Quais são as tribos perdidas de Israel?

Perguntado por: dbaptista3 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 10 votos

Com a extinção do Reino de Israel ao norte, nove tribos desapareceriam exiladas por Senaqueribe rei do Império Neoassírio. As outras tribos restantes (Judá, Benjamim e Levi) constituiriam o que hoje chama-se de judeus e serviria de base para sua divisão comunitária (Yisrael, Levi e Cohen).

"Israelitas" (Yisraelim) refere-se especificamente aos descendentes diretos de qualquer um dos filhos do patriarca Jacó (mais tarde chamado Israel) e seus descendentes como um povo também coletivamente chamados de "Israel", incluindo convertidos à sua fé, o Deus de Israel.

A tribo de José recebeu uma herança dobrada por causa da primogenitura. Essa herança dobrada foi dividida entre os dois filhos de José, Efraim e Manassés. Como resultado, esses dois filhos receberam o status de tribos separadas em Israel (ver Gênesis 48:5), formando um total de treze tribos de Israel.

tribo de Judá

De acordo com a árvore genealógica descrita na bíblia, José, marido de Maria e pai terrestre de Jesus Cristo, é descendente direto da tribo de Judá. Assim sendo, Jesus também pode ser considerado descendente da família de Judá e do rei Davi.

A tribo de Benjamim, inclusive mulheres e crianças, foi quase dizimada por outras tribos israelitas na Batalha de Gibeá. Os homens sobreviventes foram separados, mas foi-lhes permitido casar com mulheres de outras cidades, cujos maridos tivessem morrido, de modo a permitir que a tribo continuasse.

A região se encontra na extremidade de um planalto, em uma área montanhosa no sul do país de Israel, conhecida também como região Judeia.

Neste caso, as tribos do Êxodo teriam sido aquelas de maior destaque na narrativa bíblica, ou seja, Judá, Levi, Simeão, Benjamim, e as meio-tribos de Efraim e Manassés, o que enfraqueceria toda a base histórica da narrativa do Êxodo.

Atualmente, ele é usado para designar os seguidores do judaísmo. Além disso, é o termo mais usado para nomear os descendentes de Abraão. Logo, os termos hebreu, israelita e judeu cumprem o mesmo propósito.

Os hebreus são também chamados de israelitas ou judeus e, portanto, os antepassados dos judeus. Os hebreus se diferenciam dos outros povos da antiguidade pois eram os únicos povos monoteístas.

Abraão

Os relatos bíblicos contam que os hebreus são descendentes diretos de Abraão e vieram da Mesopotâmia para Canaã, por volta do século XX a.C. Nesse relato, Abraão era um pastor seminômade que morava em Ur, quando recebeu uma profecia de Deus que o fez abandonar a sua terra em busca de uma “terra prometida”.

Por outro lado, a tribo de Levi normalmente não é contada porque Deus a consagrou inteiramente ao Seu serviço, não tendo, com efeito, participado como as demais da divisão da Terra Prometida.

“Israel amava mais a José do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores. Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiavam-no, e não lhe podiam falar pacificamente.” (Vv. 3-4) Para complicar mais a mãe do rapaz era a amada do pai.

tribo de Efraim

Davi até então era apenas, de acordo com a tradição bíblica, um jovem de bela aparência, pastor das ovelhas de seu pai Jessé (I Sm 16,11-12), filho um dos membros mais pobres da tribo de Efraim (I Sm 18,18), que vivia em Belém de Judá (I Sm 17,12).

Tribo de Judá

Tribo de Judá
Apesar disso, Judá se tornou a maior das tribos de Israel. Como personagens históricos dessa tribo, tem-se o Rei Davi e seus descendentes. Isso significa que Jesus era da tribo de Judá.