Quais são as técnicas utilizadas para mediar um conflito?

Perguntado por: lsantana . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.7 / 5 7 votos

Principais técnicas para mediar um conflito:

  • Parafraseamento: consiste, basicamente, numa síntese do que as partes disseram. ...
  • Resumo: esse método assemelha-se muito com a anterior. ...
  • Caucus (sessões individuais): outra técnica de extrema valia.

A Mediação é uma forma de solução de conflitos na qual uma terceira pessoa, neutra e imparcial, facilita o diálogo entre as partes, para que elas construam, com autonomia e solidariedade, a melhor solução para o conflito. Em regra, é utilizada em conflitos multidimensionais ou complexos.

Como podemos configurar um processo de resolução de conflito construtivo ao lidar com o conflito no trabalho e em outras esferas? Conflitos podem ser resolvidos de diversas maneiras: negociação, mediação, arbitragem e o litigio.

A mediação é um processo voluntário que oferece àqueles que estão vivenciando uma situação de conflito a oportunidade e o espaço adequados para conseguir buscar uma solução que atenda a todos os envolvidos.

A mediação é regulamentada pela lei 13.140/2015 e consiste em uma forma alternativa de resolver conflitos, onde as próprias partes negociam para tentar um acordo. O grande diferencial desse método é a presença de um terceiro, que atua como um facilitador do diálogo.

Quem pode ser mediador? Pessoa com curso de nível superior, em qualquer área, reconhecido pelo MEC formado há mais de 02 (dois) anos; Ser certificado em curso de mediação judicial ministrado ou reconhecido pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.

A mediação é uma forma de solução de conflitos que conta com a atuação de um terceiro, independente e imparcial, chamado de mediador, o qual ajuda particulares em conflito a chegar a um acordo que seja satisfatório para ambas as partes.

A mediação e a conciliação podem ser judiciais ou extrajudiciais, já a arbitragem exclui a possibilidade da via judicial, mas o compromisso para aceitá-la pode ocorrer em juízo.

Regida pelos princípios da independência, da imparcialidade, da autonomia da vontade, da confidencialidade, da oralidade, da informalidade e da decisão informada, a mediação é dividida, para alguns doutrinadores, em cinco etapas: pré-mediação, investigação, “cáucus”, criação de opções e fechamento.

Acompanhe abaixo o nosso artigo de hoje.

  • Conciliação. Trata-se de um processo consensual, onde o conciliador, sempre em posição imparcial, orienta as partes de forma ativa para chegar a um acordo. ...
  • Mediação. Diferentemente da conciliação, o agente terceiro não tem participação ativa na mediação. ...
  • Autocomposição. ...
  • Arbitragem.

Autotutela, autodefesa e arbitragem são exemplos de métodos alternativos de solução de conflito.

Saiba quais são essas diferentes abordagens:

  • Mediação Tradicional ou facilitadora:
  • Mediação no âmbito judicial:
  • Mediação Avaliativa:
  • Mediação Transformativa:
  • Med-Arb.
  • Arb-Med.
  • E-mediation.

Ainda para MORAES (1999), algumas características da mediação que são às seguintes: privacidade, economia financeira e de tempo, oralidade, reaproximação das partes, autonomia das decisões e equilíbrio das relações entre as partes.

1.3.9 Princípios na Lei de Mediação
I - imparcialidade do mediador; II - isonomia entre as partes; III - oralidade; IV - informalidade; V - autonomia da vontade das partes; VI - busca do consenso; VII - confidencialidade; VIII - boa-fé.

Mediação de conflitos na lei
Isso significa dizer que acordos em coletivo feitos entre as partes – empregado, empregador, sindicatos –, desde que sejam vantajosos ao trabalhador e não lhe suprimam direitos, têm maior validade do que o que está disposto na lei.

O mediador deve ser objetivo para facilitar a organização do diálogo entre os mediados que normalmente, está tão confuso, leva a equívocos e a conclusões precipitadas, não os permitindo compreender a complexidade do conflito, do que está sendo dito e da importância desse momento para as suas vidas.

6 dicas de como lidar com conflitos na empresa

  1. 1 – Defina que tipo de comportamento é aceitável. ...
  2. 2 – Abrace o conflito. ...
  3. 3 – Não procure uma pessoa para culpar – procure por uma causa raiz. ...
  4. 4 – Veja o conflito como oportunidade. ...
  5. 5 – Crie espaço para o diálogo. ...
  6. 6 – Saiba ouvir, tenha empatia e seja imparcial.

Quando é recomendada a mediação de conflitos? Em suma, as partes de um conflito devem buscar resolver os problemas entre si ou da forma mais econômica e ágil antes de tomar outras medidas. Por isso, o momento ideal para realização da mediação de conflitos é logo no início do desacordo.

4 técnicas de gestão de conflitos que você precisa conhecer

  1. 1 – Colaborar para resolver os problemas. Colaborar é a técnica de gerenciamento de conflitos mais produtiva. ...
  2. 2 – Suavizar a situação. ...
  3. 3 – Atue como um mediador. ...
  4. 4 – Deixe claro que estão em um ambiente profissional.

A mediação tem como intuito, a partir do diálogo, de ampliar, construir e reconstruir entendimentos, conceitos e experiências para todos os envolvidos no processo da visita. Assim, mediar a relação do público com as exposições é um processo não somente de fala, mas principalmente de escuta.