Quais são as teorias da personalidade?

Perguntado por: azaganelli . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.3 / 5 19 votos

O livro Teorias da personalidade também divide as teorias em algumas subdivisões: teorias cognitivas e da aprendizagem, teorias psicodinâmicas, teorias humanistas existenciais, teorias biológico-evolucionistas e teorias disposicionais.

As primeiras teorias da personalidade surgiram em um contexto clínico e com um fim muito prático: oferecer um fundamento teórico para os transtornos mentais e seu tratamento. As teorias posteriores, mesmo não tendo se originado em um contexto clínico, oferecem também novas possibilidades para a psicoterapia.

Id, ego e superego: esses são os três componentes da Teoria Estrutural, que representam, respectivamente, os impulsos, a racionalidade e o senso de moral.

O que é um temperamento humano?

  • Colérico;
  • Sanguíneo;
  • Fleumático;
  • Melancólico.

Os cinco traços amplos de personalidade descritos pela teoria são: extroversão, amabilidade, abertura, conscienciosidade e neuroticismo. As teorias de traços de personalidade há muito tentam definir exatamente quantos traços de personalidade existem.

Os cinco traços amplos de personalidade descritos pela teoria são a extroversão (também muitas vezes soletrada extraversão), a agradabilidade, a abertura, a conscienciosidade e neuroticismo.

De acordo com o indicador, existem 16 tipos de personalidade. Conheça cada um deles e as melhores carreiras para seguir.

Melanie Klein considera a experiência emocional como a base da vida psíquica, como o que lhe dá significado e que existe e acontece tanto no consciente como no inconsciente.

Sigmund desenvolveu a respeito da personalidade foi variando conforme seu desenvolvimento teórico avançou. Freud dizia, em linhas gerais, que a personalidade humana é o produto da luta entre nossos impulsos destrutivos e a busca pelo prazer, sem deixar de lado os limites sociais como as entidades reguladoras.

A personalidade é uma característica do ser humano que organiza os sistemas físicos, fisiológicos, psíquicos e morais de forma que, interligados, determinam a individualidade de cada ser.

Além da hereditariedade, as questões ambientais também exercem influência na formação e definição das nossas características. São duas forças atuando na formação da personalidade das pessoas. Nenhuma é predominante e ambas atuam em conjunto para que os traços de comportamento se manifestem”, conta Anjos.

Embora Lacan também tenha formulado conceitos como Real, Simbólico e Imaginário, objeto a, gozo, entre outros, ele considera como os quatro conceitos fundamentais da teoria psicanalítica os já propostos e demarcados por Freud: Inconsciente, Repetição, Transferência e Pulsão.

Primeiramente foi dividido em inconsciente, pré-consciente e consciente, o que posteriormente foi modificado e dividido em três elementos que unidos trabalham nas ações e reações, o Id, Ego e Superego.

Teoria psicanalítica. A psicanálise foi fundada por Sigmund Freud. Freud acreditava que as pessoas poderiam ser curadas tornando conscientes seus pensamentos e motivações inconscientes, obtendo assim "insight".

Estas personalidades podem ser de seis tipos: realista, investigativo, artístico, social, empreendedor e convencional. Segundo a teoria, sujeitos de um mesmo tipo respondem de maneira semelhante a muitas situações e problemas, e criam ambientes interpessoais característicos.

O The Telegraph publicou uma relação de quatro tipos distintos de personalidade com base em uma pesquisa feita pela Universidade Carlos III de Madrid, que concluiu que 90% das pessoas podem se encaixar em um desses grupos básicos: otimistas, pessimistas, confiantes e invejosos.

Como o Modelo Big Five surgiu
Ele baseou seu estudo na hipótese lexical e propôs um modelo de cinco fatores independentes sob os quais a personalidade poderia ser analisada. Os fatores de McDougall eram os seguintes: intelecto, caráter, temperamento, disposição e humor.