Quais são as três principais etnias do povo brasileiro?

Perguntado por: lmoura . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.5 / 5 12 votos

De um modo geral, podemos dizer que a composição étnica brasileira é basicamente oriunda de três grandes e principais grupos étnicos: os indígenas, os africanos e os europeus. Os índios formam os agrupamentos descendentes daqueles que aqui habitavam antes do período do descobrimento efetuado pelos portugueses.

Segundo dados do último Censo Demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010, o Brasil registrou à época a existência de 274 línguas indígenas no país, onde vivem 817.963 mil indígenas de 305 diferentes etnias.

Composição étnica do Brasil

  • Brancos (47.51%)
  • Pardos (43.42%)
  • Pretos (7.52%)
  • Amarelos (1.1%)
  • Indígenas (0.42%)

O mito das três raças trata-se de uma noção desenvolvida tanto no senso comum quanto em obras de autores como Darcy Ribeiro que afirma que a cultura e a sociedade brasileiras foram constituídas através de influências culturais de três raças: a europeia (i.e. portuguesa), a africana e a indígena.

Existem hoje 305 etnias e 274 línguas indígenas. A maioria dos indígenas brasileiros não falam a língua indígena (57%).

O Brasil possui cinco etnias com maior população indígena no país. Em primeiro, aparecem a etnia Tikuna, seguido por Guarani Kaiowá, Kaingang, Makuxi e Terena.

O IBGE pesquisa a cor ou raça da população brasileira com base na autodeclaração. De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD Contínua 2022, 42,8% dos brasileiros se declararam como brancos, 45,3% como pardos e 10,6% como pretos.

A etnia refere-se a um grupo social em que a identidade é definida por meio do compartilhamento de uma língua, cultura, tradições e territórios. Os estudos realizados sobre assuntos como cultura, identidade, raça e etnia estão em voga e são de grande importância para as disciplinas vinculadas às Ciências Sociais.

O primeiro acontecimento que marca o início da mistura do povo brasileiro é a chegada dos colonizadores portugueses à região brasileira, datada de abril de 1500. Ao chegarem, os portugueses depararam-se com a grande população indígena que já vivia em terras brasileiras.

O paradigma das três raças ficou popular porque ajudou muitos intelectuais brasileiros, sobretudo Gilberto Freyre, a argumentar que a mistura de diferentes raças levaria, ao longo da história brasileira, a uma sociedade sem conflitos significativos e caracterizada pela democracia racial.

O Mito das Três Raças emergiu como uma tentativa de classificar e justificar hierarquias raciais, ao mesmo tempo em que fornecia uma explicação simplista para a diversidade observada. Essa teoria ganhou destaque principalmente no século XIX, quando os estudos sobre raça e antropologia ganharam popularidade.

Pode-se dizer que a mistura dessas três etnias ou raças deu origem à formação do povo brasileiro: índios, brancos e negros. Da mistura desses povos surgiram os mestiços: o mulato, o caboclo e o cafuzo.

O Brasil é considerado um dos países de maior diversidade étnica do mundo, sua população apresenta características dos colonizadores europeus (brancos), dos negros (africanos) e dos indígenas (população nativa), além de elementos dos imigrantes asiáticos.

O termo etnia diz respeito a um povo ou nação e tem a sua origem no grego ethnikos, adjetivo de ethos. Mais concretamente, o conceito de etnia diz respeito a um grupo de pessoas com origens, interesses e experiências comuns e entre as quais existem níveis de solidariedade e identificação.

Uma etnia ou um grupo étnico é uma comunidade humana definida por afinidades linguísticas e culturais. Estas comunidades geralmente reivindicam para si uma estrutura social, política e um território.

Etnia (ou também “grupo étnico”) faz a divisão de uma uniformidade cultural, sendo essa detentora das mesmas habilidades, tradições, técnicas, conhecimentos, comportamento e língua. Aqueles que se dedicam a pesquisar sobre a etnia consideram também as características genéticas como características étnicas.

A etnia mais numerosa eram a dos tupis-guaranis, e foram com eles que os portugueses travaram contato. Os tupis conheciam a natureza, tinham nomeado os montes, praias e rios, sabiam quais as ervas eram nocivas ou não. Tudo isso foi ensinado aos portugueses.

Com antepassados indígenas, africanos, europeus e asiáticos, por exemplo, o brasileiro tem no seu DNA uma imensa e complexa mistura, como a própria cientista define: "O Brasil é provavelmente o país com maior miscigenação no mundo."

Mongolóides. Os mongolóides vivem em regiões extremas de temperatura, como esquimós e equatorianos, incluindo os chineses. O pêlo do corpo é ralo e possuem cabelo liso, escuro e grosso.