Quais são as três partes da pirâmide de etária?

Perguntado por: ecavalcanti . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 15 votos

A representação dos dados é disposta em três partes do formato piramidal: base, corpo e topo.

Tradicionalmente, uma população é dividida em três faixas etárias:

  1. Jovens - Indivíduos de até 19 anos;
  2. Adultos - Indivíduos com idade entre 20 até 59 anos;
  3. Idosos - Indivíduos de 60 anos em diante.

Pirâmides etárias são representações gráficas da estrutura populacional de um determinado lugar elaboradas conforme a idade e o sexo da população total.

A população de 30 anos ou mais de idade registrou um crescimento, atingindo 55,5% em 2020 e 56,1% em 2021- estimativas maiores que a de 2012 (50,1%). Em 2021, os grupos de 30 a 39 anos, correspondiam a 16,1% da população residente. Já os grupos de 40 a 49 anos, 14,0%; de 50 a 59 anos, 11,4% e 60 anos ou mais, 14,7%.

A pirâmide etária do Brasil é uma pirâmide transitória, chamada de pirâmide adulta, pois a maior concentração da população está entre as faixas de 20 a 59 anos.

Pessoas classificadas por idade desde o nascimento (RECÉM-NASCIDO) até octogenários e mais idosos (IDOSOS DE 80 ANOS OU MAIS).

A estrutura etária de uma população costuma ser dividida em três faixas: os jovens, que são do nascimento até 19 anos; os adultos, dos 20 anos até 59 anos e os idosos, que vai dos 60 anos em diante.

As Pirâmides Etárias são gráficos utilizados para se compreender as dinâmicas populacionais de países ou regiões. Por meio delas pode-se chegar a conclusões de planejamento demográfico por parte de governos e instituições, uma vez que elas relatam a natalidade e a expectativa de vida de uma população.

Estrutura demográfica é a classificação da população em grupos determinados e segundo certos critérios, tais como etnia (estrutura étnica), idade e sexo (estrutura etária) e ocupação profissional (população ativa e inativa).

As pirâmides etárias são representações gráficas que apresentam duas variáveis. A primeira delas se refere à divisão da população por sexo; já a segunda indica a divisão por idades da população total.

O Formato piramidal (qual classifica o nome desse gráfico) surge quando há mais população jovem do que adulta e idosa, formando uma estrutura de pirâmide, com a base mais larga que se estreita até chegar ao topo, mostrando que o número de população entre adultos e idosos diminui em comparação ao número de jovens.

Os gráficos de pirâmide etária apresentam informações sobre sexo (Masculino e Feminino) e idade (jovens, adultos e idosos) e possibilitam que outras informações sobre o número de habitantes e sua distribuição sejam analisadas. Neste sentido, essa lista mostra a predominância destes aspectos no caso do Brasil.

Hoje, cerca de 50% das pessoas compõem o PEA (População economicamente ativa), que representa as pessoas que trabalham ou estão à procura de trabalho, e 32% formam a população inativa, pessoas que não estudam, não trabalham e não estão à procura, ou ainda não possuem idade compatível.

Vejamos: Populoso (população absoluta): é a quantidade total de habitantes de um determinado lugar.

“São consideradas jovens as pessoas com idade entre 15 (quinze) e 29 (vinte e nove) anos de idade.” - Aos adolescentes com idade entre 15 (quinze) e 18 (dezoito) anos aplica-se o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90) e o Estatuto da Juventude (Lei 12.852/13).

adjetivo Que diz respeito à idade; próprio de uma determinada idade; etático: o curso abarca o grupo etário de pessoas jovens; ela já está na faixa etária dos que prestam vestibular. Etimologia (origem da palavra etário). A palavra etário deriva do latim "aetas,atis", que significa idade.

Resposta verificada por especialistas
2) As faixas etárias são representadas no eixo vertical da pirâmide, ou seja, de cima para baixo.

Existem quatro tipos principais de pirâmides etárias: pirâmide jovem, pirâmide adulta, pirâmide rejuvenescida e pirâmide envelhecida.

Os indicadores demográficos são valores criados pela demografia para mensurar, por exemplo, a variação no número de nascimentos ao longo do tempo. Também podem ser observadas a quantidade de mulheres engravidando em cada faixa etária, entre outros fatores.

Um local densamente povoado é um local com muitos habitantes por metro quadrado. Um local populoso é um local com uma população muito grande em termos absolutos.

As características da Pirâmide Etária Brasileira são típicas de um país em franca transição demográfica, a qual vem apresentando-se de forma brusca ultimamente. A taxa de natalidade está caindo num ritmo mais acentuado do que a taxa de mortalidade.