Quais são as três principais funções do tecido conjuntivo?

Perguntado por: eoliveira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4 / 5 13 votos

Preenchimento; Elasticidade; Proteção contra impactos; Armazenamento (gordura e íons);

Defesa: nas células do tecido conjuntivo podem ser encontrados macrófagos e plasmócitos, além da substância fundamental. A substância fundamental atua como barreira, protegendo o corpo de bactérias e de outras partículas. Os macrófagos atuam como fagocitadores, enquanto que os plasmócitos produzem diversos anticorpos.

O principal objetivo dos tecidos do corpo humano é sustentar o corpo. A ciência responsável pelo estudo dos tecidos é a histologia.

Existem vários tipos de tecido conjuntivo, sendo os principais: o tecido cartilaginoso (encontrado na cartilagem), tecido ósseo (tecido que forma os ossos), tecido adiposo (responsável por armazenar gordura), tecido sanguíneo (sangue) e tecido conjuntivo propriamente dito (apresenta características típicas de um tecido ...

O tecido conjuntivo atua de forma importante na atividade física, pois nele são encontradas as células musculares lisas, responsáveis pela contração da musculatura lisa, como o peristaltismo.

O tecido reticular suporta o estroma dos órgãos do corpo, especialmente o linfoide. As redes reticulares filtram a linfa e proporcionam um microambiente para a passagem e ligação dos glóbulos brancos. Assim, está presente na medula óssea vermelha, nos gânglios linfáticos e no baço.

Suas funções principais são: preencher os espaços entre os órgãos e outros tecidos; dar suporte e apoio aos epitélios de revestimento e glandular, vasos sanguíneos, linfáticos, nervos e componentes do tecido muscular; unir os músculos esqueléticos aos ossos formando sob a forma de tendões; proteger e conter os órgãos a ...

Função do tecido muscular
O tecido muscular é responsável pela contração muscular, característica conferida pela presença dos filamentos proteicos de actina e miosina. Esses filamentos utilizam a energia proveniente das moléculas de ATP (adenosina trifosfato) para a realização do processo de contração.

Tipos de Tecidos. O corpo humano é formado por 4 tipos de tecidos, a saber: tecido epitelial, tecido conjuntivo (adiposo, cartilaginoso, ósseo e sanguíneo), tecido muscular (liso, esquelético e cardíaco) e tecido nervoso.

O tecido de granulação está interligado à angiogênese (formação de novos vasos a partir de vasos pré existentes). São tecidos neoformados com células de tecido fibroso. É constituído por um emaranhado de capilares recém formados e futuramente é o que dará origem à cicatriz.

O tecido conjuntivo tem sua origem no folheto embrionário do mesordema que dá origem ao mesênquima.

O tecido conjuntivo é caracterizado por apresentar células bastante diversificadas, tanto em origem como em função. Essas células encontram-se dispersas em uma abundante matriz celular, cuja composição também é variável, sendo dependente do tipo de célula presente no tecido conjuntivo.

Essas células são divididas em três grandes grupos: células eucarióticas, procariontes e vírus. As células eucarióticas são as mais complexas e incluem as células do sangue, da pele, do tecido nervoso e dos órgãos. As procariontes são as menos complexas e incluem as bacterias.

Ele é ainda responsável pela defesa do organismo, pela coagulação sanguínea, pela cicatrização e pelo transporte de gases, nutrientes e catabólitos. O tecido conjuntivo caracteriza-se pela grande variedade de células e pela abundância de matriz extracelular.

Neste texto apresentamos uma lista de alguns dos principais órgãos do corpo humano, são eles: esôfago, estômago, fígado, intestino delgado, intestino grosso, traqueia, pulmões, coração, vasos sanguíneos, rins, bexiga, ovários, útero, testículo, próstata, pele, cérebro e medula espinhal. Não pare agora...