Quais são as três formas nominais do verbo?

Perguntado por: alopes9 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.9 / 5 7 votos

São três as formas nominais: infinitivo, gerúndio e particípio, construídas a partir do tema (radical + vogal temática) e acrescidas das desinências.

Infinitivo. Essa forma nominal é também chamada de “nome do verbo” — é o verbo na sua clara ação, como estudar, comer, dormir etc. A desinência do infinitivo é -r e ele funciona como substantivo. O infinitivo pode ser pessoal ou impessoal.

O particípio é a forma nominal que expressará o resultado do fato verbal, ou seja, indicará uma ação já realizada, finalizada.

As Formas Nominais do verbo são três: infinitivo, gerúndio e particípio.

Infinitivo - expressa a ação em si: acordar, agradecer, esperar, sorrir, unir. Gerúndio - expressa o processo da ação: acordando, agradecendo, esperando, sorrindo, unindo. Particípio - expressa o resultado da ação: acordado, agradecido, esperado, sorrido, unido.

O verbo no particípio possui duas formas: regular e irregular. O particípio regular é aquele que termina em -ado e -ido; o irregular, por sua vez, costuma ser mais curtinho, reduzido. Dentro desta classificação principal, existem os verbos que são apenas irregulares, ou seja, não aceitam o final -ido ou -ado.

Quando os verbos são terminados em -ndo, como em falando, brincando, estudando e correndo, eles estão flexionados no gerúndio, cuja principal característica é indicar uma ação contínua, ou seja, uma ação que está em andamento, não finalizada no momento em que se fala.

Gerúndio é a forma nominal do verbo que indica continuidade. Assim, ele mostra o desenvolvimento de uma ação em andamento ou duradoura. Exemplos: Estou levando o bolo que você me encomendou.

O infinitivo impessoal é usado quando uma ideia é vaga e não há a indicação de pessoa. Mas também pode ser colocado quando houver sentido imperativo. Ou seja, em casos que o modo verbal expressa uma ordem, pedido, desejo, conselho, sugestão, súplica, convite, aviso, alerta, recomendação, orientação e solicitação.

Tempos no modo indicativo
Esses tempos verbais se referem a ações que podem ocorrer no momento da fala (presente), antes do momento da fala (pretérito perfeito, imperfeito ou mais-que-perfeito) ou que ainda não ocorreram (futuro do presente e do pretérito).

Indicativo, subjuntivo e imperativo são modos verbais, os quais estão ligados à maneira de quem fala ou escreve, exprimindo a intenção e a posição do falante.

Tipos de Particípio: Passado, Regular, Irregular, Abundante, Ativo e Passivo, com ou sem verbo auxiliar, etc.

Assim, fechado, assustado, agitado são particípios passados quando estão presentes em frases com formas verbais compostas (Eu tenho fechado sempre a porta) e em frases passivas (A onça foi assustada pelo lobo) e são adjetivos quando ocorrem em frases predicativas, formadas com um verbo copulativo (A porta continua ...

Particípio Irregular

  • abrir - aberto - entreaberto.
  • dizer - dito - desdito.
  • escrever - escrito - reescrito.
  • fazer - feito - contrafeito.
  • pôr - posto - imposto.
  • ver - visto - previsto.

É simplesmente o verbo em seu estado natural, isolado, terminando em ar, er ou ir (e or, no caso do verbo pôr). Exemplos: cantar, estudar, vender, soer, partir, etc..

As formas verbais são as diferentes maneiras que os verbos podem ter. Elas dependem da pessoa, do tempo e do modo. Amo, amei, comia, comerei, partiu e partira são exemplos de formas verbais que os verbos amar, comer e partir apresentam.

O infinitivo é usado na sua forma sem flexão quando não há um sujeito claramente definido, quando o verbo é regido por uma preposição, em locuções verbais e com alguns verbos causativos e sensitivos, mesmo sem formar locução verbal (mandar, deixar, fazer, ver, sentir, ouvir,…).

Para evitar o emprego desse modismo, use o tempo verbal correto – o futuro do presente. É importante que se faça um constante policiamento das falas perante o público, fato que só pode acontecer com consciência, maturidade e treinamento.

Assim, o verbo auxiliar serve para modular o verbo principal, que aparece em uma das formas nominais do verbo, isto é, no infinitivo, no gerúndio ou, ainda, no particípio.

PARTICÍPIO PASSADO O particípio passado é usado nos tempos verbais compostos e na voz passiva. O particípio passado é formado a partir do infinitivo, retirando-se a terminação -ar, -er ou -ir e adicionando-se a terminação correspondente. Exemplo: Verbo dançar: danç(-ar) > danç(+ado).

Continuar lendo Que significa nominais?