito segura. Em estudos realizados não foram identificadas reações adversas inesperadas entre as gestantes imunizadas com a vacina e nem entre os bebês.

Para gestantes em qualquer idade gestacional, é importante administrar 3 doses (0, 1 e 6 meses) da vacina hepatite B, considerando o histórico de vacinação anterior. Caso não seja possível completar o esquema vacinal durante a gestação, a mulher deverá concluir após o parto, oportunamente.

Para as gestantes já vacinadas com três doses de dT (vacina dupla adulto difteria e tétano) e com dose de reforço há mais de cinco anos, a Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações recomenda a administração de uma dose da dTpa (vacina Tríplice Bacteriana Acelular do Adulto) entre a 27ª e 36ª semana de ...

dTpa (Triplice Bacteriana Acelular)
O QUE É?: Previne contra difteria, tétano e coqueluche. ESQUEMA DE DOSES: Uma dose de dTpa a partir da 20ª semana de gestação, o mais precocemente possível. Deve ser repetida a cada gravidez.

OMS preconiza a realização de três exames ultrassonográficos na gestação: -Primeiro trimestre: entre 11 e 14 semanas. -Segundo trimestre: entre 20 e 24 semanas. - Terceiro trimestre: entre 32 e 36 semanas.

Difteria, tétano e coqueluche. Do que é feita: Trata-se de vacina inativada, portanto, não tem como causar a doença.

Esclarecemos que, segundo orientações do Ministério da Saúde, como regra geral, todas as vacinas recomendadas rotineiramente podem ser aplicadas no mesmo dia, exceto as vacinas tríplice viral (Sarampo, caxumba e rubéola) ou tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela) que não devem ser aplicadas simultaneamente à ...

Permitido X Proibido: principais cuidados no primeiro trimestre da gravidez

  • Não praticar exercícios com grande impacto. ...
  • Não ingerir bebidas alcoólicas. ...
  • Cuidados na alimentação. ...
  • Não fumar. ...
  • Consultar um dentista no início da gravidez. ...
  • Evitar automedicação.

Sintomas gastrointestinais (como náusea, vômito, diarreia e dor abdominal); Inchaço e endurecimento no local da injeção; Mal-estar; Febre.

Ela deve ser tomada antes ou durante o inverno. Não existe hora ideal para que a grávida tome a vacina contra influenza. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), esse imunizante vem sendo observado há 60 anos, e mulheres em qualquer período da gestação podem ser imunizadas.