Quais são as três formas de eletrização?

Perguntado por: nrodrigues . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 15 votos

O fenômeno da eletrização consiste na transferência de cargas elétricas entre os corpos, e essa transferência pode ocorrer por três processos conhecidos: por atrito, por contato e por indução. Para entender como ocorre a eletrização por atrito, faça a seguinte experiência.

Os processos de eletrização são fenômenos em que um corpo neutro perde ou recebe elétrons e torna-se eletrizado. Existem três tipos de eletrização: por atrito, por contato e por indução.

Quando dois materiais de composição diferente são atritados, um irá perder elétrons para o outro. A esse processo dá-se o nome de eletrização por atrito. Os processos de eletrização consistem em gerar um desequilíbrio no número de prótons e elétrons de um corpo qualquer.

A eletrização por contato acontece quando um corpo carregado transfere uma parte de seu excesso de cargas para um corpo neutro através de um contato direto.

Ao colocarmos a esfera A, positivamente carregada, em contato com a esfera B, aquela atrai parte dos elétrons de B. Assim, A continua eletrizada positivamente, mas com uma carga menor, e B, que estava neutra, fica eletrizada com carga positiva. Essa é a maneira mais simples de se eletrizar um corpo.

A eletrização por indução consiste em atribuir carga elétrica a um objeto utilizando outro corpo carregado sem que haja contato entre eles. Eletrizar um objeto por indução significa atribuir-lhe carga elétrica utilizando outro corpo eletrizado sem que haja contato entre eles.

Eletrização por Atrito
Quando esfregamos dois corpos, alguns desses elétrons migram de um corpo para o outro. O corpo que recebeu esses elétrons ficará carregado negativamente, por sua vez, o que perdeu elétrons ficará carregado positivamente.

Na natureza, o principal exemplo de eletrização por indução são os raios. Quando uma nuvem está carregada eletricamente, ela induz na superfície cargas de sinais opostos. Cria-se, então, um campo elétrico entre a superfície e a nuvem.

Segundo essa lei, a força elétrica é proporcional ao produto das cargas e é inversamente proporcional ao quadrado da distância entre elas.

Otto von Guericke

No século XVII foram iniciados estudos sistemáticos sobre a eletrificação por atrito, graças a Otto von Guericke.

Eletrostática significa “elétron estacionário”. É uma área da Física que estuda as cargas elétricas desconsiderando seu movimento. As cargas elétricas podem ser positivas ou negativas, que se referem aos prótons e elétrons. Existem três tipos de eletrização: atrito, contato e indução eletrostática.

Existem três processos de eletrização: eletrização por atrito, eletrização por contato e eletrização por indução. Todos os corpos ou matérias são constituídos por átomos, e estes são formados por partículas menores denominadas elétrons, prótons e nêutrons.

Eletricidade estática é a definição dada ao excesso de cargas elétricas em um corpo, estando essas cargas em repouso. Quando as cargas em excesso estão em movimento, temos a eletricidade dinâmica. A área da Física que estuda os fenômenos associados à eletricidade estática é a eletrostática.

Como já sabemos, a corrente elétrica nada mais é do que um fluxo ordenado dos elétrons por um determinado material, que geralmente é um metal, onde existem elétrons livres. Portanto esses elétrons livres são conduzidos pela ação de um campo elétrico ou um campo magnético.

O fenômeno da eletricidade estática ocorre quando a quantidade de elétrons gera cargas positivas ou negativas em relação à carga elétrica dos núcleos dos átomos. Quando existe um excesso de elétrons em relação aos prótons, diz-se que o corpo está carregado negativamente.

A eletrostática é a área da física que estuda o comportamento de cargas elétricas em repouso, ou seja, cargas que não estão em movimento.

Força eletrostática é a força de interação eletrostática entre duas cargas elétricas através da atração e da repulsão. A constante eletrostática, também conhecida como constante de Coulomb, é influenciada pelo meio onde as cargas elétricas se encontram. Assim, a constante eletrostática influencia o valor da força.