Quais são as três doenças mais graves nas aves?

Perguntado por: lxisco . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.8 / 5 3 votos

Bactérias são causadoras de muitas doenças aviárias que levam à mortalidade

  • Colibacilose. As bactérias instalam-se nos intestinos das aves e são eliminadas junto às fezes. ...
  • Salmonelose. Pode ser contraída pelo ser humano. ...
  • Micoplasmose. ...
  • Coriza infecciosa. ...
  • Pasteurelose. ...
  • Botulismo. ...
  • Estafilocose. ...
  • Borreliose.

A ave apresenta diarréia, prostração, inapetência, redução de crescimento, desidratação e infecções secundarias são muito comuns. O diagnóstico consiste na observação dos sinais clínicos em conjunto com as lesões encontradas na bolsa de Fabricius, fígado, rins.

Em nosso país, as espécies prevalentes de coccidiose são:
Eimeria acervulina, Eimeria maxima e Eimeria tenella: mais comuns no país (frangos).

Os principais sintomas apresentados pela ave são:

  1. Para de cantar.
  2. Apatia, sem energia e demonstra falta de vivacidade.
  3. Penas eriçadas e olhos quase fechados.
  4. Falta de apetite.
  5. Sede excessiva.
  6. Cloaca suja de fezes verde-amarelada.
  7. Respiração ofegante.
  8. Ventre inchado.

Influenza A aviária (H5N1) - a gripe do frango.

A criptococose é uma doença classificada como micose sistêmica, causada por fungos do gênero Cryptococcus e que, dependendo do caso, pode matar.

Botulismo é uma doença paralisante que acomete aves e mamíferos. É causada pela ingestão de neurotoxina letal produzida pelo Clostridium botulinum, bactéria anaeróbia estrita, habitante normal do solo e que pode esporular em condições adversas.

A definição mais recente da DN, é uma infecção de ave causada por um vírus do sorotipo Paramyxovirus aviário tipo 1 (APMV-1) que apresente Índice de Patogenicidade Intracerebral (IPIC) em pintos - Gallus gallus - SPF (Specific Pathogen Free) de um dia de idade maior do que 0,7.

SINTOMAS: sinais respiratórios, nervosos e digestivos; espirros e respiração ofegante; asas caídas, pernas distendidas, torção de cabeça e pescoço, andar em círculo e de costas, depressão, falta de apetite, paralisia completa; diarréia aquosa e esverdeada.

A coccidiose normalmente afeta aves jovens, causando diminuição do apetite, quadros de diarreia, má absorção de água, nutrientes, ferro, cálcio, sódio e outros elementos essenciais à vida. Todos esses fatores contribuem para a redução da imunidade, o que deixa as aves mais susceptíveis à outras doenças.

A coccidiose é uma das enfermidades parasitárias que mais acomete cães e gatos de todo o mundo. É uma doença infecciosa causada por protozoários do gênero Cystoisospora (também chamado de Isospora) que causa um quadro clínico de diarreia.

O agente viral pertence à Família Paramyxoviridae, Gênero Avulavirus. A DNC é considerada uma doença de distribuição mundial, com áreas onde é endêmica, ou com áreas/países considerados livres da doença.

A doença de Graves é considerada uma forma de hipertireoidismo, mas causa alguns sintomas adicionais que não acontecem nas formas mais tradicionais do hipertireoidismo. Também pode ser chamada de doença de Basedow-Graves.

A Moléstia Grave é regulamentada pela Lei 7713/88 e se refere à garantia de isenção de Imposto de Renda sobre os rendimentos relativos a aposentadoria, pensão e reserva/reforma (militares).

A doença grave refere-se a um amplo espectro de condições médicas ou cirúrgicas que ameaçam a vida, geralmente exigindo cuidados intensivos, incluindo suporte nutricional especial, como aminoácidos e calorias e, se indicado, agentes imunomoduladores.

Transmissão: Tifo Aviário: a principal forma de transmissão das salmonelas tíficas é da galinha para o ovo, gerando pintinhos já infectados; Paratifo Aviário: geralmente a transmissão das salmonelas paratíficas se dá no contato com fezes e ambientes contaminados.

A eimeriose ou coccidiose dos pequenos ruminantes é uma doença, causada por protozoários do gênero Eimeria, que se caracteriza por alterações intestinais, diminuição do apetite, redução no desenvolvimento corporal e às vezes morte (Howard, 1986; Lima, 1991a; Vieira, 2000).

Como vimos, a coccidiose é causada por um parasita que se instala no intestino das aves. O Dr. Rafael explica que o perigo ocorre quando a penosa entra em contato com uma ave ou com um ambiente infectado. “O contágio acontece por meio da ingestão de oocistos do parasita.

“Se o bicho estiver com diarreia ou muito triste, é recomendável fazer um exame de fezes para identificar qual é o verme e indicar o remédio adequado”.

“Quando doente, a ave diminui a atividade, fala menos, e fica mais encolhida e com penas arrepiadas.