Quais são as três dimensões da didática?

Perguntado por: lflores . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

Para a autora, a Didática Fundamental tem uma concepção multidimensional e contextualizada com a realidade que considera as dimensões humanas, técnica e político-social do processo de ensino-aprendizagem.

Segundo Libâneo (1993) os elementos da didática, são: Objetivos e conteúdos; os métodos de ensino; avaliação; a aula como forma de organização do ensino; planejamento escolar; relação professor aluno.

A didática geral estuda todos os princípios que são comuns entre todos os tipos de ensino e para qualquer tipo de aluno. A didática especial, por outro lado, analisa as problemáticas específicas do ensino que cada disciplina pode apresentar, assim como possíveis meios para resolvê-los.

A base deste processo fundamenta-se em quatro pilares educacionais: Raciocínio Lógico, Inteligência matemática, Criatividade e Aprendizagem.

O autor explica qual a função do regimento escolar e as dimensões do projeto político-pedagógico (PPP), sendo elas: dimensão pedagógica, dimensão infraestrutural e dimensão administrativa. Explicita, também, os elementos do PPP: proposta pedagógica da escola, quadros administrativos e mapa da gestão.

CONCEITO DE DIDÁTICA
Didática consiste na análise e desenvolvimento de técnicas e métodos que podem ser utilizados para ensinar determinado conteúdo para um indivíduo ou um grupo. A didática faz parte da ciência pedagógica, sendo responsável por estudar os processos de aprendizagem e ensino.

Candau (2012, p. 14) afirma que “o objeto de estudo da didática é o processo de ensino-aprendizagem. Toda proposta didática está impregnada, implícita ou explicitamente, de uma concepção do processo de ensino-aprendizagem”.

A partir das quatro dimensões da educação (caráter, competências, habilidades e meta cognição). Essa obra tem como objetivo refletir a aprendizagem e o currículo escolar de maneira prática. Esse livro mostra que essas dimensões são essenciais para atingir uma educação completa e verdadeira.

A dimensão pedagógica é a que incorpora ao trabalho os aspectos teóricos e filosóficos, alinhando-os e articulando-os com foco na sua finalidade especifica, ou seja, na produção do conhecimento. É a que promove a fluidez, aponta a direção e dissipa as tensões relativas à especificidade do trabalho em educação.

A construção e análise dos dados se deu a partir dos RGA, em suas múltiplas dimensões de aprendizagem, a saber: ação, comportamento e progressão; atitudes e valores; conhecimento e compreensão; habilidades; prazer, inspiração e criatividade.

Dessa maneira, são apresentados quatro princípios didático- pedagógicos, são eles: inclusão, diversidade, complexidade e adequação ao aluno.

Jan Amos Komenský

O artigo fará uma exposição dos ideais educacionais de Jan Amos Komenský, teólogo, filósofo e educador, que viveu no século XVII, e que se tornou conhecido como o “Pai da Didática Moderna”, através de sua grande obra “Didática Magna”.

A Didática Freiriana é uma provocação epistêmico-metodológica para que os educadores assumam uma postura pedagógica libertadora e dinamizadora dos ambientes educativos, tomando essa metodologia como referência para sua práxis.

Entretanto, nesta pesquisa serão discutidas somente três dessas muitas abordagens já apresentadas rapidamente no capítulo anterior: o social, o afetivo e o cognitivo. Pode-se afirmar que há um interesse crescente em se estudar a sala de aula como um lugar de construção de conhecimentos.