Quais são as três lei de Newton?

Perguntado por: lsoares2 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

As leis de Newton são: Lei da Inércia, Princípio Fundamental da Dinâmica e Lei da Ação e Reação. Essas leis são usadas para determinar a dinâmica dos movimentos dos corpos. As leis de Newton estão entre as mais importantes leis da Física e são usadas para determinar a dinâmica dos corpos.

A terceira lei de Newton, conhecida como lei da ação e reação, afirma que, para toda força de ação que é aplicada a um corpo, surge uma força de reação em um corpo diferente. Essa força de reação tem a mesma intensidade da força de ação e atua na mesma direção, mas com sentido oposto.

A Segunda Lei de Newton do Movimento é F=ma, ou força é igual a massa vezes aceleração. Aprenda como usar a fórmula para calcular a aceleração.

A primeira lei de Newton, conhecida como lei da inércia, trata da resistência à mudança do estado de movimento; a segunda lei de Newton, conhecida como princípio fundamental da dinâmica, aborda a definição de força resultante e a sua relação com a aceleração; por último, a terceira lei de Newton, a lei da ação e reação ...

"A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade: as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas em sentidos opostos".

Newton nos ensinou que todo corpo continua em seu estado de repouso ou movimento, a menos que seja forçado a mudar aquele estado. Quem tá parado, fica parado. Quem tá andando, continua andando, sem mudar sua velocidade.

Confira as principais leis físicas que todo estudante de engenharia deve saber!

  • Princípio da Inércia. ...
  • Princípio Fundamental da Dinâmica. ...
  • Princípio da Ação e Reação. ...
  • Lei zero da Termodinâmica. ...
  • Primeira lei da termodinâmica. ...
  • Segunda lei da Termodinâmica. ...
  • Terceira lei da Termodinâmica.

As leis de Newton são um conjunto de três leis que explicam a dinâmica do movimento dos corpos, juntas elas formam as bases da mecânica clássica. Foram criadas por Isaac Newton e publicadas em 1687, em seu livro "Princípios Matemáticos da Filosofia Natural".

Mas afinal, quais são as Três Leis de Newton? Princípio da Inércia ou Primeira Lei de Newton; A Força ou Segunda Lei de Newton; Princípio da Ação e Reação ou Terceira Lei de Newton.

Isaac Newton publicou estas leis em 1687, no seu trabalho de três volumes intitulado Philosophiæ Naturalis Principia Mathematica. As leis expressam os princípios relacionados à dinâmica da matéria, ou seja, à estática ou movimento de objetos físicos.

A lei da ação-reação diz que se um corpo exercer uma força sobre outro, este último exerce sobre o primeiro uma força que tem a mesma direção, o mesmo valor, mas de sentido oposto ao da primeira força.

O valor do Newton hoje está em $ 0,000122, convertendo este valor para reais, um Newton vale R$ 0,000616.

Uma aplicação interessante da segunda lei de Newton é a força peso. Como sabemos, todo corpo próximo da Terra é atraído para ela por uma força gravitacional que chamamos de força peso.

A segunda lei também é conhecida como “princípio fundamental da dinâmica”, porque está basicamente regendo o movimento mais simples que um corpo pode fazer, que é se mover em linha reta.

As leis mais conhecidas são a lei do amor, a lei da evolução, a lei da atração, a lei do trabalho e a lei da prosperidade. Essas leis foram criadas por uma inteligência suprema, Deus, e tem o caráter da impessoalidade, da permanência, e da universalidade, ou seja, dirigem-se a tudo e a todos.

As leis das reações químicas são divididas em dois grupos: Leis Ponderais e Leis Volumétricas, portanto a Lei de Gay Lussac não participa das Leis Ponderais. As Leis Ponderais surgiram no final do Século XVIII, e vários químicos e estudiosos da época possuem participação ativa na elaboração das mesmas.

Isaac Newton

Newton, por sua vez, é considerado o pai da física moderna e serviu de influência para cientistas como Albert Einstein. Isaac Newton morreu há 286 anos, no dia 20 de março de 1727.

Isaac Newton

Postulada pelo físico inglês Isaac Newton, a Segunda Lei foi publicada, juntamente com a Primeira Lei de Newton (Princípio da Inércia) e a Terceira Lei de Newton (Princípio da Ação e Reação), em 1687 na obra de três volumes, intitulada “Philosophiae Naturalis Principia Mathematica”.