Quais são as três raças?

Perguntado por: vfigueiroa . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.1 / 5 18 votos

No Brasil, há o “Mito das três raças”, desenvolvido tanto pelo antropólogo Darcy Ribeiro como pelo senso comum, em que a cultura e a sociedade brasileiras foram constituídas a partir das influências culturais das “três raças”: europeia, africana e indígena.

A população brasileira foi formada, basicamente, por três grupos distintos: os negros, os índios e os brancos europeus. Os índios formam os agrupamentos descendentes daqueles que aqui habitavam antes do período do descobrimento efetuado pelos portugueses.

Considerando que o sistema de classificação por cor ou raça da população utilizado atualmente pelo IBGE nas suas pesquisas domiciliares, constam cinco categorias: branca, preta, amarela, parda e indígena.

Raça é uma categoria das espécies de seres vivos, utilizada pela biologia como forma de classificação. Em termos sociais, o uso do termo raça é usado enquanto senso comum para determinar grupos étnicos a partir de suas características genéticas.

Raça refere-se ao âmbito biológico; referindo-se a seres humanos, é um termo que foi utilizado historicamente para identificar categorias humanas socialmente definidas. As diferenças mais comuns referem-se à cor de pele, tipo de cabelo, conformação facial e cranial, ancestralidade e genética.

O mito das três raças trata-se de uma noção desenvolvida tanto no senso comum quanto em obras de autores como Darcy Ribeiro que afirma que a cultura e a sociedade brasileiras foram constituídas através de influências culturais de três raças: a europeia (i.e. portuguesa), a africana e a indígena.

Esses dois conceitos (raça e etnia) são confundidos inúmeras vezes, mas existem diferenças sutis entre ambos: raça engloba características fenotípicas, como a cor da pele, e etnia também compreende fatores culturais, como a nacionalidade, afiliação tribal, religião, língua e as tradições de um determinado grupo.

Das raças de cachorro pequeno às maiores, todas elas passaram por algum processo de reprodução do tipo. O processo de cruzamento seletivo ganhou força e já é possível remontar as raças que teriam surgido com objetivos específicos. Entre eles, os mais famosos eram caçar animais menores e fazer companhia às pessoas.

A palavra raça, quando aplicada a seres humanos, remete à classificação das pessoas (por características fenotípicas, de origem ou imputadas) e, no Brasil, é orientada por categorização por meio da cor.

Em 2000, os brasileiros que se auto-declaravam pardos representavam 38,5% da população; em 2006 passaram a ser 42,6% e em 2009 passaram a ser 44,2%. E a partir de 2019 passaram a ser 46,8% da população.

Se você sempre se perguntou qual a raça do Scooby Doo, a resposta é Dogue Alemão. Conhecido por ser um cachorro gigante (e bota gigante nisso!), ele é responsável por quebrar vários recordes de maior cachorro do mundo.

1. Vira-latas. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto QualiBest de São Paulo, os cães SRD (sem raça definida) estão entre os favoritos para os brasileiros e são os mais presentes nos lares. A notícia é animadora, apesar dos altos números de vira-latas presentes em abrigos ou morando nas ruas.

O que é um cão toy: traços gerais e origens
São considerados cães em miniatura aqueles que pesam menos de 6 quilos e não medem mais de 40 centímetros. É habitual que sejam confundidos com cães pequenos, mas são géneros caninos totalmente diferentes e não devem ser considerados iguais àqueles.

Termo popular de insulto, significando 'vil', 'desprezível' (Mt 5.22). Está em estreita conexão com a palavra 'rekim', que em Juízes (11.3) se acha traduzida por 'homens levianos'. os rabinos ensinavam que o uso de tal expressão era quase tão grande crime como o assassinato.

Etnias Brasileiras
Entre as etnias e nacionalidades que compõem o povo brasileiro estão os negros africanos, os portugueses, os holandeses, os italianos, os japoneses, os árabes, além dos nativos indígenas do nosso território.

O que é diversidade étnica? A diversidade étnica é a união de diferentes povos em uma mesma sociedade. Como já foi dito, etnia é um grupo de indivíduos que possuem compatibilidades de origem, história, idioma, religião e cultura, não importa o país em que estejam naquele dado momento.

Isso porque, além de carregar o título de cachorro mais caro, o Mastim Tibetano também é o cachorro mais raro do mundo. Em questão de preço, Mastim Tibetano pode custar até R$ 1,5 milhão.

O maior cachorro do mundo, de acordo com o Livro dos Recordes Guinness, é Zeus, um cão da raça Dogue Alemão. Ele possuía 111.8 cm e pertencia a uma família dos Estados Unidos. Zeus já faleceu e, apesar disso, continua sendo considerado o cachorro mais alto da história pelo livro dos recordes.

Cão Pelado dos Incas
Ele pode ser encontrado nas versões miniatura, pequena ou média.

Cachorros pequenos peludos: 8 raças de cães de pequeno porte

  • Maltês. O Maltês é um cachorro pequeno peludo. ...
  • Shih Tzu. O Shih Tzu é um cachorro pequeno peludo. ...
  • Yorkshire Terrier. O Yorkshire Terrier é um cachorro pequeno peludo. ...
  • Spitz Alemão ou Lulu da Pomerânia. ...
  • Bichon Frisé ...
  • Lhasa Apso. ...
  • Poodle Miniatura.

Miracle Milly, conhecida como o menor cachorro do mundo, é uma chihuahua de 9,65 centímetros. Ela mora com sua tutora, Vanessa Semler, em Dorado, Porto Rico. Hoje com 8 anos de vida, Milly é bastante conhecida pelo seu título e por tirar fotos com sua língua para fora.