Quais são as três principais reservas energéticas do corpo?

Perguntado por: lgaspar . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.4 / 5 5 votos

O corpo armazena carboidratos em três lugares: no fígado, nos músculos (glicogênio) e no sangue (glicose). Essas reservas evitam que nossos músculos sejam consumidos para a produção de energia em ocasiões de dieta de emagrecimento ou de estado de fome.

Os lipídios, também conhecidos como gorduras, são muitas vezes desprezados pelas pessoas. Porém, eles são a principal forma de armazenamento de energia no corpo, sendo acumulados no citoplasma das células de gordura, as chamadas células adiposas.

Logo, para o nosso organismo, as principais fontes que fornecem energia para o corpo, são os carboidratos e gorduras.

Os três principais sistemas de energia do corpo humano

  • O sistema de fosfagênio / sistema ATP-PC. ...
  • O sistema glicolítico / sistema anaeróbico de energia láctica. ...
  • O sistema oxidativo / sistema aeróbico.

Quando falamos na capacidade de gerar energia para o corpo, os principais são as proteínas, os carboidratos e a glicose. Consumir de forma rotineira os alimentos em que eles estão presentes é a melhor forma de ter sempre um bom nível de energia para as atividades.

As reservas de energia representam as quantidades disponíveis de uma determinada fonte energética. É como se fosse uma espécie de stock, que fica armazenado para posterior extração e consumo. Os tipos mais comuns e conhecidos de reservas energéticas são os de petróleo e de gás natural.

São exemplos de fontes renováveis: hídrica (energia da água dos rios), solar (energia do sol), eólica (energia do vento), biomassa (energia de matéria orgânica), geotérmica (energia do interior da Terra) e oceânica (energia das marés e das ondas).

Existem cinco tipos de energia na natureza: térmica, elétrica, mecânica, radiante e química. Cada uma é responsável por uma ação diferente, como a realização de movimento, a produção de trabalho e o envio de luz para casas, prédios e estabelecimentos comerciais.

Sendo assim, a resposta para a nossa pergunta é: sim, nosso corpo produz eletricidade. Esta eletricidade, que no caso é denominada de bioeletricidade é visualizada com muita facilidade através de um eletrocardiograma ou do eletrocenfalograma.

5 alimentos que “roubam” sua energia

  1. Bebidas energéticas. Embora soe contraintuitivo, bebidas energéticas sabotam sua energia, principalmente se consumidas à tarde ou à noite. ...
  2. Doces. Precisa de uma dose extra de energia depois do almoço? ...
  3. Carne vermelha. ...
  4. Smoothie de frutas. ...
  5. Batata frita.

Não. Apesar de gastarmos menos energia do que quando estamos acordados e fazendo alguma atividade, nosso corpo continua necessitando de energia para manter-se aquecido, o sistema circulatório e respiratório em funcionamento, etc.

Ele está presente no nosso fígado onde constitui 10% do órgão e também nos músculos, sendo esses os lares desse nosso ajudante, quando ele não está trabalhando. Esse composto orgânico é adquirido por nós a partir do excesso de glicose proveniente dos alimentos que ingerimos.

Os tipos de energia existentes são: energia mecânica, térmica, elétrica, química, atômica e cinética, os quais são responsáveis por realizar trabalhos, movimentos e gerar energia elétrica.

Nossa principal fonte de energia continuam sendo as hidrelétricas (58,1%), seguidas de gás natural (12,2%), eólica (11,3%), bioenergia (7,7%), carvão (4,2%), outros combustíveis fósseis (2,4%), nuclear (2,3%) e solar (2%).

Sem a energia não haveria nenhuma forma de vida. A energia é que dá movimento às coisas, ao vento, às ondas do mar, às marés. A energia é que nos permite viver, respirar, sentir, amar. A energia é que permite a realização de tarefas, de plantar, de fabricar, de transportar.

Acalmar nossa mente e coração é necessário para uma verdadeira ligação com a espiritualidade. A meditação pode trazer essa calma, mas ela também pode vir por meio de uma boa música, leitura, uma prece, uma caminhada na natureza, brincadeira com uma criança, a companhia do seu amor e tantas outras formas.

Entre as formas de energia que atendem a esses requisitos, podemos citar: energia eólica, energia solar, energia maremotriz, energia geotérmica, energia hidráulica e energia nuclear.

Todos os seres vivos precisam de energia para garantir sua sobrevivência. Muitos deles obtêm energia a partir da oxidação de moléculas orgânicas como acúcares, lipídeos e proteínas. Nas algas e plantas, as moléculas orgânicas são produzidas a partir da fotossíntese.