Quais são as três principais categorias teóricas da economia política?

Perguntado por: lcarvalho5 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

O nome passou a ser utilizado para o estudo das relações de produção, especialmente entre as três classes principais da sociedade capitalista ou burguesa: capitalistas, proletários e latifundiários.

126) O modo de produção capitalista, o conjunto das relações sociais, as leis do capital, atuando como processo-movimento como um todo, que confere sentido às partes, aos indivíduos e aos capitais particulares, é que constituem o objeto complexo da Economia Política.

A Escola Econômica Clássica, verificada no final do século XVIII, caracteriza-se pelo entendimento do equilíbrio automático das forças de oferta e demanda de mercado, através dos preços (HUGON, 1956). Smith (1776) faz uso do termo “mão invisível” para explicar a característica de auto-regulagem do sistema econômico.

Sistemas econômicos e sociedade: capitalismo, comunismo e Terceiro Mundo.

A Ciência Econômica possui diversas correntes e divisões. Do ponto de vista da corrente neoclássica, a Economia é estudada em dois níveis: a Microeconomia e a Macroeconomia.

As políticas econômicas são compostas por três políticas, a monetária, a fiscal e a cambial.

Os principais objetivos da política econômica são manter o equilíbrio da economia e promover o seu crescimento sustentável, a fim de garantir o bem-estar da sociedade. Eles podem ser atingidos por meio do controle da inflação, da geração de empregos, da estabilização da moeda ou da taxa de juros.

Esses avanços em relação à economia política permitiram a Marx problematizar alguns pressupostos desse campo do conhecimento. A economia política apresentava as diferenças entre valor de uso e valor de troca, assim como entre preço de mercado e preço de custo.

As 3 principais políticas econômicas no Brasil: fiscal, monetária e cambial.

O primeiro a utilizar o termo “Economia Política” foi o francês Antoine Montchrétien, em sua obra Traité de l'Economie Politique (Tratado de Economia Política), publicada em 1615.

Política econômica: conheça os seus instrumentos e objetivos

  • Tributação;
  • Orçamentos governamentais;
  • Oferta monetária;
  • Taxa de juros;
  • Mercado de trabalho.

Economistas clássicos se focaram na tendência do mercado de atingir o equilíbrio no longo prazo. Os economistas clássicos foram originalmente designados por Karl Marx para se referir à David Ricardo, James Mill e seus predecessores, ou seja, os fundadores da teoria que culminou a chamada economia ricardiana.

Doutrina econômica que defende a ação do Estado na economia
O keynesianismo é uma teoria econômica formulada pelo economista John Maynard Keynes (1883 - 1946), que defende que deve haver a plena ação do Estado nas políticas econômicas de um país para atingir o pleno emprego e o equilíbrio econômico.

O que é o Keynesianismo? A doutrina Keynesiana ficou conhecida como uma “revisão da teoria liberal”. Nesta teoria, o Estado deveria intervir na economia sempre que fosse necessário, afim de evitar a retração econômica e garantir o pleno emprego.

As principais atividades que contribuem para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) são a agropecuária, o setor de serviços, indústria e comércio.

A oferta e a procura são as duas funções mais importantes de um sistema econômico.