Quais são as três fases da transição demográfica?

Perguntado por: etaveira . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

Primeira fase: pré-transição, quando mortalidade e natalidade estão elevadas. Segunda fase: explosão demográfica, quando há queda da mortalidade e elevada natalidade, resultando no acentuado crescimento populacional. Terceira fase: desaceleração do crescimento populacional com queda da natalidade e baixa mortalidade.

A transição demográfica refere-se às oscilações entre crescimento populacional, taxa de mortalidade, taxa de natalidade e a posterior estabilização desses índices.

Ela é classificada em população absoluta e relativa. As taxas de natalidade e mortalidade são importantes indicadores demográficos que refletem diretamente o crescimento da população. A importância da demografia está, entre outros aspectos, na importância de fornecer subsídios para a construção de políticas públicas.

As quatro fases são: pré-transição demográfica, aceleração demográfica, desaceleração demográfica e estabilização demográfica. As consequências da transição demográfica evidenciam os impactos da mudança populacional nas sociedades humanas.

4. Fase do novo equilíbrio, com mortalidade e fecundidade baixas: Tradicionalmente, esta era a fase que se projetava como o fim da transição demográfica, com um equilíbrio re- lativamente estável entre taxas de mortalidade e natalidade baixas e aproximadamente iguais.

Dados mais recentes, contudo, divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em outubro de 2008, mostram que há uma queda acelerada das taxas de fecundidade e mortalidade no país. O Brasil, assim, já teria ingressado na Fase 4 da transição demográfica.

Fase 5: Na quinta fase há uma novidade histórica, pois, com a inversão das taxas de mortalidade e natalidade, a população passa a decrescer. Quanto maior for a diferença entre as duas taxas, maior será o decrescimento demográfico.

Resposta

  • Resposta:
  • Fase 1 (pré-transição)
  • Fase 2 (acelerado crescimento populacional ou demográfico)
  • Fase 3 (desaceleração populacional ou demográfica)
  • Fase 4 (estabilização populacional ou demográfica)

A primeira fase do processo de transição demográfica é a pré-transição, quando a população se encontra em um estágio de equilíbrio entre as taxas de natalidade e mortalidade. Entretanto, esse equilíbrio se dá por meio da elevação dessas taxas. Ou seja, à medida que nascem muitas pessoas, muitas também morrem.

A população brasileira cresceu 62 vezes em 1800 e 2021. O maior crescimento ocorreu no século XX. Na primeira metade do século XXI o ritmo de aumento vem caindo rapidamente e na segunda metade haverá decrescimento populacional. O Brasil está avançando rapidamente na transição demográfica.

O Brasil está passando por um processo de transição demográfica que se deu, basicamente, em função da diminuição das taxas de natalidade concomitantes a redução nas taxas de mortalidade, e uma das principais consequências deste processo será o envelhecimento da população brasileira.

Demografia é a ciência responsável pelo estudo das populações humanas fazendo uso de análises estatísticas e conceitos que auxiliam na compreensão da evolução desses grupos. A demografia é responsável pelo estudo das dinâmicas das populações humanas.

Os principais dados e conceitos demográficos são: População: indivíduos que habitam um determinado território. Taxa de Natalidade: número de bebês nascidos. Taxa de Fecundidade: média de filhos por mulher durante seu período fértil.

Isso inclui número de habitantes, comportamentos das pessoas, movimentações – como fluxos migratórios -, aumento ou decréscimo no número de moradores, além de recortes sociais como gênero, faixa etária, raça, etnia e assim por diante.

Resposta: Transição demográfica é um conceito que descreve a dinâmica do crescimento populacional, decorrente dos avanços da medicina, urbanização, desenvolvimento de novas tecnologias, taxas de natalidade e outros fatores.

A demografia é o ramo da geografia que se dedica ao estudo das populações e a relação delas com a sociedade. Por meio dos conceitos demográficos é possível entender a economia, a política, a cultura e até mesmo o desenvolvimento de uma nação.

Número médio de filhos nascidos vivos, tidos por mulher ao final do seu período reprodutivo, em determinado espaço geográfico.