Quais são as três Megalopóles dos EUA e onde cada uma se localiza?

Perguntado por: iescobar6 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

RESPOSTA: Boswash, no nordeste dos Estados Unidos, em cujos extremos se localizam Boston e Washington; Chipitts, na região dos Grandes Lagos, com Chicago e Pittsburg nas extremidades; e Sansan, na costa oeste do país, com San Francisco e San Diego em seus limites.

Com população de aproximadamente 52 milhões de habitantes, é a maior megalópole do mundo, e abrange as seguinte metrópoles:

  • Boston região metropolitana.
  • Nova Iorque (região metropolitana)
  • Filadélfia (região metropolitana)
  • Baltimore (região metropolitana)
  • Washington, DC (região metropolitana)

Só nos Estados Unidos existem três megalópoles, mas é no Japão que se encontra a maior delas.

Analisando o cenário dos Estados Unidos, pode-se identificar que maior megalópole norte-americana na atualidade compreende Boston, seguida de Nova Iorque e Filadélfia. Nota-se o poderio norte-americano quando três maires.

Atualmente, o maior exemplo de megalópole do mundo está no Japão, interligando as metrópoles de Tóquio, Osaka e Kitakyushu, além de centenas de outras cidades que compõem o seu entorno.

Essas cidades localizam-se sobretudo na Ásia, embora existam exemplos na África, América Central e América do Sul. A cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, que na década de 1950 era a maior aglomeração do planeta com 12 463 000 de habitantes.

Megalópole seria o aglomerado (conurbação) de várias metrópoles ou regiões metropolitanas como, por exemplo, a faixa que se estende pela costa norte-americana desde Boston a Washington e compreende Nova York, Filadélfia e Baltimore, constituindo a maior megalópole do mundo.

Conceito de Metrópole
A principal metrópole brasileira é São Paulo. Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, e Brasília também ocupam o posto de metrópoles no País. Em outros países, os exemplos mais conhecidos são: Tóquio, Nova Iorque, Cidade do México, Paris e Londres.

As cidades mais populosas são Nova Iorque, Los Angeles, Chicago e Dallas.

BOSWASH: a megalópole central de uma imensa megalópole dos Estados Unidos, de aproximadamente 700 quilômetros de comprimento, denominada Boswash – nome formado pelas abreviaturas de Boston e Whshington, pontos extremos da área pela qual ela se estende.

O conceito de megacidade é similar ao de uma cidade global, visto que ambas são cidades que possuem mais de 10 milhões de habitantes e um crescente grau de urbanização e de desenvolvimento. A diferença apontada pela autora Saskia Sassen é referente a hierarquia de importância geopolítica das cidades.

Los Angeles
Los Angeles está na segunda posição da lista.

A capital paulista, por sua vez, é a única cidade brasileira a ser considerada uma megalópole.

Tóquio

Tóquio está em primeiro lugar na lista como a cidade mais populosa e também a maior do mundo. São mais de 37 milhões de habitantes. Delhi, na Índia, e Xangai, na China, estão na segunda e terceira posições.

A baixada Santista e a região de Campinas, que juntamente com o vale do Paraíba, formam a primeira megalópole brasileira entre São Paulo e Rio de Janeiro, agrupam um conjunto de treze cidades-satélites.

MEGALÓPOLE RENANA: localizada na Europa Ocidental junto ao Vale do Reno, esta megalópole estende-se por territórios da Alemanha e dos Países Baixos e inclui metrópoles com Amesterdão, Dusseldorf, Colónia, Bona e Estugarda; a sua população atinge os 33 milhões de habitantes.