Quais são as tintas naturais?

Perguntado por: emello6 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 7 votos

Tintas naturais são aquelas extraídas de elementos da natureza. Elas podem ser feitas a partir de nozes, cascas, raízes, frutas, pétalas, aparas de madeira, folhas, partes de flores e plantas inteiras, insetos, terra, entre outros.

Alguns extratos de plantas, como camomila, henna e hibisco, servem como tintura de cabelo, realçam a cor e o brilho natural, podendo ser preparadas e aplicadas em casa, sendo muitas vezes, uma opção para mulheres grávidas e que não queiram se expor aos componentes químicos das tinturas convencionais.

Alguns exemplos de pigmentos naturais são o café, que produz a cor marrom, o açafrão, que produz a cor amarela, a beterraba, o urucum, a amora, a terra colorida, a cenoura, o repolho...

Só três ingredientes são necessários para fazer tinta em casa: água, cola branca líquida e um alimento colorido em pó. Confira a receita. Misture o açafrão e a água até formar uma pastinha. Em seguida, acrescente a cola branca e mexa bem.

Passo a passo
Coloque a ½ xícara de frutas num coador sobre uma tigela. As frutas devem estar frescas e o tipo de fruta por ser escolhida dependendo da cor que deseja para a tinta. Amasse as frutas no coador, utilizando a colher e retire o máximo de líquido possível. Depois adicione o vinagre ao suco e misture.

Açafrão, urucum, cacau, açaí, erva mate, beterraba, espinafre e hibisco são algumas das matéria-primas da Mancha para produzir tintas 100% orgânicas e sustentáveis.

Principais tintas: conheça 6 tipos e suas aplicações

  1. Tinta látex PVA. Feita à base de água, a tinta látex é uma das opções mais comuns e pode ser facilmente encontrada em qualquer loja do segmento. ...
  2. Tinta acrílica. ...
  3. Tinta epóxi. ...
  4. Tinta esmalte. ...
  5. Tinta superlavável. ...
  6. Verniz.

Modo de Fazer
Bater no liquidificador, com água, beterraba (para a cor vermelha), cenoura (para a cor amarela) e espinafre (para a cor verde). Espremer o líquido de cada um em um pano e depois coar. Guardar as tintas em vidros e tampar bem.

Tintura orgânica
Para ser considerado orgânico, um produto deve ter todas as características dos naturais. Além disso, são proibidos os ingredientes que foram cultivados com o uso de agrotóxicos, adubos e fertilizantes sintéticos.

As tintas utilizadas nas pinturas pelos povos indígenas são produzidas a partir de frutos, como é o caso do fruto do urucuzeiro (uru- cum) e do fruto do jenipapeiro (jenipapo) e de outros elementos naturais como o carvão, a argila, e outros.

Afinal, o que é tintura de cabelo vegana? Para começar, você não precisa ser vegana para usar esse tipo de produto para cabelos. Sabendo disso, a tintura vegana não contém ingredientes de origem animal e nem mesmo testa seus produtos em animais.

Principais corantes naturais utilizados pela indústria

  • Urucum. O famoso corante de cor avermelhada já era utilizado no Brasil há séculos pelos indígenas. ...
  • Cúrcuma. A cúrcuma possui cores que vão do amarelo ao laranja-avermelhado. ...
  • Clorofila. ...
  • Betalaínas. ...
  • Antocianinas. ...
  • Carmim de cochonilha.

Tinta de pétala de flor
Colete pétalas de suas flores favoritas e esmague-as em uma jarra de geleia. Cubra as pétalas com água fervente, mas apenas o suficiente para cobri-las. Deixe essa mistura repousar durante a noite para que a cor possa sair das pétalas.

Os pigmentos orgânicos na sua maioria são produzidos via o petróleo e o carvão de hulha: ftalocianinas, quinacridonas, dioxazinas, azoicos, hansa, entre outros. Esses pigmentos serão comentados mais adiante.

5 ou mais colheres de Café Solúvel Utam misturadas a 200 ml de água quente. Após juntar o pó de café com a água, espere esfriar, adicione a tinta branca e misture bem. para passar a tinta de café na parede. Se desejar, faça camadas.

Azul e roxo
Para fazer corante roxo, pique as folhas do repolho, uma medida de de uma xícara, mais ou menos, e cozinhe com uma xícara de água, até obter um tom de roxo forte. Para obter corante azul, adicione um pouquinho de bicarbonato de sódio à água do repolho aos poucos até atingir o azul desejado.

Preparação

  1. Separar a gema do ovo da clara.
  2. Furar a película vitelina e escoar somente o que está no interior.
  3. Juntar algumas gotas de água destilada.
  4. Finalmente fazer a mistura dos pigmentos com esta solução de aglutinante e solvente.
  5. Dar asas à imaginação e criatividade!