Quais são as três habilidades gerenciais defendidas por Katz?

Perguntado por: evieira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Para KATZ, existem três tipos de habilidades importantes para o desempenho administrativo bem sucedido: as habilidades técnicas, humanas e conceituais.

Segundo Katz, existem três tipos de habilidades que o administrador deve possuir para trabalhar com sucesso: habilidade técnica, habilidade humana e habilidade conceitual.

Quais são as principais competências gerenciais:
De acordo com a professora da pós-graduação da Uniso, as competências gerenciais podem ser resumidas em: comunicação e relacionamento, trabalho em equipe, gestão de pessoas, planejamento e organização, análise e síntese, negociação, persuasão, ética e liderança.

Habilidades gerenciais podem ser definidas como atributos que um gestor deve ter para realizar tarefas específicas em uma organização.

Katz, professor e executivo de empresa, identificou três tipos básicos de habilidades que os administradores precisam ter: Técnica, Humana e Conceitual. Todo administrador precisa das três (em proporções diferentes, dependendo do nível hierárquico).

O autor e professor Robert Katz, por meio de seus estudos, identificou algumas habilidades que os administradores deveriam possuir. Conforme Chiavenato, “habilidade é a capacidade de transformar conhecimento em ação e que resulta em um desempenho desejado”.

As habilidades podem ser assim classificadas: Cognitivas: relacionadas à capacidade de aprendizagem. Motoras: relacionadas à capacidade de realizar movimentos com precisão. Sociais: relacionadas à capacidade de interagir e se relacionar com outras pessoas.

Katz, Terapeuta Profissional foi uma série animada que originalmente passou em Comedy Central de 28 de maio de 1995 a 24 de dezembro de 1999 e era estrelado por Jonathan Katz.

São elas: habilidades técnicas, habilidades humanas e habilidades conceituais. A seguir, eu vou apresentar detalhadamente cada um destes conceitos para que possa compreender de que modo estas diferentes competências podem agregar valor ao seu trabalho e ajudar a impulsionar seus resultados na empresa.

Confira as 7 habilidades do administrador

  • Aprender a tomar decisões difíceis. ...
  • Ter habilidade para negociar. ...
  • Saber agir estrategicamente. ...
  • Solucionar possíveis conflitos. ...
  • Ter uma boa comunicação. ...
  • Gerenciar o tempo. ...
  • Aprender com os erros.

A hierarquia de uma empresa é sempre dividida em três níveis organizacionais, mesmo que isso às vezes aconteça de forma inconsciente, e são eles os níveis estratégico, tático e operacional.

As competências técnicas abrangem o conhecimento e a capacidade de executar e realizar certas tarefas dentro de uma área específica. Elas são normalmente encontradas em campos práticos como computação, tecnologia, física, mecânica, matemática e outras ciências.

Essas funções básicas são geralmente agrupadas no acrônimo PODC, que representa os quatro aspectos: Planejamento, Organização, Direção e Controle.

A) As Principais Habilidades Gerenciais são:
Comunicação Escrita: É a capacidade gerencial de saber expressar suas ideias clara e objetivamente por escrito. Persuasão: O Gerente deve possuir a capacidade de organizar e apresentar suas ideias de modo a induzir seus ouvintes a aceitá-las.

Qual alternativa apresenta as três habilidades gerenciais defendidas por Katz? Resposta: para Katz existem três tipos de habilidades importantes para o desempenho administrativo bem sucedido : as habilidades técnicas , humanas e conceituais .

Os processos gerenciais estão relacionados à gestão do negócio. Eles indicam o direcionamento estratégico da organização e, posteriormente, medem seu desempenho, controlam seus resultados e monitoram suas atividades, para garantir o alcance das metas e objetivos estabelecidos.

Pode-se definir como habilidade técnica, tudo aquilo que o colaborador sabe fazer tecnicamente, como por exemplo sua experiência como engenheiro de produção ou também sua fluência no idioma inglês.

Ao longo do tempo, diversas teorias da administração surgiram para buscar encontrar a melhor forma de gerir uma organização.

Papéis interpessoais
Os papeis interpessoais seriam aqueles que envolvem as diversas relações pessoais do gestor com clientes, chefes e subordinados. Todo gestor interage com diversas pessoas em seu dia-a-dia. Símbolo — Representação simbólica do grupo ou da organização, atuando como uma referência.

Para Katz, todo gestor deve ter três tipos de habilidades: Habilidade conceitual, Humana e Técnica. Nesse sentido, habilidade é aptidão para cumprir determinada tarefa e quanto maior a habilidade, mais bem sucedido o desempenho do gestor.