Quais são as três atividades fundamentais na aprendizagem socioemocional?

Perguntado por: ualves . Última atualização: 4 de maio de 2023
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consciência social; habilidades de relacionamento; tomada de decisão responsável.

Introdução. Em 1996, a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Ciência, Cultura e Educação) definiu os quatro pilares para a educação do século XXI: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. Nasceram assim as bases da educação socioemocional.

Quais as principais competências socioemocionais?

  • Empatia. A empatia, o ato de ser empático, é uma habilidade muito importante na sociedade e no mercado de trabalho. ...
  • Foco e responsabilidade. ...
  • Saber lidar com o estresse e a pressão. ...
  • Criatividade. ...
  • Resoluções de problemas mais rapidamente. ...
  • Se tornam ótimos líderes.

No combate ao bullying, as 5 competências socioemocionais, descritas anteriormente, devem ser trabalhadas: autoconsciência, autogestão, consciência social, habilidades de relacionamento e tomada de decisão responsável.

As habilidades socioemocionais se referem à capacidade de gerenciar as emoções, agindo de forma proporcional às exigências do meio e mantendo um bom relacionamento consigo e com os outros.

Administrar os pensamentos, que é a habilidade de compreender a formação de seus sentimentos e emoções e entender como eles impactam na vida e nas relações. Proteger as próprias emoções, causando menos acidentes e prevenindo transtornos emocionais com outras pessoas. Expor e não impor as ideias.

O que é educação socioemocional? Educação socioemocional é uma abordagem do currículo escolar com foco no desenvolvimento da capacidade do aluno de reconhecer e refletir sobre as próprias emoções, relacionar-se bem com os outros e exercitar a empatia.

Criação de histórias, shows de talentos, desenhos e oficinas específicas são práticas comuns. O desenvolvimento de ações voluntárias pode ajudar com as competências socioemocionais. Apresentações em grupos e outros tipos de atividades relacionadas às metodologias ativas de aprendizagem também são fundamentais.

Os cinco pilares da Inteligência Emocional

  • Conhecer as próprias emoções. Conhecer-se. ...
  • Controlar as emoções. O gerenciamento das emoções é feito a partir do conhecimento delas. ...
  • Automotivação. ...
  • Empatia. ...
  • Relacionar-se interpessoalmente.

No tocante a isso, o autor destaca os pilares que formam a Inteligência Emocional: autoconhecimento, gestão das emoções, empatia e sociabilidade. Esses quatro pilares estão interligados e são complementares.

Algumas delas são: autoconhecimento, resiliência, empatia, colaboração, entre outras tantas mais. E o mais importante, elas fazem parte do que a política nacional de educação, como a Base Nacional Comum Curricular, espera que o estudante desenvolva.

Poderíamos resumir o objetivo da educacional socioemocional da seguinte forma: Oferecer condições para que crianças e adolescentes tenham uma relação mais saudável e equilibrada com seu círculo social, e com capacidade de transformação de seus ambientes de convivência.

Dicas de práticas educativas para promover as habilidades socioemocionais na escola

  • Criação de um diário. ...
  • Atividades de artes. ...
  • Falar sobre a importância de controlar as emoções. ...
  • Delegar responsabilidades. ...
  • Celebrar as diversidades.

As competências socioemocionais (ou soft skills) dizem respeito a um padrão de respostas positivas e bastante funcionais que as pessoas podem desenvolver para diferentes situações do cotidiano. Momentos nos quais elas vão precisar se sobressair, mostrar o diferencial delas ou simplesmente interagir com os demais.

Competências socioemocionais do educador para combater violência escolar: empatia, comunicação, resolução pacífica de conflitos, resiliência, autocontrole emocional, relacionamentos saudáveis, diversidade, pensamento crítico e tomada de decisões éticas.

A UNESCO explica muito bem essa dicotomia, deixando claro o valor de ambas competências para a Educação. São os pilares “aprender a fazer” e “aprender a conhecer”, relacionados a habilidades cognitivas, e “aprender a ser” e “aprender a conviver”, referentes a habilidades socioemocionais.

Entre elas, as principais são: criatividade, espírito inovador e colaborativo, estar aberto a novas ideias e lidar com desafios”, conta Adams.

As principais habilidades sociais, são:

  • civilidade;
  • comunicação;
  • empatia;
  • enfrentamento;
  • positividade;
  • trabalho.