Quais são as três civilizações?

Perguntado por: aresende . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

As civilizações inca, asteca e maia foram as mais desenvolvidas das Américas, do ponto de vista material.

Na civilização oriental, os povos mais estudados e que tiveram maior impacto na sociedade são os egípcios, mesopotâmicos, hebreus, fenícios e persas. Já na civilização ocidental, os destaques são para gregos e romanos. Mas, vale destacar que esses não eram os únicos povoados que compunham civilizações antigas.

Povos originários: Maias
O surgimento e o desenvolvimento cultural dos maias estenderam-se aproximadamente de 250 até 900 d.C. Percebem que foi antes a criação de Tenochtitlán (1325), ou seja, antes da ascensão dos astecas? E isso mesmo, os maias se desenvolveram em um período anterior aos astecas.

As primeiras grandes civilizações conhecidas foram as originárias na Antiguidade Oriental: mesopotâmicos, egípcios, fenícios, persas e hebreus.

Os astecas e os maias desenvolveram seus respectivos centros urbanos na região conhecida como Mesoamérica, situada na América Central, entre o sul do México e a Guatemala. Já a civilização inca estabeleceu-se ao longo da linha dos Andes, na América do Sul, região que compreende os atuais Chile, Equador e Peru.

Quando os conquistadores espanhóis zarparam para a América Central, em 1517, seu objetivo era derrotar a civilização maia, que dominava a região.

Os maias foram um povo pré-colombiano que habitou a região da Mesoamérica (atual México, Guatemala, Belize, etc.). Tiveram seu auge durante o período de 250 d.C. a 900 d.C, conhecido como Período Clássico. Os maias são conhecidos por terem tido uma das mais sofisticadas civilizações pré-colombianas.

Arqueólogos especulam que guerras ou o esgotamento das terras cultiváveis levou a civilização a um rápido declínio a partir do ano 900. No início do século 16, quando os espanhóis desbravaram a América, os maias encontrados eram simples agricultores que apenas praticavam rituais religiosos de seus ancestrais.

Portanto podemos chamar a primeira civilização conhecida de Suméria e localizá-la no sul da Mesopotâmia, atual Iraque. Essa afirmação provêm de estudos e pesquisas que provam que a civilização suméria era composta por diversas cidades e possivelmente Uruk era a maior delas, mas todas eram bastante desenvolvidas.

Civilização das Conchas
Eles ocuparam do Espírito Santo ao Rio Grande do Sul entre 6 mil e mil anos atrás, e ficaram conhecidos pelas edificações que erguiam para sepultar seus mortos: os sambaquis.

Ilha de Páscoa (Rapa Nui)
A Ilha de Páscoa já abrigou uma antiga civilização, que criou o moai, figuras humanas monolíticas, entre os anos 1250 e 1500 EC. Algum tempo após sua criação, essa civilização entrou em colapso e desapareceu.

Na mitologia maia, Tepeu e Gucumatz (o Quetzalcoatl dos astecas) são referidos como os criadores, os fabricantes, e os antepassados. Eram dois dos primeiros seres a existir e se diz que foram tão sábios como antigos.

Francisco de Montejo e seu filho, Francisco de Montejo, o Jovem, lançaram uma longa série de campanhas contra os Estados da península de Iucatã em 1527 e finalmente completaram a conquista da porção norte da península em 1546.

Os incas, assim como havia acontecido com os astecas, tiveram sua decadência precipitada com a chegada dos espanhóis. Quando os espanhóis chegaram às terras dos incas, encontraram o império dividido entre os dois filhos de Huayna Capac, o último Sapa Inca, que havia morrido por volta de 1525 ou 1527.

Para Samuel P. Huntington, a humanidade poderia ser dividida em oito civilizações, a saber: Civilização sínica ou chinesa; Civilização nipônica ou japonesa; Civilização hindu; Civilização islâmica, muçulmana ou árabe; Civilização ocidental; Civilização ortodoxa e Civilização subsaariana.

Mesopotâmia

Embora a civilização da Mesopotâmia seja considerada a mais antiga da história do mundo, alguns pesquisadores acreditam que o aborígene australiano é a civilização mais antiga do mundo. Os aborígines podem ser rastreados até 75.000 anos atrás, mas se tornaram um grupo geneticamente distinto cerca de 50.000 anos atrás.