Quais são as três leis da Bíblia?

Perguntado por: oramires . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 15 votos

Introdução ao jusnaturalismo teológico: lei moral, lei cerimonial e lei civil ou judicial.

Começo com o que Jesus ensinou sobre quais eram os dois grandes mandamentos. “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.”

Levítico livro das LEIS de DEUS Bíblia Real: Antigo Testamento Moisés Bezerra da Silva eBook Kindle. Livro das LEIS de DEUS esclusivo atualizado e reescrito pelo sucessor de nosso Senhor Jesus, e escrito no passado pelo rei Moisés Bezerra da Silva.

A lei do evangelho é amar a Deus acima de tudo e ao próximo como a si mesmo. O amor nunca busca o mal, ou o que seja do próprio interesse, não se conduz inconvenientemente, não é preconceituoso, enfim, o amor faz somente o bem ao seu semelhante.

Enquanto a Lei de Deus foi escrita pelo próprio dedo de Deus, em duas tábuas de pedra, a Lei Cerimonial ou Lei de Moisés foi escrita por este, num livro. Esta lei destinava-se a regular as cerimónias e diversos aspectos do quotidiano do Povo de Israel, quando este entrou na Terra Prometida.

Deuteronômio deriva de uma palavra grega e significa “segunda lei”. O Deuteronômio é o último dos cinco livros do Pentateuco e ao mesmo tempo faz ligação com os escritos históricos ou História Deuteronomista.

Ainda de acordo com a história judaico-cristã, Deus convoca Moisés e, com o seu próprio dedo, escreve a lei em pedra, Os 10 Mandamentos.

Na Bíblia, existem os Dez Mandamentos, ou Decálogo, que consistem em dez regras dadas por Deus ao Seu povo, para que tivessem uma vida mais feliz e próspera. O Senhor deu esses mandamentos a Moisés, que os escreveu em tábuas de pedra. Os Dez Mandamentos se encontram em Êxodo 20.

Esse Livro Terceiro está subdividido em doze Capítulos: A LEI DIVINA OU NATURAL; LEI DE ADORAÇÃO; LEI DO TRABALHO; LEI DE REPRODUÇÃO; LEI DE CONSERVAÇÃO; LEI DE DESTRUIÇÃO; LEI DE SOCIEDADE; LEI DO PROGRESSO; LEI DE IGUALDADE; LEI DE LIBERDADE; LEI DE JUSTIÇA, DE AMOR E DE CARIDADE; e PERFEIÇÃO MORAL.

Os Mandamentos da Lei de Deus, ou Decálogo, são as dez frases que o próprio Deus escreveu em tábuas de pedra, conforme o relato do livro do Êxodo (Capítulo 20) e do livro do Deuteronômio (capítulo 5).

Viemos à Terra para provar que estamos dispostos a obedecer aos mandamentos do Nosso Pai nos Céus. Os mandamentos são-nos dados porque o Pai Celestial nos ama. A nossa obediência aos mandamentos é, por outro lado, uma expressão do nosso amor para com Ele[2] .

Vade Mecum

O Vade Mecum é, por sua vez, um livro que reúne todas as leis do país.

A lei de Deus resume-se em amor. A Bíblia diz em Mateus 22:37-40: “Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.

Romanos 8. A lei de Cristo traz vida e paz — Aqueles que são adotados como filhos de Deus tornam-se co-herdeiros com Cristo — Os eleitos de Deus são preordenados para a vida eterna — Cristo intercede pelo homem.

Devemos obedecer os mandamentos da lei do Senhor nosso Deus (Lc 9,22-25) A verdade é uma só: para viver o caminho da vida e não o caminho da morte, é preciso caminhar na obediência: aos mandamentos, às leis e aos decretos do Senhor, nosso Deus.

Em uma sociedade, a função das leis é controlar os comportamentos e ações dos indivíduos de acordo com os princípios daquela sociedade. No âmbito do Direito, a lei é uma regra tornada obrigatória pela força coercitiva do poder legislativo ou de autoridade legítima, que constitui os direitos e deveres numa comunidade.

Os princípios são mandamentos de otimização, ou seja, normas que exigem que algo seja realizado na maior medida possível diante das condições fáticas e jurídicas que existirem. As regras e os princípios possuem o mesmo grau de abstração. Os princípios e as regras realizam totalmente o mandamento existente na norma.

Em Doutrina e Convênios 82:8–10, aprendemos que os mandamentos nos ajudam a compreender a vontade de Deus e, quando obedecemos a eles, nossas ações se transformam em nossa salvação. De fato, quando obedecemos a Deus, Ele está “obrigado” a nos dar todas as bênçãos que prometeu (versículos 9–10).

Dessa forma, podemos concluir que os Mandamentos são a BASE de toda a estrutura da Lei. Onde os estatutos estão subordinados aos mandamentos, e os preceitos aos estatutos. Já os juízos, que são as punições pela transgressão contra a lei, seriam aplicados de acordo com a gravidade de cada categoria.

Ele disse certa vez: “Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para cumprir. –[...] Quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar os outros, será considerado o menor no Reino dos Céus.

De acordo com a visão padrão, 26 dos 613 mandamentos se aplicam apenas na Terra de Israel. De uma maneira geral, as leis e costumes podem ser classificadas da seguinte forma: Leis em força no tempo do Templo de Jerusalém e em conexão com o serviço do Templo.