Quais são as três linhas de defesa do sistema imunológico?

Perguntado por: spacheco . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

(linfócitos T) são glóbulos brancos que estão envolvidos na imunidade adquirida. Existem três tipos: helper, killer (citotóxicas) e regulatórias.

A segunda linha de defesa: imunidade natural
Caso o patógeno estranho consiga atravessar a primeira linha de defesa, entrará em ação a imunidade inata (natural), caracterizada por mecanismos não específicos celulares (mastócitos, neutrófilos e macrófagos) e humorais (lisozima, interferon e complementos).

As primeiras células de defesa a entrarem em ação são os macrófagos, que identificam as substâncias estranhas infiltradas no organismo, dando o alerta para o sistema imunológico.

O sistema inato é nossa primeira linha de defesa contra organismos invasores enquanto que o sistema imune adaptativo age como uma segunda linha de defesa e também protege contra re-exposição ao mesmo patógeno.

Os microrganismos patogênicos que cruzam as barreiras físicas são encontrados em seguida pela segunda linha de defesa. Esta reposta imune inata envolve na maior parte pilhas imunes (fagócitos) e proteínas para reconhecer e eliminar todos os microrganismos patogênicos que encontrados no corpo humano (inespecífico).

Podemos classificar a imunidade de diferentes formas: inata ou adaptativa e ativa ou passiva. A imunidade inata é aquela presente em todos os organismos desde o nascimento, enquanto a adaptativa é aquela que adquirimos durante a vida.

O sistema imunológico possui vários órgãos linfoides, incluindo timo, nódulos linfáticos, baço e amídalas, agregados de tecido linfoide nos órgãos não linfoides, como as placas de Peyer no intestino, grupos de células linfoides dispersas pelos tecidos conectivo e epitelial do corpo; assim como por toda a medula óssea e ...

Linfócito é um tipo de célula que faz parte da defesa imediata do corpo, atuando contra células cancerígenas e infecções virais.

medula óssea

A medula óssea produz células de defesa, como os linfócitos do tipo T. Algumas dessas células se diferenciam no timo, sendo capazes de reconhecer proteínas estranhas ao nosso organismo.

Os linfócitos T são sabidamente células com funções imunológicas de efetuação de respostas antivirais, seja através da produção de citocinas ou eliminando ativamente células infectadas. Alguns grupos foram então analisar as células T para verificar se elas seriam capazes de reconhecer os antígenos do SARS-CoV-2.

Fagocitose, liberação de mediadores inflamatórios, ativação de proteínas do sistema complemento, bem como síntese de proteínas de fase aguda, citocinas e quimiocinas são os principais mecanismos na imunidade inata.

Os principais componentes da imunidade inata são:

  • Barreiras físicas e mecânicas;
  • Barreiras fisiológicas;
  • Barreiras celulares;
  • Barreira inflamatória.

A imunidade inata é aquela que nasce conosco, que oferece uma defesa imediata para frear o avanço de invasores no corpo, mesmo que de maneira genérica. A imunidade adaptativa é desenvolvida ao longo da vida, mediante exposição e aprendizado sobre como combater esses invasores de maneira específica.

No modelo de Três Linhas de Defesa, o controle da gerência é a primeira linha de defesa no gerenciamento de riscos, as diversas funções de controle de riscos e supervisão de conformidade estabelecidas pela gerência são a segunda linha de defesa e a avaliação independente é a terceira.

Fagocitose, liberação de mediadores inflamatórios, ativação de proteínas do sistema complemento, bem como síntese de proteínas de fase aguda, citocinas e qui- miocinas são os principais mecanismos na imunidade inata.

A segunda linha são os órgãos e profissionais de staff que tem como objetivo apoiar a gestão para que cumpram com suas responsabilidades de primeira linha, fornecendo conhecimento e ferramentas adequadas para este processo.

O antígeno se define como moléculas que podem se ligar a anticorpos, ou seja, elas promovem uma resposta de nosso sistema imunológico.

As células do sistema imune são responsáveis por atuar diretamente na defesa contra microorganismos.
...
As principais células do sistema imune são:

  • Células apresentadoras de antígenos;
  • Linfócitos;
  • Mastócitos;
  • Células NK;
  • Linfócitos polimorfonucleares.

Sistema imunológico, sistema imunitário ou sistema imune é um sistema do corpo humano que tem a função de proteger contra diferentes agentes, tais como vírus e bactérias.