Quais são as três categorias de tecido conjuntivo?

Perguntado por: slopes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Os tecidos conjuntivos podem ser: Tecido sanguíneo. Tecido ósseo. Tecido cartilaginoso.

O tecido conjuntivo une tecidos e serve de conexão, preenchimento e sustentação. É caracterizado por uma grande variedade de células. Possui função de preenchimento, sustentação, defesa, armazenamento, transporte, entre outras.

Existem no corpo humano quatro tipos de tecido: o tecido epitelial, o tecido conjuntivo, o tecido muscular e o tecido nervoso. Cada um deles é formado por um agrupamento de células de formas e funções parecidas.

O tecido conjuntivo pode ser classificado de diversas maneiras, a depender das características de constituição de suas células. Pode ser classificado, portanto, como tecido conjuntivo propriamente dito (frouxo ou denso) e tecido conjuntivo de propriedades especiais, como o adiposo, o ósseo e o sanguíneo.

O tecido adiposo é um tipo especial de tecido conjuntivo que apresenta como característica mais marcante a presença de células especializadas no armazenamento de lipídios. Essas células são conhecidas como adipócitos ou células adiposas.

Tecido conjuntivo especializado: reticular, sangue, osso, cartilagem e tecido adiposo.

O tecido mucoso é o principal componente do cordão umbilical (Geleia de Wharton) mantendo a nutrição das células, e da polpa jovem dos dentes.

O tecido conjuntivo tem sua origem no folheto embrionário do mesordema que dá origem ao mesênquima.

Entre os tipos de tecido conjuntivo estão: tecido conjuntivo propriamente dito (frouxo e denso), tecido cartilaginoso, tecido conjuntivo ósseo, tecido conjuntivo adiposo e tecido conjuntivo sanguíneo.

As células presentes nos tecidos conjuntivos são: fibroblastos, macrófagos, mastócitos, plasmócitos, leucócitos, adipócitos, entre outras. Também, podem ser encontradas, no tecido conjuntivo, células mesenquimais.

Existem vários tipos de tecido conjuntivo, sendo os principais: o tecido cartilaginoso (encontrado na cartilagem), tecido ósseo (tecido que forma os ossos), tecido adiposo (responsável por armazenar gordura), tecido sanguíneo (sangue) e tecido conjuntivo propriamente dito (apresenta características típicas de um tecido ...

Os epitélios são constituídos por células geralmente poliédricas, justapostas, entre as quais se encontra pouca matriz extracelular. As células epiteliais se aderem firmemente umas as outras, formando camadas celulares contínuas que revestem a superfície externa e as cavidades do corpo.

As fibras que formam os tecidos podem ser artificiais, naturais ou sintéticas. As fibras naturais são aquelas que têm origem vegetal ou animal: algodão, lã, seda e linho. As fibras sintéticas são aquelas que secam rápido e não amassam (quase) nunca como o poliéster, a poliamida e o acrílico.

tecido epitelial

O tecido epitelial está presente na pele, que é considerado o maior e mais denso órgão do corpo humano.

O tecido sanguíneo é considerado um tipo especial de tecido conjuntivo em que células en- contram-se separadas por grande quantidade de matriz extracelular (plasma).