Quais são as terminologias da pressão arterial?

Perguntado por: lportela6 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

Esse é o conceito por trás da pressão arterial, medida sempre em duas partes: sistólica e diastólica. O valor sistólico corresponde à tensão no momento em que o órgão se contrai e, portanto, é superior ao diastólico. O valor obtido na diástole é mais baixo, pois se refere ao instante de relaxamento do músculo cardíaco.

Terminologia como: Eupneia, Dispneia, Ortopneia, Taquipneia, Bradipneia, Apneia, são frequentemente usadas nas anotações de enfermagem após verificação da respiração.

  • DADOS VITAIS.
  • PRESSÃO ARTERIAL(PA), TEMPERATURA.
  • CORPORAL(T), PULSO(P), FREQUÊNCIA.
  • RESPIRATÓRIA(FR) e SATURAÇÃO DE.

A pressão arterial considerada normal é a de 12 sistólica e 9 diastólica.Valores acima ou abaixo disso podem indicar problemas como hipertensão (pressão alta) e hipotensão (pressão baixa).

De acordo com os critérios internacionais estabelecidos, os valores de referência desejáveis da pressão arterial estão ao redor de 120 mmHg x 80 mmHg, ou 12 por 8. Considera-se que uma pessoa está com pressão baixa ou hipotensão arterial quando esses níveis são menores que 9 por 6.

SSVV significa Sinais Vitais.
São eles: a pressão arterial, o pulso, a temperatura corpórea e a respiração.

A hipertensão arterial (HTA) caracteriza-se por uma pressão sanguínea excessiva na parede das artérias, acima dos valores considerados normais, que ocorre de forma crónica.

Usamos “mmHg” para indicar quantos milímetros o mercúrio sobe no medidor do aparelho. Quando lhe dizem que sua pressão está “doze por oito”, por exemplo, significa a medida de 120x80 mmHg, onde 120 é a pressão nos vasos, quando o coração se contrai, e 80 é a pressão nos vasos, quando o coração relaxa.

Febre ou hipertermia: a partir de 37,8º C. Hiperpirexia: a partir de 41º C. Hipotermia: temperatura abaixo do normal.

A taxa de frequência respiratória (FR) mede a quantidade de respirações completas em um minuto.

PULSO – TERMINOLOGIA
Pulso normocárdico: Batimento cardíaco normal. Pulso rítmico: os intervalos entre os batimentos são iguais. Pulso arrítmico: os intervalos entre os batimentos são desiguais. Pulso dicrótico: dá impressão de dois batimentos.

Em resumo, atualmente, a dor é considerada um sinal vital, tão importante quanto os outros e deve sempre ser avaliada num ambiente clínico, para se empreender um tratamento ou conduta terapêutica.

0 ponto mais alto da pressão nas artérias é chamado de pressão sistólica. O ponto mais baixo, ou a pressao que está sempre presente sobre as paredes arteriais é chamada de pressão diastólica.

A sístole ventricular é responsável pela pressão arterial sistólica, que é a pressão máxima exercida nas paredes das artérias quando o coração está se contraindo. Por outro lado, a diástole é o período de relaxamento do músculo cardíaco.

Significado de diastólico
[Anatomia] Relativo à diástole (fase de relaxamento do músculo cardíaco).

Alguns especialistas definem como pressão arterial baixa aquela que apresenta números menores que 90 mm Hg (sistólica) ou 60 mm Hg (diastólica), ou seja, 9X6 (a desta que vos escreve já foi, certa vez, a 7x4, mas, ainda segundo profissionais de saúde, o impacto varia muito de pessoa para pessoa, de organismo para ...

A Sociedade Brasileira de Cardiologia classifica dessa forma os níveis da pressão arterial: Pressão normal: 100x60 mmHg à 129x84mmHg. Pressão normal limítrofe: 130x85 mmHg à 139x89 mmHg. Pressão alta: 140x90 mmHg ou maior.

Quando uma pessoa se move rapidamente de uma posição sentada para uma posição de pé, a pressão arterial nos vasos sanguíneos para o cérebro diminui, resultando em uma sensação temporária de vertigem ou desmaio. Isso é chamado hipotensão ortostática. Sintomas...