Quais são as tendências liberais?

Perguntado por: lmartins . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

As tendências pedagógicas liberais subdividem-se em: pedagogia liberal tradicional, pedagogia liberal renovada progressivista, pedagogia liberal renovada não diretiva e a pedagogia liberal tecnicista.

1) Tendências Liberais - Liberal não tem a ver com algo aberto ou democrático, mas com uma instigação da sociedade capitalista ou sociedade de classes, que sustenta a ideia de que o aluno deve ser preparado para papéis sociais de acordo com as suas aptidões, aprendendo a viver em harmonia com as normas desse tipo de ...

A liberal prioriza o acúmulo de conteúdo, o professor transmissor de conhecimento e o aluno passivo que apenas absorve informações para reproduzi-las. Enquanto que a progressista é crítica, o professor é mediador do processo de ensino aprendizagem e o aluno tem voz ativa para construir sua própria identidade.

Tendências pedagógicas liberais. Na pedagogia liberal, os indivíduos devem se adaptar aos valores e às normas da sociedade. O papel da escola, nesse formato, é preparar o aluno para que ele possa desempenhar papéis sociais.

Para Libâneo (2014), a tendência pedagógica progressista se manifesta em três tendências: a libertadora, a libertária e a crítico-social dos conteúdos.

Como metodologia embasadora, avalia-se os resultados das três principais tendências pedagógicas da história da educação brasileira: a tendência tradicional, a tendência escolanovista e a tendência tecnicista.

José Carlos Libâneo (2005) divide em duas correntes a pedagogia: a Pedagogia Liberal e a Pedagogia Progressista. Com isso, ele pretende abranger as principais formas de pensamento em relação aos métodos e formas de ensino.

As tendências pedagógicas são divididas em liberais e progressistas. A pedagogia liberal acredita que a escola tem a função de preparar os indivíduos para desempenhar papéis sociais, baseadas nas aptidões individuais.

Pedagogia Liberal Renovada Progressivista
Com isso, surgiram novas tendências pedagógicas. Também conhecida como Pragmatista, a Pedagogia Renovada Progressivista defende a ideia da autoaprendizagem. Basicamente, de que o aluno tem de aprender a aprender, ou seja, aprender fazendo.

Libâneo (2010) afirma que no âmbito escolar ocorre uma crise na função socializadora, uma vez que concorre com vários meios de socialização como a mídia, o consumo, o mercado cultural, os grupos de referência.

As Tendências Pedagógicas Liberais surgiram no século XIX, sob forte influência das ideias da Revolução Francesa (1789) de “liberdade, igualdade e fraternidade”. Receberam, também, contribuições do liberalismo no mundo ocidental e do sistema capitalista.

HÁ UMA VISÃO GERAL DAS MAIS COMUNS E VIGENTES TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS MAIS ATUAIS E SEUS PARADIGMAS: A TENDÊNCIA LIBERAL E A TENDÊNCIA PROGRESSISTA (LIBERTADORA, LIBERTÁRIA E CRÍTICA-SOCIAL) E PAULO FREIRE COM MEU PRINCIPAL PRECURSOR.

Libertadora trabalha com a problematização da experiência social,em grupos de discussão. Os conteúdos são extraídos do cotidiano do aluno. Libertaria trabalha com a vivência em grupo. Os conteúdos dão ênfase nas lutas sociais.

Convencionou-se denominar de “pedagogia libertadora” a concepção pedagógica cuja matriz remete às idéias de Paulo Freire. Sua inspiração filosófica se encontra no Personalismo cristão e na fenomenologia existencial.

Segundo Libâneo, utilizando como critério a posição que adotam em relação aos condicionantes sociopolíticos da escola, as tendências pedagógicas foram classificadas em liberais e progressistas, a saber que essa última dividi-se em: Libertadora, Libertária e Crítico-social dos conteúdos.

As tendências pedagógicas progressistas subdividem-se em: pedagogia progressista libertária, pedagogia progressista libertadora e pedagogia progressista crítico-social dos conteúdos.

O e-learning é uma das principais tendências pedagógicas para 2023. Trata-se da aprendizagem realizada por meio de plataformas digitais, dispensando a necessidade de o aluno estar em um ambiente físico.

Existem dois modelos: o liberal e o progressista. Enquanto o primeiro quer manter a sociedade do jeito que ela está, o segundo coloca a educação como ferramenta transformadora na nossa sociedade.

Uma das Tendências Progressistas, conhecida também como tendência crítica da educação, é a Tendência Progressista Libertadora, proposta por Paulo Freire que orienta práticas não-formais de educação.