Quais são as três características do pensamento filosófico?

Perguntado por: ldamasio . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.1 / 5 10 votos

O conhecimento filosófico, desde a sua origem, é marcado por várias características, como a racionalidade, o questionamento, o uso de conceitos, a transmissão pelo diálogo, o desenvolvimento da reflexão crítica, entre outras.

A principal preocupação do conhecimento filosófico é questionar e encontrar respostas racionais para determinadas questões, mas não necessariamente comprovar algo. Neste sentido, pode-se afirmar que este modelo de conhecimento é crítico e especulativo.

Tipos de Pensamentos Filosóficos
Epistemologia – estudar a natureza, origem e escopo do conhecimento e crenças … o que significa saber algo? Ética – estabelecer regras de comportamento … como se deve viver e com que base tomar decisões? Lógica – estudar sistemas de regras válidas de inferência …

As principais características da filosofia moderna estão pautadas nos seguintes conceitos: Antropocentrismo e Humanismo. Cientificismo. Valorização da natureza.

A Filosofia Moderna caracteriza-se, principalmente, por uma guinada ao Humanismo, iniciada no Renascentismo, e pela valorização incondicional à razão trazida à luz pelo ceticismo e pela descoberta de que o ser humano independe de instâncias racionais metafísicas, como Deus, para descobrir o seu intelecto.

Lógica e razão são dois elementos fundamentais para a construção do pensamento filosófico. Na prática, isso quer dizer que lógica e razão são determinantes para criação de reflexões sobre a realidade social, existência humana e demais fenômenos naturais.

A Estrutura de Pensamento é formada pelo conjunto de tópicos que são identificados na historicidade do partilhante. Na filosofia clínica temos 30 tópicos, qualquer pensamento, sentimento, acontecimento, crença, valor, qualquer coisa que apareça na historicidade do partilhante poderá ser catalogada em um tópico.

Apesar dos métodos filosóficos oscilarem na sua forma de conhecer o objeto em questão, existe traços comuns a todos: é reflexivo, crítico, descritivo e interpretativo.

A filosofia surge entre os gregos como impulso, necessidade de explicar e compreender o mundo mediante justificativas e verdades racionais, que podem ser de alguma forma, provadas. Não é possível definir apenas um fator histórico ou social para explicar o surgimento da filosofia.

Principal característica: busca pela sistematização dos conhecimentos relacionados a, principalmente, Antropologia e Cosmologia. Os filósofos deste período valorizaram as ciências e os critérios da verdade. A lógica, principalmente em Aristóteles, é o centro do pensamento filosófico.

5 principais correntes filosóficas para inserir na redação!

  1. Teoria Clássica: o pensamento grego. ...
  2. Filosofia medieval: fé e sociedade. ...
  3. Racionalismo diante à realidade das coisas. ...
  4. Empirismo: a revelação da verdade por meio dos sentidos. ...
  5. Existencialismo: a relação do ser com o existir.

O conhecimento filosófico é um conhecimento fundamentado na lógica e na construção ou definição de conceitos. É um conhecimento metódico que tem como objetivo encontrar explicações válidas para os diversos problemas propostos.

Platão, Sócrates e Aristóteles, cada qual a seu modo, foram os três filósofos máximos da Grécia Antiga e, também, de toda a Humanidade, em todos os tempos.

O principal foco da filosofia é a busca pelo conhecimento e compreensão do mundo e da existência humana. Ela busca responder questões fundamentais sobre a natureza da realidade, a origem do conhecimento, a ética, a moral, a política, entre outros temas.

Tales de Mileto

Tales de Mileto é considerado o primeiro filósofo, o pai da filosofia. É dele a organização do primeiro movimento filosófico, a Escola de Mileto ou Escola Jônica.