Quais são as três células Fagocitarias?

Perguntado por: lrosa . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Em mamíferos, as principais células fagocitárias são o macrófago, a célula dendrítica e o neutrófilo.

Nos vertebrados, são encontradas células que realizam a função de fagocitar micro-organismos invasores, atuando ativamente na defesa do nosso organismo e combatendo infecções.

O macrófago é uma célula derivada do monócito, um tipo de leucócito circulante formado na medula hematopoiética. Os monócitos saem do sangue atravessando a parede dos vasos sanguíneos e se estabelecem no tecido conjuntivo, onde se transformam em macrófagos.

Existem três tipos de endocitose: Fagocitose: absorção de partículas insolúveis; Pinocitose: absorção de líquidos ou moléculas dissolvidas; Endocitose mediada por receptor: tipo de pinocitose no qual a molécula a ser absorvida liga-se primeiramente a proteínas receptoras na membrana.

A fagocitose é um processo de absorção celular em que ocorre a ingestão de grandes partículas insolúveis, micro-organismos ou fragmentos celulares.

O processo de fagocitose é realizado por células que podem se movimentar como as amebas, macrófagos e neutrófilos. No caso das amebas, a fagocitose está relacionada com a alimentação. Os macrófagos e neutrófilos fagocitam vírus, bactérias e corpos estranhos, atuando na defesa do organismo.

Neutrófilos, monócitos (que se diferenciam em macrófagos) e eosinófilos são os três tipos de fagócitos que fazem parte de uma classe de componentes do sangue chamada: a) anticorpos.

Entre as células tradicionais que apresentam antígenos estão os MACRÓFAGOS, CÉLULAS DENDRÍTICAS, CÉLULAS DE LANGERHANS e LINFÓCITOS B.

Células fagocitárias têm uma variedade de receptores em suas membranas através dos quais agentes infecciosos se ligam às células. Eles incluem: 1. Receptores Fc – Bactérias com anticorpo IgG em sua superfície têm a região Fc exposta e esta parte da molécula de Ig se liga ao receptor nos fagócitos.

Os linfócitos T são sabidamente células com funções imunológicas de efetuação de respostas antivirais, seja através da produção de citocinas ou eliminando ativamente células infectadas. Alguns grupos foram então analisar as células T para verificar se elas seriam capazes de reconhecer os antígenos do SARS-CoV-2.

Os linfócitos T CD4 são específicos para a maioria das infecções oportunistas, como pneumonicistose, citomegalovírus e toxoplasmose. Na infecção pelo HIV há uma predileção por esta categoria. Os linfócitos T CD8 são citotóxicos, eliminando células infecciosas ou neoplásicas.

O macrófago é uma célula derivada do monócito. Quando os monócitos saem da corrente sanguínea e se estabelecem no tecido conjuntivo, se transformam nos chamados macrófagos. Linfócitos: os linfócitos são importantes leucócitos que podem ser divididos em linfócitos B e T.

Descrevendo um monócito podemos dizer que seu citoplasma é abundante e de coloração acinzentada, o núcleo tem a cromatina intermediária logo não se cora com intensidade. Pelo modo oposto um linfócito tem sua cromatina altamente densa com coloração forte, o citoplasma basofílico.

Linfócito grande: núcleo de forma irregular e citoplasma abundante. Os monócitos são os maiores leucócitos circulantes e têm citoplasma abundante. Umas das principais características deles é a presença de vacúolos citoplasmáticos, que geralmente não são visíveis nos linfócitos.

Fagocitose: Englobamento de partículas maiores e sólidas, como bactérias ou protozoários. Endocitose mediada: Funciona como a fagocitose, porém, as partículas ligam-se com proteínas receptoras específicas presentes na membrana plasmática. Pinocitose: Englobamento de partículas líquidas.

A exocitose é um processo realizado pela célula eucariótica em que ocorre a eliminação de substâncias por vesículas e que leva a modificações na membrana plasmática. A membrana plasmática é uma estrutura celular que está relacionada com o controle do que entra e do que sai da célula.

O transporte vesicular que conduz substâncias para o interior da célula é denominado de Endocitose, enquanto o transporte que as conduz ao exterior é denominado Exocitose.

Os neutrófilos são o tipo leucocitário mais abundante em circulação, constituem a primeira linha de reconhecimento e defesa contra agentes infecciosos no tecido, tradicionalmente iniciam uma inflamação aguda e são responsáveis por uma resposta imune pró-inflamatória eficaz.

a célula, na fagocitose, envolve e envia partículas sólidas ao seu exterior. Um exemplo bastante clássico desse processo ocorre em nosso sistema imunológico, quando os macrófagos (células de defesa) fagocitam os micro-organismos patogênicos (vírus, bactérias, etc.).

Os macrófagos têm como sua principal função realizar a fagocitose. Basicamente, o macrófago faz a fagocitose de células danificadas e velhas, assim como agentes estranhos e partículas inertes. Eles possuem funções diferentes de acordo com o local em que são encontrados e do nome que recebem.

A diferença entre eles está no fato de que os neutrófilos morrem por apoptose após a fagocitose. Os macrófagos, por sua vez, fagocitam e não destroem o antígeno até que o linfócito T auxiliar faça a ativação.