Quais são as três faixas etárias da Educação Infantil?

Perguntado por: lmarinho5 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.7 / 5 17 votos

Para: apresentação dos objetivos de desenvolvimento e aprendizagem organizados em três subgrupos etários: bebês (0-18 meses), crianças bem pequenas (19 meses a 3 anos e 11 meses) e crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses).

Com a nova normativa, a educação infantil passa a ser dividida etariamente (e não necessariamente por unidade, como no ensino fundamental e médio) por: creche, para bebês de 0 a 1 ano e 6 meses; creche, para crianças de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses; pré-escola, destinada a crianças de 4 a 5 anos e 11 meses.

Hoje, a educação infantil é dividida em 5 séries:

  • berçário.
  • maternal I.
  • maternal II.
  • jardim I.
  • jardim II.

São eles: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer.

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Na Educação Infantil é fundamental, para as aprendizagens e o desenvolvimento de habilidades, que as crianças tenham oportunidades de ricas e diversificadas experiências que lhes possibilitem construir, ampliar e utilizar conhecimentos.

A educação infantil será oferecida em: I – creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade; II – pré-escolas, para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade.

A educação infantil será oferecida em (Art. 30º): I - creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade; II - pré-escolas, para as crianças de quatro a seis anos de idade.

A BNCC à educação infantil também cita a importância de as crianças participarem ativamente do planejamento das atividades escolares propostas pelo educador, como, por exemplo, a escolha das brincadeiras e dos materiais. Isso proporciona mais autonomia e permite um posicionamento do estudante.

É a LDB que define, por exemplo, a existência de dois níveis educacionais no Brasil — o básico e o superior. Também determina a divisão da educação básica em três etapas — Educação infantil, Ensino fundamental e Ensino Médio. É importante salientar que o nível básico, no Brasil, tem caráter obrigatório.

A educação básica é formada por três etapas – educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. A educação superior, por sua vez, abrange os cursos sequenciais, de graduação, de pós-graduação e de extensão.

A educação infantil será oferecida em: Creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade; Pré-escolas, para as crianças de quatro a seis anos de idade. Art.

Por lei, aos 4 anos, a criança deve ingressar na pré-escola, aos 6 anos, no ensino fundamental e, aos 15 anos, no ensino médio (veja a tabela ao lado). No entanto, essa não é a trajetória de muitas crianças e muitos ado- lescentes brasileiros.

Esse período é constituído do 1º ao 5° ano. É a fase que marca a saída da educação infantil. Nessa fase, a criança participa de atividades lúdicas que favorecem o seu desenvolvimento motor, cognitivo, social, entre outros aspectos.

Dessa forma, os anos iniciais referem-se ao Ensino Fundamental I e englobam os alunos do 1º ao 5º ano. Por sua vez, os anos finais referem-se ao Ensino Fundamental II e atendem aos alunos do 6º ao 9º ano.

Na LDB, destacam-se três grandes eixos diretamente relacionados à construção do Projeto Político-Pedagógico: o eixo da flexibilidade, o eixo da avaliação e o eixo da liberdade.

Quais são os eixos da Educação Infantil?

  • Conviver. Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
  • Brincar. ...
  • Participar. ...
  • Explorar. ...
  • Expressar. ...
  • Conhecer-se.

Os três pilares na Educação Infantil compreende cuidar, educar e brincar. O cuidar se refere ao oferecimento de um espaço seguro, em que os pais poderão confiar suas crianças, com profissionais competentes e capacitados.

Habilidades da BNCC na Educação Infantil
Nesta etapa, sua aprendizagem e seu desenvolvimento são assegurados por seis direitos: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.

O Que é a BNCC? A Base Nacional Comum Curricular é um documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

O Grupo 2 Educação Infantil é responsável por formar crianças com faixa etária de 2 anos, a fim de proporcionar o primeiro contato com o aprendizado escolar, através de um ensino lúdico, considerado super importante para as fases iniciais dos pequenos.