Quais são as três linhas de defesa do corpo?

Perguntado por: acardoso . Última atualização: 12 de janeiro de 2023
4.4 / 5 12 votos

Linhas de defesa

  • Barreiras físicas.
  • Glóbulos brancos.
  • Moléculas, como anticorpos e proteínas do complemento.
  • Órgãos linfoides.

Os leucócitos ou glóbulos brancos são importantes células de defesa do nosso organismo que são produzidas na medula óssea e, posteriormente, migram para diferentes partes do nosso corpo. Eles podem ser divididos em granulócitos e os agranulócitos.

A imunidade adquirida ou adaptativa, apesar de ser a segunda linha de defesa do organismo, possui grande importância, já que é por meio dela que são geradas as células de memória, evitando que infecções pelo mesmo microrganismo ocorram ou, caso ocorram, sejam mais brandas.

A imunidade inata conhecida também como imunidade natural diz respeito a um complexo de defesa que o indivíduo já possui desde o nascimento. Ele é considerado como a primeira linha de defesa do organismo e corresponde às barreiras químicas, físicas e biológicas.

A defesa do corpo é extremamente organizada. O sistema imunológico é composto por várias células e cada uma exerce uma função específica. Os macrófagos, por exemplo, capturam os invasores e alertam o organismo, enquanto os linfócitos identificam as células estranhas e iniciam a produção de anticorpos.

O sistema imune inato fornece a primeira linha de defesa, que é dividida amplamente em duas categorias – físicas/barreiras químicas e na resistência não específica.

A imunidade ativa ocorre quando a exposição a um organismo doente aciona o sistema imunológico para produzir anticorpos contra essa doença.

Leucócitos: tipos e funções

  • NEUTRÓFILOS: Responsáveis pela proteção contra infeções bacterianas. ...
  • EOSINÓFILOS: Responsáveis pela defesa contra parasitas e pelo fenómeno da alergia.
  • BASÓFILOS: Permitem a dilatação dos vasos sanguíneos.
  • LINFÓCITOS: Responsáveis pela produção de anticorpos. ...
  • MONÓCITOS:

Os linfócitos são parte de um grupo de células chamadas leucócitos (glóbulos brancos) que integram o nosso sistema imunológico, combatendo agentes agressores que podem causar infecções.

O sistema inato é nossa primeira linha de defesa contra organismos invasores enquanto que o sistema imune adaptativo age como uma segunda linha de defesa e também protege contra re-exposição ao mesmo patógeno.

Mas o papel mais importante da pele é o facto de ser a primeira linha de defesa do nosso corpo. Ela protege-nos e ajuda-nos a manter saudáveis devido: A manutenção do equilíbrio de fluidos no corpo. Retém a hidratação e impede a perda de hidratação.

Os anticorpos são proteínas produzidas por nossas células de defesa que impedem que organismos patogênicos desencadeiem danos ao organismo. Eles são produzidos por um tipo especial de leucócito, o linfócito B (plasmócito, quando maduros), que é produzido pela medula óssea e distribuído pelo corpo via sistema linfático.

As barreiras naturais são constituídas pela pele, pelas membranas mucosas, pelas lágrimas, pela cera dos ouvidos, pelo muco e pelo ácido gástrico.

As barreiras físicas compõem a primeira linha de defesa do organismo. São elas a pele, a saliva, o muco, as lágrimas e os pelos. A saliva, o muco e as lágrimas contêm enzimas que destroem as membranas dos patógenos.