Quais são as três características fundamentais do ativo imobilizado?

Perguntado por: umata7 . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.8 / 5 6 votos

Para um bem ser enquadrado como imobilizado, ele precisa atender aos seguintes requisitos, conforme o CPC 27: Deve ser tangível; Deve ser destinado para uso de produção ou fornecimento de mercadorias e serviços, para aluguel a outros ou fins administrativos; e. Deve ser utilizado por mais de um período.

Suporte às operações: O ativo imobilizado é composto por bens duráveis e essenciais para as operações da empresa, como terrenos, edifícios, máquinas, equipamentos e veículos. Esses ativos são utilizados no processo produtivo, na prestação de serviços ou no suporte às atividades da empresa.

De acordo com o CPC 27, no item 7, para que um bem seja reconhecido como ativo imobilizado, deve-se atender às seguintes regras: “For provável que futuros benefícios econômicos associados ao item fluirão para a entidade; e. O custo do item puder ser mensurado confiavelmente.”

O ativo fixo é também chamado de ativo imobilizado, e consiste em algo que é utilizado para a atividade produtiva da empresa, como maquinário, veículos e imóveis. Ou seja: o ativo fixo nada mais é do que um dos bens que está incluso dentro da classificação de ativo permanente.

O custo de um item de imobilizado deve ser reconhecido como ativo se, e apenas se: (a) for provável que benefícios econômicos futuros ou potencial de serviços associados ao item fluirão para a entidade; e (b) o custo ou valor justo do item puder ser mensurado confiavelmente.

Conforme a lei, as contas do ativo serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez e o ativo imobilizado faz parte do grupo do ativo não circulante, assim como o ativo realizável a longo prazo, os investimentos e o intangível.

ALGUNS EXEMPLOS DE CONTAS DE ATIVO SÃO: ESTOQUES (DE PRODUTOS ACABADOS OU DE MATÉRIA- PRIMA), BENS COMO MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS E PRÉDIOS OU AINDA CONTAS DE ATIVOS FINANCEIROS, COMO INVESTIMENTOS OU DUPLICATAS A RECEBER.

O termo ativo imobilizado refere-se a um bem tangível (máquinas, equipamentos, móveis, etc) de longo prazo que uma empresa possui e usa em suas operações para gerar receita. A hipótese geral em relação aos ativos fixos é que eles devem ter uma vida útil de pelo menos um ano para gerar lucratividade.

Pode ser classificado como ativo tudo o que pode ser convertido em dinheiro de alguma forma. Por exemplo, o dinheiro em banco é um ativo, o estoque da empresa pode ser vendido e virar dinheiro, então é um ativo, o carro da empresa pode ser vendido e virar dinheiro, então é um ativo.

O ativo imobilizado é composto por todos os bens materiais necessários ao funcionamento de uma empresa. São itens essenciais à execução das atividades da empresa e são usados por diversos períodos. O ativo imobilizado representa capital investido, sendo, portanto essencial o controle e conservação.

Para serem considerados bens imobilizados, estes precisam ter a expectativa de ser utilizados por mais de um ano, pelo menos. Além disso, por estarem ligados à atividade-fim do negócio, estes bens devem ter a expectativa de agregar benefícios econômicos com seu uso.

Vários métodos de depreciação podem ser utilizados para apropriar de forma sistemática o valor depreciável de um ativo ao longo da sua vida útil. Tais métodos incluem o método da linha reta, o método dos saldos decrescentes e o método de unidades produzidas.

Existem cinco etapas a serem seguidas para fazer o controle do ativo, que são: Inventário; avaliação dos ativos; revisão das vidas úteis dos imobilizados; determinação das novas taxas de depreciação e, por último, Teste de Impairment.

A avaliação de bens do ativo imobilizado é feita a partir do cálculo entre o valor que é líquido contábil do bem e o valor presente no mercado, tendo como base o laudo técnico feito por peritos ou por alguma entidade especializada, de acordo com as determinações da Norma Brasileira de Contabilidade (NBC) T 19.6, para ...

Os ativos são os bens, como o dinheiro em caixa, móveis e imóveis, maquinários, estoque de mercadorias, e os direitos. Ou seja, as dívidas a receber, ambos que a empresa possui e que podem ser convertidos em meios monetários.

- A depreciação de bens do ativo imobilizado corresponde à diminuição do valor dos elementos nele classificáveis, resultante do desgaste pelo uso, ação da natureza ou obsolescência normal.

1. Tornar ou tornar-se imóvel, paralisar. 2. Consolidar.

III. A venda de bem do ativo imobilizado (portanto, após transcorrido prazo superior a 12 meses, contado da data de sua contabilização no ativo imobilizado) é hipótese de não incidência de imposto, e por consequência, não confere direito a crédito para o adquirente.

De acordo com o CPC 27/NBC TG 27, o resultado (ganho ou perda) com a baixa do ativo imobilizado deve ser reconhecido no resultado do período.

Para se definir o valor contábil de um ativo ou passivo, deve-se considerar o valor original de compra e subtrair o seu valor de depreciação, amortização ou exaustão acumulada.

Portanto, o custo de um bem do imobilizado é o preço pago ou equivalente na data da aquisição. Os encargos financeiros de empréstimos e financiamentos de terceiros para a construção ou montagem de bens do imobilizado devem ser capitalizados até o momento em que o bem estiver em condições de operação.