Quais são as três fases do crescimento populacional?

Perguntado por: ubrito . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

Primeira fase: pré-transição, quando mortalidade e natalidade estão elevadas. Segunda fase: explosão demográfica, quando há queda da mortalidade e elevada natalidade, resultando no acentuado crescimento populacional. Terceira fase: desaceleração do crescimento populacional com queda da natalidade e baixa mortalidade.

Fase 1 (pré-transição)
No primeiro estágio da demografia global, taxas de natalidade eram altíssimas, mas também as de mortalidade. A sociedade pré-industrial, como chamou Notestein, possuía um crescimento populacional estagnado.

Uma população cresce quando se registra um maior número de nascimentos do que de mortes, e também quando ocorre um maior fluxo de imigração do que de emigração de pessoas. Crescimento populacional diz respeito ao aumento do número de indivíduos em uma população específica. Ele pode ser vegetativo ou absoluto.

As principais teorias demográficas são: malthusianismo, neomalthusianismo, teoria reformista e transição demográfica.

Crescimento vegetativo (ou natural): corresponde a diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade, sendo calculado dessa forma: TN – TM = Total em %. Crescimento absoluto: representa a variação do número de indivíduos em um determinado tempo, considerando os nascimentos, as mortes e o saldo migratório.

Transição Demográfica: o que é, como funciona e fases!

  • Pré-transição.
  • Aceleração ou explosão demográfica.
  • Desaceleração demográfica.
  • Estabilização demográfica.

Fase 5: Na quinta fase há uma novidade histórica, pois, com a inversão das taxas de mortalidade e natalidade, a população passa a decrescer. Quanto maior for a diferença entre as duas taxas, maior será o decrescimento demográfico.

Ela é classificada em população absoluta e relativa. As taxas de natalidade e mortalidade são importantes indicadores demográficos que refletem diretamente o crescimento da população. A importância da demografia está, entre outros aspectos, na importância de fornecer subsídios para a construção de políticas públicas.

A população do país chegou a 203,1 milhões em 2022, com aumento de 6,5% frente ao censo demográfico anterior, realizado em 2010. Isso representa um acréscimo de 12,3 milhões de pessoas no período. De 2010 a 2022, a taxa de crescimento anual da população do país foi de 0,52%.

O crescimento populacional ou crescimento demográfico é a mudança positiva do número de indivíduos de uma população. O termo população pode ser aplicado a qualquer espécie viva, mas aqui refere-se aos humanos.

As principais teorias demográficas que abordam o ritmo de crescimento populacional são a malthusiana, a neomalthusiana, a reformista e a de transição demográfica.

Inúmeros fatores influenciam o crescimento populacional, mas os principais são natalidade, migração, qualidade de vida, geração de empregos e desenvolvimento social.

Diversos são os fatores que podem levar ao crescimento da população, como melhorias no sistema de saúde que aumentam a expectativa de vida ao nascer, aumento da fertilidade, redução da mortalidade infantil, urbanização e desenvolvimento econômico — estes ligados aos salários e acesso a melhores condições de vida.

Número médio de filhos nascidos vivos, tidos por mulher ao final do seu período reprodutivo, em determinado espaço geográfico.

taxa de natalidade (Tn): número de nascidos vivos dividido pelo número de habitantes; taxa de mortalidade (Tm): número de mortes dividido pelo número de habitantes; crescimento vegetativo (CV): diferença entre taxa de natalidade e taxa de mortalidade, ou seja, CV = Tn – Tm.

Já a teoria Neomalthusiana defendia que o aumento da população e o aumento da miséria estavam associados. De acordo com essa tese, quanto mais pessoas, maior seria a pobreza. Logo, continuaria sendo necessário o controle da natalidade, mas dessa vez, com o uso de métodos contraceptivos e de políticas antinatalistas.

Crescimento vegetativo é a diferença entre o número de nascimentos e o número de mortes de uma população. Ele é calculado pela subtração entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade de determinada localidade. Esse cálculo resulta em um crescimento vegetativo positivo ou negativo.

A população em um determinado território é estudada a partir de dois tipos de crescimento, o crescimento absoluto e o crescimento vegetativo.

Crescimento vegetativo positivo: quando o número de nascimentos é maior do que o número de mortes. Isso significa que o número de pessoas em uma população está aumentando. Crescimento vegetativo negativo: quando o número de mortes supera o número de nascimentos em determinada população.