Quais são as três principais condicionantes do preço?

Perguntado por: enunes . Última atualização: 25 de abril de 2023
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As decisões de preço são influenciadas por três fatores básicos: custo, clientes e concorrentes. Muitos gestores afirmam que fixam os preços a partir do custo mais margem.

São elas, por ordem: os custos, o mercado e a concorrência.

Para montar a estratégia de preço do seu negócio, você deve considerar os três pilares que apontamos no tópico anterior:

  • Custos e despesas;
  • Margem de lucro;
  • Preços da concorrência.

O processo de formação de preço nada mais é do que a análise realizada pelo empreendedor ao definir qual será o valor cobrado por determinado produto ou serviço oferecido por ele, levando em consideração alguns fatores, como custos, margem de lucro, despesas fixas e variáveis, dentre outros elementos.

Resposta: - O conhecimento do cliente sobre os preços de serviços. - O papel dos custos não monetários. - O preço é um indicador da qualidade dos serviços.

Para definir o preço adequado de venda de um produto ou serviço você precisa analisar o equilíbrio entre o preço de mercado e o valor dos seus custos e despesas totais. O valor do seu produto deve igual ao custo das matérias primas ou hora de serviço, somado às despesas variáveis e fixas para realizar uma venda.

Dessa forma, pode-se dizer que o preço de algo é determinado pelo próprio consumidor, pois quando esses passam a buscar mais um produto qualquer, o produtor eleva o seu preço, fazendo com que o consumidor pague mais se deseja adquirir o mesmo.

Segundo ela, a precificação deve ser coerente com os custos, oferecer valor agregado ao cliente, seguir padrões de mercado e considerar a percepção de valor do consumidor. Além disso, deve levar em consideração os diferenciais e benefícios dos produtos ou serviços em questão para valorizar esse preço.

Componentes do preço

  • Custo variável e Fixo. O custo é o primeiro componente considerado. ...
  • Custos Fixos. São chamados custos fixos todos os valores que não aumentam nem diminuem de acordo com o volume de vendas.
  • Variáveis. ...
  • Depesa. ...
  • Exemplos para ambos os conceitos – Componentes do preço.

O mesmo autor elenca que esses objetivos normalmente são explorados por meio de cinco estratégias de preços que são as mais comuns e recorrentes: Retorno sobre o Investimento, Objetivos de Concorrência, Preços Promocionais, Fatia de Mercado e Fluxo de Caixa.

As estratégias de precificação são técnicas utilizadas para definir o preço de um serviço ou produto de forma que ele gere lucro para o negócio. Com elas, é possível ter informações mais precisas sobre os consumidores e a demanda, aumentando as chances de o preço definido ser certeiro.

Toda empresa se sustenta em 3 pilares fundamentais: produto, processos e pessoas. Falar de PRODUTO é falar de atributos, qualidade, tecnologia, variedade (mix), estoque e exposição.

Os três pilares
Missão, visão e valores são os pilares essenciais na construção da cultura de sua empresa e fortalecimento do capital humano. Os três conceitos são interligados e muitas vezes podem ser confundidos. Então, é importante entendermos bem suas definições.

Seja qual for o tamanho do seu negócio, você deve exercer essas quatro funções: planejar, organizar, dirigir e controlar.

  • Planejar. Significa definir os objetivos da empresa e de que maneiras eles serão alcançados. ...
  • Organizar. ...
  • Dirigir. ...
  • Controlar. ...
  • Equilíbrio nas funções administrativas.

Para precificar corretamente um bem ou um serviço, você deve considerar, além da cobertura total dos custos, o valor agregado da marca, os preços da concorrência, o perfil do consumidor que você quer atingir, entre outros fatores.

A formação do preços no varejo

  • Margem de contribuição;
  • Markup;
  • Precificação baseada na concorrência;
  • Precificação baseada no lucro;
  • Percepção de valor;

A estrutura de preços, ou precificação – “pricing”, dos produtos ou serviços oferecidos pela empresa é uma das tarefas mais importantes ao longo do processo deplanejamento financeiro.

Processo de compra é o trajeto que um consumidor percorre desde que sente a necessidade de comprar algo até o momento em que faz a compra. Essa jornada envolve o reconhecimento do problema, a busca por informações, a avaliação das alternativas, a decisão de compra e a avaliação pós-compra.

Quais são os itens a serem considerados na formação do preço do produto? Impostos – Lucros – Custos.

O preço de venda é um fator que influencia o cliente em suas decisões de compra. Em mercados com um grande número de concorrentes, as empresas precisam ter certeza de que estão oferecendo a melhor oferta sem perder a lucratividade.

Você sabe o que cada um significa e qual aplicar em seu negócio? Preço é a quantia em dinheiro que é paga por um determinado produto ou serviço. Já o Valor é o que é atribuído ao seu produto e o que ele proporciona para o cliente, o valor não pode ser estimado em dinheiro e pode ser diferente para cada cliente.