Quais são as três partes da Liturgia Eucarística?

Perguntado por: icaldeira . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.9 / 5 16 votos

Possui três partes: preparação e apresentação das oferendas, Oração Eucarística e comunhão. Terminada a oração universal, o celebrante e o povo sentam se, e o altar, mesa do Senhor, centro da liturgia eucarística, é preparado.

Por isso, a Liturgia da Palavra compreende os seguintes momentos: primeira leitura, salmo responsorial, segunda leitura, aclamação ao Evangelho, proclamação do Evangelho, homilia, Profissão de Fé e Oração Universal.

Oração Eucarística
Começa pelo prefácio, que é um agradecimento que se eleva a Deus Pai pela ação salvífica realizada pelo Filho, a qual se conclui no canto do “Santo”.

Como dissemos o Ano Litúrgico é cíclico e por isso o ano litúrgico é dividido em: Tempo do Advento, Tempo do Natal, Tempo da Quaresma, Tempo da Páscoa e Tempo Comum. Divide-se assim para animar a vida da Igreja e dar um sentido para as celebrações de cada tempo.

A Santa Missa é dividida em duas partes. Uma que faz a Celebração da Palavra e a outra em que acontece a Celebração Eucarística. Mas também podemos dizer que ela é dividida em Ritos Iniciais, Rito da Palavra, Rito Sacramental (ou Rito Eucarístico) e Ritos Finais.

De modo geral, a Celebração Eucarística se divide em duas partes principais: a Liturgia da Palavra e a Liturgia Eucarística. Antes da Liturgia da Palavra temos os Ritos Iniciais e, após a Liturgia Eucarística, os Ritos Finais.

No total, o Rito Latino possui 14 orações eucarísticas, sendo que algumas são mais longas e outras mais breves; umas só podem utilizar-se em determinados dias ou circunstâncias, enquanto que outras podem ser utilizadas sempre.

A celebração eucarística ou santa missa se estrutura em duas grandes partes: liturgia da Palavra e liturgia Eucarística. A primeira se realiza desde o ambão; a segunda, desde o altar. Ambão e Altar são, portanto, os objetos centrais no santo sacrífico da missa.

É o momento das leituras, que termina com as preces da comunidade. A Liturgia Eucarística acontece a partir do ofertório e vai até o final da oração eucarística. Ela nos prepara para vivenciarmos o Mistério da Comunhão.

Existem várias manifestações de liturgia, como a liturgia ambrosiana, liturgia de S. João Crisóstomo, liturgia moçárabe, liturgias orientais. Existe a liturgia das horas, sendo esse nome a designação de leituras para horas diferentes do dia, com hinos e passagens bíblicas.

O que é a Eucaristia:
É também chamada de comunhão. Eucaristia significa reconhecimento, ação de graças, em grego. Um dos sete sacramentos, a eucaristia ou comunhão é o ato de recebimento da hóstia consagrada, o símbolo do corpo de Cristo.

Liturgia eucarística. É a parte mais importante da Missa, do ponto de vista litúrgico, pois contém a sua parte central, a Consagração (oferta e Comunhão do Pão e do Vinho). Onde o pão e vinho, segundo a fé católica, se tornam o Corpo e Sangue de Jesus Cristo.

Os Ritos Finais são compostos dos avisos ou agradecimentos, da bênção final e da despedida final. Vejamos cada um deles: AVISOS OU AGRADECIMENTOS: é o momento no qual se comunica à comunidade alguma atividade que acontecerá na paróquia.

ADVENTO – Inicia-se o ano litúrgico. Compõe-se de 4 semanas. Começa 4 domingos antes do Natal e termina no dia 24 de dezembro.

Sobre o Altar, que sempre está coberto com uma toalha branca no momento da Celebração Eucarística, antes da apresentação das oferendas, se estende o corporal, alfaia sobre a qual serão dispostos os cibórios com a hóstias, o cálice com a água e o vinho, e a patena com a hóstia grande do celebrante.

Solenidade da Epifania do Senhor, no Domingo entre 2 e 8 de janeiro.