Quais são as três características do manguezal?

Perguntado por: ajordao . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.2 / 5 9 votos

Características

  • O solo dos manguezais caracteriza-se por ser úmido, salgado, lodoso, pobre em oxigênio e muito rico em nutrientes. ...
  • Em virtude do solo salino e da deficiência de oxigênio, nos manguezais predominam os vegetais halófilos, em formações de vegetação litorânea ou em formações lodosas.

No manguezal podemos encontrar moluscos, crustáceos (camarões, caranguejos), peixes, aves (gaivotas, garças, urubus, flamingos, gaviões etc.), jacarés e mamíferos. Animais como os caranguejos e as ostras vivem sempre nos manguezais, enquanto que outros animais passam apenas uma fase da vida no mangue.

No Brasil ocorrem três gêneros de árvores obrigatórias: Rhizophora, o mangue-vermelho (com três espécies: Rhizophora mangle, Rhizophora racemosa e Rhizophora harrisonii); Avicennia, o mangue-preto ou mangue-siriúba (com duas espécies: Avicennia schaueriana e Avicennia germinans); e Laguncularia, o mangue-branco (com ...

Mangue ou mangal é uma formação vegetal de regiões alagadiças e ocorre apenas em regiões tropicais ou subtropicais no encontro entre o rio e o mar. É facilmente reconhecido pelas árvores com raízes expostas e solo lamacento.

As condições ideais de temperatura ao desenvolvimento dos manguezais se dão em temperaturas médias acima de 20 °C, com a média das temperaturas mínimas não inferiores a 15°C, e uma amplitude térmica anual menor que 5 °C (Herz, 1991).

racemosa, conhecida popularmente como mangue branco, são utilizados na medicina popular para combater disenteria e em casos de afta, febre e escorbuto. Apresenta folhas arredondadas com um pecíolo vermelho contendo duas glândulas circulares características e inflorescências terminais livres.

Manguezal é uma zona úmida, definida como “ecossistema costeiro, de transição entre os ambientes terrestre e marinho, característico de regiões tropicais e subtropicais, sujeito ao regime das marés” (SCHAEFFER-NOVELLI, Y.

Os Solos Indiscriminados de Mangues (SM) são solos halomórficos muito pouco desenvolvidos, lamacentos, escuros e com alto teor de sais provenientes da água do mar, formados em ambientes de mangues a partir de sedimentos flúvio-marinhas recentes misturados com detritos orgânicos, de natureza e granulometria variada, ...

O manguezal é um ecossistema costeiro que ocorre na transição entre a terra e o mar em regiões tropicais e subtropicais do mundo, ocupando ambientes inundados por marés, tais como: estuários, lagoas costeiras, baías e deltas.

Quanto à fauna, destacam-se as várias espécies de caranguejos, formando enormes populações nos fundos lodosos. Nos troncos submersos, vários animais filtradores, tais como as ostras, alimentam-se de partículas suspensas na água.

Peixes como sardinhas, garoupas, tainhas, manjubas, cavalos-marinhos e até tubarões também frequentam o mangue para reprodução e alimentação, e fazem parte deste cenário um dos maiores mamíferos brasileiros: o peixe- boi marinho e o curiosíssimo sagui, que andando em bandos, estes macaquinhos, opostos ao peixe-boi ...

- Raízes respiratórias, de aeração ou pneumatóforos: Essas raízes são muito comuns em plantas que vivem em manguezais, principalmente por realizar trocas gasosas com o meio ambiente.

Os manguezais localizam-se na faixa litorânea do Brasil, desde o Amapá até Santa Catarina, formando-se nos pontos onde há encontro das águas dos rios com as do oceano. Por isso, suas terras são alagadas e o solo é bastante rico em compostos orgânicos, trazidos pelos rios.

O mangue é um ecossistema particular, que se estabelece nas regiões tropicais de todo o globo. Origina-se a partir do encontro das águas doce e salgada, formando a água salobra. Este ambiente apresenta água com salinidade variável, sendo exclusivo das regiões costeiras.

Na costa brasileira as maiores extensões de manguezais são encontradas entre a desembocadura do rio Oiapoque e o Golfão Maranhense, originando uma barreira entre o mar, os campos alagados e a terra firme.

A água deve ser salobra (uma mistura da água doce do rio com a água salgada do mar), pois o manguezal se localiza onde um rio deságua no mar.