Quais são as três doenças do couro cabeludo?

Perguntado por: lpires . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 16 votos

Origem das doenças do couro cabeludo

  • Alopecia. ...
  • Alopecia areata. ...
  • Alopecia androgenética. ...
  • Dermatite Seborreica. ...
  • Psoríase. ...
  • Foliculite queloidiana. ...
  • Pitiríase. ...
  • Eflúvio telógeno.

Cada pessoa tem um tipo de couro cabeludo distinto das outras. Quando a atividade das glândulas se- báceas é maior, temos o tipo oleoso e quando esta atividade é diminuída temos o tipo seco. E claro, temos o intermediário que chamamos, erroneamente, de normal.

Entre os vírus, os mais frequentes a afetar o couro cabeludo são o vírus herpes e o varicela-zooster. Embora o vírus herpes afete mais frequentemente a face, também pode implicar o couro cabeludo. O paciente queixa-se de ardor e observam-se vermelhidão e micro-vesículas agrupadas.

A tinea do couro cabeludo é uma infecção causada por dermatófito (fungo) no couro cabeludo. Os sintomas de tinea capitis incluem uma placa seca de escamas, uma placa de perda de cabelo ou ambas no couro cabeludo.

Ardência, queimação, dor no couro cabeludo e queda de cabelo são as queixas comuns da síndrome da disestesia cutânea ou tricodinia. A sensação é descrita como pontadas, agulhadas, formigamento, ardência ou queimação.

Na cabeça, as opções terapêuticas incluem xampu ou pomada para couro cabeludo contendo corticóide, tacrolimus, calcipotriol, enxofre ou alcatrão. Em áreas descobertas do couro cabeludo também é possível se realizar fototerapia com PUVA ou UVB narrow band.

A relação das doenças do couro cabeludo inclui a foliculite, uma inflamação nos folículos pilosos cujos principais sintomas são pele avermelhada, coceira e pequenas bolhas de pus. Em geral, a foliculite é causada pela bactéria Staphylococcus aureus (estafilococos), mas ela também pode ser de origem viral ou fúngica.

Foliculite é a inflamação dos folículos pilosos, e clinicamente caracteriza-se pela presença de pústulas foliculares. Pode ser autolimitada, necessitar de antibioticoterapia ou até mesmo levar à formação de cicatrizes e perda permanente do cabelo.

Existem diversos motivos que podem causar o aparecimento de feridinhas no couro cabeludo. As condições mais comuns são inflamações como a foliculite e a dermatite seborreica, as micoses, a psoríase ou até mesmo alguma reação alérgica a produtos químicos.

A principal causa da foliculite é a infecção pelo Staphilococcus aureus (estafilococos), uma bactéria comum que se aloja na pele dos seres humanos. Mas não é só ela; outras bactérias, vírus e fungos também podem estar envolvidos no aparecimento das lesões cutâneas características desse distúrbio.

Coceira, manchas avermelhadas e descamação são alguns dos sintomas de fungos no couro cabeludo. Outra consequência é a quebra de cabelo, mais perto da base, formando espaços vazios (sem fios de cabelos) em alguns pontos da cabeça.

Você pode usar múltiplos medicamentos. Os mais comuns são: terbinafina, itraconazol, griseofulvina, etc. Em alguns casos pode ser necessário realizar um tratamento com corticóides, nem antibióticos e esteróides simultaneamente. Duração do tratamento -varia de 4 a 8 semanas.

A micose do couro cabeludo é uma infecção causada principalmente por fungos das classes Trichophyton e Microsporum. Trata-se de uma condição contagiosa, com transmissão por compartilhamento de objetos pessoais como boné, pente, toalhas, travesseiros, dentre outros.

Tratamento para mofo no cabelo com shampoo

  1. Aplique o shampoo de limpeza na cabeça.
  2. Massageie, gentilmente, com a ponta dos dedos e sem usar as unhas.
  3. Enxágue bem, até retirar todos os resíduos.
  4. Condicione o comprimento dos fios para hidratá-los.

Shampoo para couro cabeludo sensível: 4 melhores produtos

  1. Kérastase Spécifique Bain Riche Dermo-Calm. ...
  2. Loreal Professionnel S.O.S Calm Shampoo da Revlon. ...
  3. PH5 Eucerin. ...
  4. Wella SP Balance Scalp Shampoo. ...
  5. Não utilize secadores e chapinhas frequentemente!

Tricodinia e a dor no couro cabeludo
A dor e sensibilidade no couro cabeludo podem ser sintomas de um desconforto com nome, a tricodinia: uma inflamação no couro cabeludo que, em casos mais graves, pode causar queda de cabelo aguda e até calvície.

Os cabelos ficam ralos e, progressivamente, o couro cabeludo mais aberto. Nas mulheres, a região central é mais acometida, pode haver associação com irregularidade menstrual, acne, obesidade e aumento de pelos no corpo. Porém, em geral, são sintomas discretos.