Quais são as três funções básicas do administrador da empresa?

Perguntado por: aalencastro . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.1 / 5 17 votos

Planejamento, organização, direção e controle são os nomes dos quatro cavaleiros das funções administrativas. Se o empreendedor quer tomar as rédeas da sua empresa, precisa domar essas habilidades e ser estratégico nas suas decisões.

São quatro funções básicas de administração: Planejamento, organização, controle e direção.

Segundo a teoria clássica, do engenheiro francês Jules Henri Fayol, as funções básicas da Administração seriam: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.

As áreas da administração e suas funções

  1. Consultoria. Quem valoriza a flexibilidade e consegue trabalhar com vários clientes pode se dar bem na consultoria. ...
  2. Logística. ...
  3. Administração estratégica. ...
  4. Gestão de pessoas. ...
  5. Finanças. ...
  6. Marketing. ...
  7. Relacionamento com o cliente. ...
  8. Vendas.

O controle é a função administrativa por meio da qual o desempenho da empresa é avaliado. Fazem parte dele atividades como o acompanhamento das ações, o respeito às normas e aos padrões estabelecidos para a realização de análises e a correção dos problemas identificados.

São funções básicas na administração, EXCETO:

  • planejamento.
  • contratação.
  • organização.
  • direção.
  • E. controle.

18-19) a liderança “é essencial em todas as funções da administração: o administrador precisa conhecer a natureza humana e saber conduzir as pessoas, isto é, liderar”.

De forma geral, liderar se refere à capacidade de influenciar pessoas, ou seja, ao lado mais “humano” da função. Já a atividade de gerenciar, por sua vez, tem mais a ver com o ato de chefiar e supervisionar a execução de tarefas e o alcance de resultados, isto é, o lado mais “administrativo” da função.

Segundo Maximiano, as funções mais importantes de qualquer organização são analisadas sucintamente a seguir: produção (ou operações), marketing, pesquisa e desenvolvimento, finanças e recursos humanos. A coordenação de todas essas funções especializadas é o papel da administração geral.

A partir desta teoria criada por Fayol foi desenvolvida a ideia dos 4 pilares principais da administração. São eles: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. A partir das quatro bases a administração da empresa é melhor desenvolvida e alcança melhores níveis de excelência e eficácia.

Conceituando a função controle
"O controle é a função administrativa que monitora e avalia as atividades e resultados alcançados para assegurar que o planejamento, organização e direção sejam bem-sucedidos." (CHIAVENATO, 2014, p. 495).

Henri Fayol foi a primeira pessoa a identificar elementos ou funções do administrador. Tudo começou com seu livro clássico, lançado em 1916, Administration Industrielle et Generale (Administração Industrial e Geral).

A Teoria Clássica da Administração' foi idealizada por Henri Fayol. Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do Homem Econômico e pela busca da máxima eficiência.

Funções técnicas: concernem à produção e à manufatura; 2. Funções financeiras: dizem respeito à utilização e distribuição do capital; 3. Funções comerciais: englobam a compra e a venda de produtos e bens; 4. Funções de segurança: dizem respeito à proteção da propriedade, dos bens e das….

A hierarquia de uma empresa é sempre dividida em três níveis organizacionais, mesmo que isso às vezes aconteça de forma inconsciente, e são eles os níveis estratégico, tático e operacional.

Os três modelos de Administração Pública: patrimonialista, burocrática e gerencial/NGP. Administração pública é o aparelho do estado que executa e põe em prática as políticas e serviços disponibilizados pelo governo.

Os 3 níveis de gestão empresarial

  • Nível Estratégico de Gestão Empresarial.
  • Nível Tático ou Técnico de Gestão Empresarial.
  • Nível Operacional de Gestão Empresarial.