Quais são as três formas nominais dos verbos de exemplos de cada uma delas?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 9 votos

Infinitivo - expressa a ação em si: acordar, agradecer, esperar, sorrir, unir. Gerúndio - expressa o processo da ação: acordando, agradecendo, esperando, sorrindo, unindo. Particípio - expressa o resultado da ação: acordado, agradecido, esperado, sorrido, unido.

Veja alguns exemplos: Aceitar (aceitado e aceito); Eleger (elegido e eleito); Entregar (entregado e entregue);

As formas verbais são as diferentes maneiras que os verbos podem ter. Elas dependem da pessoa, do tempo e do modo. Amo, amei, comia, comerei, partiu e partira são exemplos de formas verbais que os verbos amar, comer e partir apresentam.

É simplesmente o verbo em seu estado natural, isolado, terminando em ar, er ou ir (e or, no caso do verbo pôr). Exemplos: cantar, estudar, vender, soer, partir, etc..

Quando os verbos são terminados em -ndo, como em falando, brincando, estudando e correndo, eles estão flexionados no gerúndio, cuja principal característica é indicar uma ação contínua, ou seja, uma ação que está em andamento, não finalizada no momento em que se fala.

Infinitivo - expressa a ação em si: acordar, agradecer, esperar, sorrir, unir. Gerúndio - expressa o processo da ação: acordando, agradecendo, esperando, sorrindo, unindo. Particípio - expressa o resultado da ação: acordado, agradecido, esperado, sorrido, unido.

O infinitivo impessoal é usado quando uma ideia é vaga e não há a indicação de pessoa. Mas também pode ser colocado quando houver sentido imperativo. Ou seja, em casos que o modo verbal expressa uma ordem, pedido, desejo, conselho, sugestão, súplica, convite, aviso, alerta, recomendação, orientação e solicitação.

O particípio regular é usado maioritariamente na voz ativa com os verbos auxiliares ter e haver. O particípio irregular é usado maioritariamente na voz passiva com os verbos auxiliares ser e estar.

Infinitivo. Essa forma nominal é também chamada de “nome do verbo” — é o verbo na sua clara ação, como estudar, comer, dormir etc. A desinência do infinitivo é -r e ele funciona como substantivo. O infinitivo pode ser pessoal ou impessoal.

O Particípio Regular é o da definição geral, ou seja, todo aquele que possui terminação (sufixo) “ADO” e “IDO”. Atenção! Os verbos da 1ª conjugação (terminados em “AR” no infinitivo), ficam com a terminação “ADO” no Particípio.

Gerúndio é a forma nominal do verbo que indica continuidade. Assim, ele mostra o desenvolvimento de uma ação em andamento ou duradoura. Exemplos: Estou levando o bolo que você me encomendou.

Os verbos possuem formas nominais, como infinitivo, gerúndio e particípio, que são empregadas em tempo e modo de acordo com o contexto em que se inserem. Como você já deve saber, as formas nominais do verbo recebem esse nome porque exercem funções que são típicas dos nomes.

São classificados em modo indicativo, modo subjuntivo e modo imperativo. Você sabe o que são modos verbais?

O presente é um tempo verbal que também é conjugado no modo subjuntivo. Contudo, no modo indicativo ele é usado para indicar uma ação habitual que ocorre no momento da fala. Exemplo: Eu abro a janela.