Quais são as três principais partes do grão de trigo?

Perguntado por: ucastro . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

Do ponto de vista tecnológico, o grão de trigo pode ser dividido em três partes distintas: o endosperma (83%), farelo (14%) e germe (3%). Cada parte comprende dois ou mais tecidos anatomicamente diferentes.

O grão de trigo é dividido em 3 partes: o farelo (parte externa, rica em fibras), o endosperma (camada intermediária, rica em proteínas) e o gérmen ( camada interna, rica em gorduras e vitaminas). A farinha branca é proveniente da moagem somente do endosperma do trigo.

O Grão de Trigo mede de 3 a 6 mm de comprimento. Divide-se em três partes principais: o germe, o pericarpo e o endosperma. O germe é a parte de onde nascerá a nova planta, sendo formado de proteínas, vitaminas e gordura.

Do ponto de vista tecnológico, o grão de trigo pode ser dividido em três partes distintas: o endosperma (83%), farelo (14%) e germe (3%). Cada parte comprende dois ou mais tecidos anatomicamente diferentes.

Composição: As principais substâncias armazenadas pelas sementes são carboidratos, lipídeos e proteínas. O principal carboidrato de reserva nas sementes é o amido. Quando o amido é a substância de reserva predominante, a semente é denominada amilácea.

Características do trigo
O fruto (ou grão) é oval, entumecido e tenro. As raízes da planta são fasciculadas, e podem atingir até 1,5 m. Os colmos são eretos e cilíndricos, com 5 a 7 nós. Além disso, há a presença de perfilhos que nascem paralelos à base principal da planta.

O maior produtor é o Paraná, com previsão de 3,05 mi- lhões de toneladas, seguido do Rio Grande do Sul, com 2,3 milhões de toneladas, representando, juntos, 86% da produção nacional (CONAB, 2020a).

DICAS DE CONSUMO: é ideal para elaborar pães, tortas, pizzas integrais e biscoitos.

Elas são formadas durante o desenvolvimento da planta e acumulam-se no endosperma do grão (Fig. 1). As proteínas do trigo, por sua vez, dividem-se em formadoras de glúten e não formadoras de glúten. As formadoras de glúten são as gliadinas e as gluteninas, e constituem cerca de 80% do total de proteínas.

Farinha branca refinada consiste no endosperma do grão de trigo. A farinha branca é popular porque produz produtos assados mais leves do que a farinha de trigo integral e tem uma capacidade inigualável de produzir glúten.

O teor de cinzas envolve os sais minerais presentes na farinha, sendo estes: ferro, sódio, potássio, magnésio e fósforo, que são obtidos através da queima da matéria orgânica da farinha em uma mufla, a maior concentração destes minerais se encontra na parte externa do grão, isto é, no farelo (casca do grão de trigo) ( ...

Significado de Grão
substantivo masculino Qualquer fruto ou semente de pequeno tamanho: grão de uva, também chamado "bago"; grão de cereais, também chamado "cariopse". Pequeno corpo esférico; glóbulo: grão de chumbo. Minúscula parcela: grão de areia.

Cereais: Arroz, aveia, centeio, cevada, milho, sorgo, trigo... Grãos ancestrais: Amaranto, millet, quinoa... Leguminosas: Alfafa, amendoim, ervilha, fava, feijões (Branco, Carioca, Corda, Fradinho, Jalo, Preto, Rajadinho, Vermelho...), grão-de-bico, lentilhas, soja, tremoço...

Vamos conhecer mais sobre eles abaixo:

  • Trigo Comum. O trigo comum (Triticum aestivum L.) é a espécie mais cultivada no mundo, utilizada principalmente para a fabricação de pães. ...
  • Trigo Durum. Já o trigo durum (Triticum turgidum L.) ...
  • Trigo Einkorn. Por fim, o trigo einkorn (Triticum monococcum L.)

O processo de classificação de grãos consiste em submeter pequenas amostras de um lote de grãos a diversos procedimentos, como homogeneização, análise de impurezas, análise de umidade e inspeção visual para identificar defeitos.

Os 7 Grãos são:

  • arroz integral.
  • cevada.
  • aveia.
  • trigo.
  • quinoa.
  • linhaça.
  • amaranto.

Conhecido botanicamente como uma cariopse, o grão de milho é formado por quatro principais estruturas físicas: endosperma, gérmen, pericarpo (casca) e ponta (Figura 2.1), as quais diferem em composição química e também na organização dentro do grão.

Contorno de grão é uma região que separa dois ou mais cristais com orientações cristalográficas diferentes. Nessa região os átomos não estão a mesma distancia uns dos outros. Essas diferenças de distancias geram tensões, assim os contornos de grãos são regiões de maior energia.