Quais são as três grandes vertentes metodológicas na sociedade?

Perguntado por: asilveira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

Em suma, o trabalho procurou destacar aspectos importantes das três correntes metodológicas: o positivismo, a fenomenologia e o materialismo histórico e dialético, como as suas características e os autores que se destacam em cada um delas.

As vertentes são a clássica e contemporânea.

Resposta: Duas grandes vertentes metodológicas marcam os estudos das Ciências Sociais clássicas: o positivismo e a dialética .

Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber são considerados os autores clássicos da sociologia por criarem as primeiras bases dessa ciência. Os pensadores clássicos da sociologia são o filósofo e economista alemão Karl Marx, o sociólogo francês Émile Durkheim e o sociólogo, teórico político alemão Max Weber.

Ainda hoje as ciências sociais são divididas em três áreas: a antropologia, voltada para o estudo da diversidade cultural e da dimensão simbólica da vida social; a ciência política, centrada nos temas do poder e a sociologia, voltada para o estudo das relações em sociedade.

Fatos sociais
No entanto, nem tudo o que uma pessoa faz pode ser considerado um fato social, pois, para ser identificado como tal, tem de atender a três características: generalidade, exterioridade e coercitividade.

São comuns métodos como entrevistas abertas (que não tem resposta estipulada como em formulários), etnografia, observação direta, observação participante, conversas e narrativas. Sem esse tipo de método é impossível registrar a particularidade de cada indivíduo no espaço e no tempo.

Para o sociólogo francês Émile Durkheim, podemos elencar dois tipos de sociedade divididos pelo grau de coesão e solidariedade contidos no interior de cada um: sociedade de solidariedade mecânica e sociedade de solidariedade orgânica.

Pensadores da sociologia: Comte, Durkheim, Marx e Weber.

  • Auguste Comte. O filósofo francês Augusto Comte (1798 – 1857) é considerado um dos fundadores da Sociologia e o pai de uma corrente de pensamento denominada de positivismo. ...
  • Émile Durkheim. ...
  • Max Weber. ...
  • Karl Marx.

Confira a seguir os 6 principais temas, como eles aparecem na prova e dicas para você estudar!

  1. Cidadania. A Cidadania está diretamente ligada com o papel de uma pessoa na sociedade. ...
  2. Mundo do Trabalho. ...
  3. Movimentos sociais. ...
  4. Correntes teóricas. ...
  5. Diversidade cultural. ...
  6. Desigualdade social.

As quatro áreas de conhecimento do Enem são:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias.
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.
  • Matemática e suas Tecnologias.

Na prática, as ciências sociais e humanas utilizam o método na investigação científica sobre a realidade social, ou seja, na aplicação de técnicas de pesquisa científica a situações e problemas concretos em um contexto social, para os quais se buscam respostas e novos conhecimentos.

Esses pensadores têm vários aspectos em comum, tais como: são europeus, cresceram observando as mudanças ocorridas no século XIX (Durkheim e Weber ainda testemunharam o começo do século XX), suas famílias mantinham vínculos com a cultura judaico-cristã, pertenciam a estratos sociais médios, suas for- mações foram ...

Enquanto Durkheim atem-se ao estudo do “fato social”, com a sociedade determinando as ações do indivíduo, Marx procura entender os movimentos da sociedade tendo como objeto as “relações sociais” e a “luta de classes” transformando os fenômenos sociais e para Durkheim a luta entre as classes expressa anormalidade no que ...

Por entender a sociedade através da metáfora de um corpo, Durkheim afirma que a divisão do trabalho mantém a harmonia do sistema. Por fim, Weber aponta a existência de distinções na divisão social do trabalho entre católicos e protestantes. Segundo ele, esses últimos estão mais aliados com o capitalismo.

Ciências exatas, humanas e biológicas são as três principais áreas do conhecimento.

Resposta verificada por especialistas. Os três principais ramos da ciência são ciências físicas (estudo dos elementos não vivos), ciências naturais (estudo dos seres vivos e de seu ambiente) e ciências sociais (estudo da vida humana).

Como vimos, Durkheim defende que os indivíduos são moldados pelas leis sociais. Para Weber, ocorre o contrário: as estruturas da sociedade são moldadas pelas motivações dos indivíduos.