Quais são as três formas do verbo?
Você sabia que os verbos, em português, têm formas nominais? Isso significa que, apesar de pertencerem a essa classe de palavras, elas apresentam características típicas de um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio). As formas nominais do verbo são três: infinitivo, gerúndio e particípio.
Quais são as formas nominais do verbo exemplos?
São três as formas nominais do verbo: gerúndio, particípio e infinitivo, derivadas do tema (radical + vogal temática) acrescido das desinências: -r: para o infinitivo: cantar, conhecer, sorrir. -do: para o particípio: cantado, conhecido, sorrido. -ndo: para o gerúndio: cantando, conhecendo, sorrindo.
Qual a diferença de infinitivo gerúndio e particípio?
Infinitivo - expressa a ação em si: acordar, agradecer, esperar, sorrir, unir. Gerúndio - expressa o processo da ação: acordando, agradecendo, esperando, sorrindo, unindo. Particípio - expressa o resultado da ação: acordado, agradecido, esperado, sorrido, unido.
Qual é a classificação do verbo?
Os verbos da língua portuguesa são classificados em: regulares, irregulares, anômalos, defectivos e abundantes. Regulares: são aqueles em que o radical permanece o mesmo em toda a conjugação. Exemplo: verbo cantar.
O que é o verbo no infinitivo?
O infinitivo transmite a ideia de uma ação ou estado. Dessa forma, desempenha uma função semelhante a um substantivo. No entanto, o infinitivo não dá nenhuma indicação sobre a temporalidade. Quem tem esse papel é o verbo da preposição principal.
Quais são os 4 modos verbais?
Na nossa Gramática, os Tempos verbais são: Presente, Pretérito e Futuro. Os tempos servem para indicar as formas, os estados ou fenômenos demonstrados pelos verbos. Já os Modos verbais compõem os tempos verbais nos modos: Indicativo, subjuntivo e imperativo.
Quantos verbos têm?
A língua portuguesa é riquíssima em vocábulos e existem, aproximadamente, cerca de onze mil verbos, divididos em três subgrupos chamados de conjugações.
O que é particípio e exemplos?
O particípio é uma das formas nominais, tal como o infinitivo e o gerúndio. São formas nominais porque podem substituir um nome; o particípio, por exemplo, pode ser usado como adjetivo. Exemplos: Finalmente, foi absolvido!
Quais são os verbos no particípio?
O verbo no particípio possui duas formas: regular e irregular. O particípio regular é aquele que termina em -ado e -ido; o irregular, por sua vez, costuma ser mais curtinho, reduzido. Dentro desta classificação principal, existem os verbos que são apenas irregulares, ou seja, não aceitam o final -ido ou -ado.
O que é forma nominal particípio?
O particípio é a forma nominal que expressará o resultado do fato verbal, ou seja, indicará uma ação já realizada, finalizada.
O que é um exemplo de gerúndio?
Quando os verbos são terminados em -ndo, como em falando, brincando, estudando e correndo, eles estão flexionados no gerúndio, cuja principal característica é indicar uma ação contínua, ou seja, uma ação que está em andamento, não finalizada no momento em que se fala.
Quais são os verbos gerúndio?
Gerúndio simples
Gerúndio antes da oração principal: Ouvindo o que falavam sobre ela, Carolina chorou. Gerúndio na ação principal: Wagner estava cantando quando conheceu Luiza. Gerúndio após a ação principal: A bicicleta tentou desviar do cachorro, caindo na vala.
Quais são os principais verbo?
a) verbos principais: são aqueles que mantêm a sua significação. Exemplos: Vivo alegremente. Ela canta no coral da igreja.
Quais são os verbos de ação?
Verbos significativos ou verbos de ação são verbos que indicam uma ação. Também podem ser chamados de verbos nocionais ou verbos plenos. Exemplos de verbos que indicam ação. pensar; dividir; lutar; almoçar; nascer; acreditar.
Qual é a conjugação do verbo?
Aparece estruturada numa ordem convencionada. Existem três conjugações principais: a 1.ª conjugação para verbos terminados em -ar, a 2.ª conjugação para verbos terminados em -er e a 3.ª conjugação para verbos terminados em -ir.
O que é o modo verbal indicativo?
O modo indicativo é um dos três modos verbais. É usado para apontar ações verbais tidas como reais ou verossímeis, certas de terem ocorrido no passado, de ocorrerem no presente ou no futuro. Assim, é usado em contextos que indicam que essas ações de fato podem se concretizar. reais ou certas de ocorrer.
Quais são os verbos no imperativo?
São verbos que expressam ordens ou pedidos, típicos do modo imperativo, nessa tira: A) mandar, apagar, amassar. B) dar, apagar e amassar.
O que é o verbo no presente do indicativo?
O presente do indicativo é um tempo verbal utilizado para falar de uma ação que ocorre no momento da fala. Assim, ele permite situar o tempo presente indicando uma ação habitual, uma verdade ou características do sujeito.
Quais são os 5 tempos verbais?
Os tempos verbais do modo indicativo são: presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais-que-perfeito, futuro do presente e futuro do pretérito.