Quais são as três principais características da atitude filosófica?
Apesar de possuir uma definição geral, a atitude filosófica apresenta quatro aspectos que podem complementar sua definição: o espanto, a dúvida, o rigor e a insatisfação.
Qual a primeira característica da atitude filosófica?
A primeira característica da atitude filosófica é negativa, isto é, um dizer não ao senso comum, aos pré-conceitos, aos pré-juízos, aos fatos e às idéias da experiência cotidiana, ao que “todo mundo diz e pensa”, ao estabelecido.
Quais são as características da atitude filosófica?
Resposta. Resposta: Sim, uma das características da atitude filosófica é a postura positiva de questionamento e reflexão crítica sobre as coisas, ideias, fatos, situações, comportamentos e valores que nos cercam.
Qual a característica negativa e positiva da atitude filosófica?
A negativa surge quando se toma uma distância dos fatos da vida, ou seja, nega-se a experiência cotidiana que é pautada em crenças e ao mesmo tempo questiona-se quais são suas causas e sentido; a atitude filosófica positiva também baseia-se em questionamentos, só que procura compreender as ideias, os fatos, as ...
O que é uma atitude filosófica positiva?
A atitude filosófica positiva, por outro lado, significa que, após ter desconfiado do óbvio e ter se recusado a seguir o caminho que usualmente as pessoas seguiriam, a pessoa filósofa investiga a questão que se colocou em busca de justificações e explicações.
Quais são as três exigências básicas para a reflexão filosófica?
Para que uma reflexão possa ser adjetivada de filosófica é preciso que se satisfaça uma série de exigências que vou resumir em apenas três requisitos: a radicalidade, o rigor e a globalidade.
Quais são os 3 conjuntos de questões que organizam a reflexão filosófica?
Resposta verificada por especialistas
Esta pergunta abre margem para interpretação, mas, de um modo geral, os três conjuntos de questões que organizam a reflexão filosófica são: Por que, O que e Para que, perguntas relacionadas à 3 aspectos diferentes da experiência humana: pensamento, discurso e ação.
Quais as principais características da filosofia em seu início?
O que dá início ao surgimento da filosofia, é portanto a necessidade que os gregos de entender o mundo a partir de explicações racionais, com apresentação de provas incontestáveis, de argumentos bem formulados e com boa base teórica, uma vez que as explicações mitológicas já não se mostravam suficientes.
O que caracteriza a reflexão filosófica?
sobre: Filosofia
A reflexão é o movimento pelo qual o pensamento volta-se para si mesmo, interrogando a si mesmo. A reflexão filosófica é tida como radical porque é um movimento de volta do pensamento sobre si mesmo para conhecer-se a si mesmo, para indagar como é possível o próprio pensamento.
Qual é a primeira e a segunda característica da atitude filosófica?
A atitude filosófica é semelhante aos procedimentos científicos, isto é, desenvolve teorias e experimentos para comprovar a verdade. Dada à segunda característica, a atitude filosófica é positivista. Todos nós temos algum tipo de filosofia, porque pensar diferentemente da maioria já é uma atitude filosófica.
Qual é a importância da atitude filosófica?
A importância da atitude filosófica está nos atos de avaliar os diversos dogmatismos que assombram o mundo e que são impermeáveis ao diálogo. Está no questionamento das operações ideológicas que manipulam o real. Está no enfrentamento aos fanatismos que cegam.
Quais as características da reflexão filosófica a São duas racionalidade e argumentação B são três radicalidade rigor e a globalidade C apenas uma cognitiva?
Resposta. São três: radicalidade, rigor e a globalidade. Radicalidade é a investigação que busca a raiz do problema; o rigor é sistemática, utilizando métodos, e a globalidade "é o conjunto, o todo".
O que é uma atitude filosófica?
Uma atitude filosófica é o comportamento que leva alguém a questionar o sentido da vida, o universo e tudo mais. É o processo de buscar as respostas para as grandes questões da existência humana.
Por que que a atitude filosófica e racional?
a filosofia é nada mais, nada menos que: a procura do conhecimento, e o equilíbrio interpessoal em relação do bem e do mal...ou seja, a atitude filosófica é racional, porque expande e deriva do saber, de fatos ou não, dependendo da forma do pensamento.. a filosofia é nada mais, nada menos que: a procura do conhecimento ...
Por que atitude filosófica é uma atitude crítica?
A crítica é entendida como uma atitude filosófica que precisa ser reativada frequentemente, por problematizar as relações entre saber/poder/sujeito, sem pressupor nenhum privilégio cognitivo; e a ética entendida como o trabalho pelo qual o sujeito constitui a si mesmo.
O que é ter uma atitude reflexiva?
Reflectir implica um distanciamento das coisas, para as poder voltar a olhar de outra forma. Designa-se esta última atitude por reflexiva.
O que significa ter uma atitude crítica?
Mas uma atitude crítica é também conseguir distinguir o verdadeiro do falso pensando no nosso próprio caso. E é reconhecer que, como os outros, também nós podemos estar errados e que em certas ocasiões devemos mudar de ideias.
O que é atitude filosófica Cite exemplos?
A Atitude Filosófica possui como ponto de partida a negação do comum e o questionamento. Dizer não aos hábitos e costumes para só depois de passar pelo crivo da razão, afirmar ou concordar com algo. Negar as certezas do senso comum é o primeiro momento do método proposto pela filosofia.
Como definir uma atitude filosófica?
De maneira geral, define-se atitude filosófica como um comportamento de um grupo ou indivíduo em que são adotadas posturas críticas pautadas na racionalidade em relação aos acontecimentos. A atitude filosófica é, então, romper com o senso comum, com aquilo que é imposto socialmente.
O que é atitude filosófica negativa?
A primeira característica da atitude filosófica é negativa, isto é, um dizer não ao senso comum, aos pré-conceitos, aos pré-juízos, aos fatos e às idéias da experiência cotidiana, ao que "todo mundo diz e pensa", ao estabelecido.
Quais são as 3 principais perguntas da filosofia?
Perguntar “o que é?”, “como é?” ou “por que é?” é formular um problema, e responder a essa pergunta é criar um conceito.