Quais são as três etapas do processo de envelhecimento?

Perguntado por: acrespo6 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Para saber cuidar de cada problema corretamente, descubra as 3 fases do envelhecimento e confira como e em que idade acontece cada uma delas.

  • 1ª fase: linhas de expressão e perda de luminosidade. ...
  • 2ª fase: rugas marcadas e início da perda de firmeza. ...
  • 3ª fase: perda de densidade e do contorno facial.

Terceira fase
O último estágio inicia-se após os 40 anos e é a fase na qual o envelhecimento da pele é mais aparente. O metabolismo das células é mais lento e os níveis de colágenos são baixos na pele madura.

Geralmente o envelhecimento é descrito em cinco fases básicas:

  • Independência.
  • Interdependência.
  • Dependência.
  • Gestão de crises.
  • Fim da vida.

O envelhecimento é definido como um processo progressivo, no qual ocorrem alterações biológicas, funcionais, psicológicas que com o passar do tempo tendem a determinar uma acentuada perda da capacidade que o indivíduo possui de se adaptar ao meio ambiente.

“O envelhecimento é um processo em que, para cada pessoa, as mudanças físicas, comportamentais e sociais desenvolvem-se em ritmos diferentes, sendo a idade cronológica apenas um dos aspectos, entre outros, que podem ou não afetar o bem-estar do idoso” (ARGIMON; STEIN, 2005, p.

As 4 dimensões:

  • I.Biológica. Do ponto de vista biológico, envelhecer é um processo multifatorial. ...
  • II.Cronológica. Esta dimensão refere-se ao tempo transcorrido a partir de um momento específico: a data de nascimento do indivíduo. ...
  • III.Psíquica. ...
  • IV.Sociocultural.

Com o passar dos anos, a pele sofre alterações na textura, perde a elasticidade e torna-se flácida. A tensão constante dos músculos da mímica da face, responsáveis pelas expressões de felicidade, tristeza e preocupação, promove o aparecimento de rugas.

Estudos demonstram que a partir dos 40 anos de idade, aproximadamente, o corpo humano já começa a apresentar alguns sinais de “desgaste”. O organismo vai se tornando mais lento em suas reações, ocorrendo uma diminuição da capacidade funcional.

O envelhecimento da pele tem basicamente dois componentes: o envelhecimento intrínseco, decorrente da passagem natural do tempo e o envelhecimento extrínseco, provocado por fatores ambientais que interagem com a pele. Dentre eles, o mais conhecido é o chamado fotoenvelhecimento, causado pela exposição ao sol.

Uma mudança na visão é frequentemente o primeiro sinal inegável do envelhecimento.

É necessário destacar que o processo de envelhecimento se dá por toda a vida, do nascimento até a morte, assim a partir do nascimento estamos envelhecendo, já a velhice é uma construção social, demarcada como a última fase da vida, carregada de preconceitos e mitos.

O maior desafio brasileiro na atenção ao envelhecimento populacional reside na implementação das políticas públicas, que padecem de graves problemas estruturais e resultam na crescente judicialização da saúde e da assistência social.

Dentre as inúmeras teorias que buscam apontar as causas do envelhecimento pode-se destacar: a Teoria Genética, a Teoria Imunológica, a Teoria do Acúmulo de Danos, a Teoria das Mutações, a Teo- ria do Uso e Desgaste e a Teoria dos Radicais Li- vres (RLs), uma das teorias mais plausíveis até o momento.

Mas para acompanhar esta “mais conhecida”, a idade cronológica, temos também a idade biológica, a idade psicológica e a idade social.

Conclui-se que qualidade de vida e a participação em grupos são os principais determinantes de envelhecimento ativo, e que os demais fatores associados são diferentes para cada gênero.

14/12/2012 – Diversos fatores sociais como gênero, escolaridade, idade e naturalidade exercem forte influência na forma de envelhecer.

Diminuição da água intracelular – desidratação fisiológica (turgor x confusão); •Diminuição da massa celular; •Diminuição do tecido mineral ósseo; •Diminuição da densidade corpórea.