Quais são as unidades de torque?

Perguntado por: epinheiro . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.1 / 5 9 votos

A unidade de medida do torque, de acordo com o SI, é o newton-metro (N.m). Além disso, o torque é uma grandeza vetorial, calculada pelo produto vetorial (ou produto externo) entre o braço de alavanca (r) (também chamada de linha de ação) e a força (F).

De uma maneira bastante simples, o torque é calculado através da seguinte fórmula: Torque = Força X Comprimento da alavanca. A unidade de medida para o toque geralmente utilizada no Brasil é o Nm (Newton metro).

T(Nm)= Força(N) x Raio (m)
Quanto maior a alavanca , menor será a força necessária.

Trata-se da força que o motor consegue gerar. Essa força é produzida pelo sobe-e-desce dos pistões. O movimento desses componentes ao longo de seu curso gira o virabrequim, um eixo interligado às rodas motrizes. A partir dessa atividade mecânica, o carro ganha impulso.

O nanômetro (nm) se trata de uma unidade de medida voltada ao comprimento. Para ter uma noção do tamanho, 1 nm equivale a 0,000000001 metro.

O que significa nanômetro (nm)?
Nanômetro é uma unidade de medida do sistema métrico que corresponde a 1 bilionésimo de 1 metro, ou seja, 1 metro dividido por 1 bilhão. Seu símbolo no Sistema Internacional de Unidades é nm.

O torque é a multiplicação da força que se faz numa alavanca (braço de alavanca) com o comprimento desta alavanca. Em outras palavras, se você aplicar uma força de 20 newtons numa chave que tem meio metro (0,5 m) de comprimento, o torque que você está aplicando será de 20 * 0,5 = 10 N.m.

O torque, geralmente expresso em kgf. m (quilograma força por metro) ou Nm (Newton por metro) é a capacidade do motor de fazer um esforço, ou seja, gerar energia.

O torque pode ser entendido como o agente dinâmico das rotações. Dessa forma, ele está para os movimentos de rotação, assim como a força está para os movimentos de translação. Se quisermos fazer que um corpo gire em torno de algum ponto, devemos exercer um torque sobre ele.

Se considerarmos que o valor de g na superfície da Terra é de aproximadamente 10 m/s2, teremos então que um corpo com a massa de 1 kg pesa 10 N ou 1 kgf; um corpo com a massa de 2 kg pesa 20 N ou 2 kgf; e assim por diante.

Com a leitura em quilos da balança, multiplica-se ela pelo comprimento do braço e temos aí o torque medido. Por exemplo, o motor exercendo a força de 10 kg por meio de um braço de 1 metro significa que o torque é de 10 x 1 = 10 quilogramas x metro.

O Mercedes-Benz A45 AMG S é o modelo 2.0 com o maior torque no mercado brasileiro.

No Brasil, geralmente ele é medido em kgf. m (quilograma força vezes metro). É uma medida de força do motor: quanto maior o torque, melhor ele responderá às acelerações. Assim, o torque é muito importante na escolha não só de veículos leves, mas principalmente de veículos de transporte, como caminhões e ônibus.

O motoredutor esta equipado com um motor de 3cv 4Polos que possui torque de 1,24kgfm e a força (torque) que saí do motoredutor é 6,88kgfm que é aproximadamente a mesma força (torque) de um motor de 15cv 4Polos.

Como se calcula o torque de um motor? Encontramos o torque em rotações baixas, multiplicando a força aplicada pela distância entre o local de aplicação de força e o centro da rotação, usando esta fórmula: T = F x D, onde T = torque (Nm), F = força (N) e D = distância (metro).

Mas quer ver a verdadeira diferença. O supercarro tem torque de 700 Nm, enquanto o caminhão tem 3.700 Nm. Vocação para velocidade e para cargas, respectivamente.

Conceitualmente falando, torque é trabalho. O trabalho de subir um aclive é o mesmo se feito por um carro de 50 cv ou outro de 500 cv. Ambos vão subir a ladeira, vão realizar o mesmo trabalho. Só que o mais potente fará o percurso em um tempo incomparavelmente menor, por ter mais potência.

Continuar lendo Quando o torque é zero?